Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Roda de conversa aborda possibilidades de intervenção e prevenção ao sofrimento psíquico

Publicado em: 12/09/2019

SÃO LUÍS – Na tarde de terça-feira, 10, no auditório da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Maranhão, ocorreu a roda de conversa “Sofrimento Psíquico e Comportamento Suicida: possibilidades de intervenção acadêmica”, promovida pelo Serviço de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida (SeproQV), em parceria com a Divisão de Atenção à Saúde do Estudante (Dase), Serviço de Apoio Psicopedagógico (SAPsi) e o Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA).

O evento foi direcionado aos docentes e técnicos administrativos da UFMA e contou com a participação dos psicólogos Cedric Tempel Nakasu, da Divisão de Atenção à Saúde; e Ana Carolina Silva Costa, do Núcleo de Psicologia Aplicada, que debateram diversas formas de identificar e ajudar universitários que estiverem diante de situações de sofrimento, depressão, ansiedade e tentativa de suicídio.

Cedric Nakasu comentou que a atividade teve o objetivo de conscientizar e sensibilizar professores e técnicos administrativos que possuem contato direto com os alunos. “Percebemos que alguns servidores têm tido muita dificuldade de lidar com alunos que apresentam esse tipo de quadro”, esclareceu.

Já Ana Carolina disse que o foco da atividade foi refletir sobre diversas formas de acolhimento e de como a Universidade pode se articular para identificar determinados casos de sofrimento psíquico. “A Universidade tem por principio dar suporte às diversas demandas sociais e de saúde da sociedade, ela não pode estar restrita aos seus próprios muros. A instituição precisa pensar formas de articulação diante das barreiras, desde o funcionamento da lógica universitária até a realidade social”, pontuou.

Allyne Virginya de Queiróz Lima, coordenadora e psicóloga do SeproQV, reforça que a atividade foi pensada no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que é comemorado no dia 10 de setembro, e também em alusão à campanha do Setembro Amarelo, que tem por objetivo divulgar em todo país formas de prevenção do suicídio, bem como informar a respeito das maneiras de proporcionar ajuda. 

Cedric ainda informou que, no dia 24 de setembro, no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI) Sérgio Ferreti, localizado no prédio CEB Velho, ocorrerá o 1º Encontro UFMA sobre Educação, Prevenção e Pósvenção ao Suicídio e será destinada a toda a comunidade acadêmica. A programação será divulgada em breve pelo SAPsi. Para mais informações, consulte o Instagram do serviço.

Saiba mais

A Universidade Federal do Maranhão disponibiliza vários serviços no tratamento da saúde mental de seus servidores, discentes e comunidade em geral, confira abaixo:

- Clínica Escola de Psicologia, vinculada ao Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA):  disponibiliza tratamento terapêutico infantil e adulto. Destina-se a discentes, servidores e comunidade em geral. Abre vagas a cada semestre. Telefone: (98) 3272-8342.

- Serviço de Apoio Psicopedagógico (SAPsi):  Funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para agendar um atendimento, o estudante deve se direcionar à sala do SAPsi, localizada no CEB Velho. Telefone (98) 3272-8669.

- Serviço de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida (SeproQV): presta atendimento voltado a servidores. Telefones: (98) 3272-8817 / (98) 3272-8818. E-mail: dqv@ufma.com.br

- Plantão Psicológico da Uniti (Universidade Integrada da Terceira Idade): Atendimento às quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 11h30. Voltado para alunos, servidores e comunidade em geral. Atendimento por ordem de chegada. Telefone: (98) 3272-8615.

RODA DE CONVERSA - PREVENÇÃO AO SUICIDIO

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Luiz Gabriel Bastos
Revisão: Jáder Cavalcante
Fotos: Matheus Werneck
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Allan Potter
Última alteração em: 12/09/2019 15:59

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

21/10/2020

12:32

Alunos de Oceanografia realizam visita técnica e de aprendizagem ao Navio Ciências do Mar II SÃO LUÍS - Estudantes de Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão realizaram, na manhã sábado, 17, uma visita técnica ao...

21/10/2020

11:28

UFMA 54 anos: Instituição amplia ensino superior com mais câmpus no interior do Maranhão SÃO LUÍS – Exatamente hoje, 21 de outubro, a Universidade Federal do Maranhão completa 54 anos de história. Em comemoração...

21/10/2020

09:35

DCom TV: UFMA completa 54 anos SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão chega aos seus 54 anos em 2020. E é nesse sentido que...

21/10/2020

08:37

DCom TV: Homenagem do reitor aos 54 anos da UFMA SÃO LUÍS - O reitor Natalino Salgado deixa sua mensagem aos 54 anos da UFMA, e parabeniza a todos que...

20/10/2020

15:28

Nota Informativa N°01/2020 - PROGEP NOTA INFORMATIVA N°01/2020-PROGEP   Ref: Edital n°52/2020-PROGEP   A PRÓ-REITORA DE GESTÃO DE PESSOAS da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informa a todos os...
Fim do conteúdo da sessão