Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Minicurso aborda a economia da confiança como fenômeno que afeta o mercado de comunicação

Publicado em: 30/08/2019

SÃO LUÍS – O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Tecnologia e Economia (ETC) do Departamento de Comunicação Social da UFMA, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, promoveu, na manhã desta sexta-feira, 30, o minicurso “Mudanças e Perspectivas Profissionais na Comunicação: Incursões com Base na Economia da Confiança”. Realizado no Anfiteatro do Centro de Ciências Sociais (CCSo), o encontrou apresentou os resultados da pesquisa feita pelo grupo na área, considerando a economia da confiança como um fenômeno que afeta o campo da comunicação.

Para explicar o que é economia da confiança, o professor Ramon Bezerra, do Departamento de Comunicação Social e coordenador do ETC, usou como exemplo uma pessoa que tem um carro e o utiliza durante três dias na semana e, nos outros quatro dias, aluga o veículo por meio de um aplicativo para uma pessoa completamente desconhecida, como uma forma de vinculação social que vai além do contato on-line.

“A economia da confiança é um processo de produção, circulação e consumo de bens e serviços baseado nas tecnologias digitais de comunicação, envolvendo sempre as dimensões on-line e off-line. Não é essa coisa de a pessoa só consumir por meio da internet, mas são experiências que se têm por meio de um aplicativo, de um site, e que têm uma concretização no mundo real”, explicou o docente.

Um outro exemplo dado pelo professor é a profissão de cool hunter, cujo trabalho seria de antever aquilo que se tornará tendência em determinada área e apresentá-la à empresa. Dessa forma, profissões já existentes na área de comunicação passam a se ressignificar e dão origem a outras que não precisam, necessariamente, de uma formação.

Ao longo da pesquisa, nós percebemos como estavam surgindo várias outras profissões, e como elas têm relação muito íntima com a comunicação. Algumas profissões como a de cool hunter, por exemplo, têm suas raízes no marketing, porém muitas não têm uma formação específica. Existem alguns cursos ou especializações, mas nada muito direcionado, por serem profissões novas”, enfatizou.

A pesquisa — que teve início em 2017 e será finalizada em setembro deste ano — teve por objetivo inicial identificar como a economia da confiança, trabalhando como a perspectiva de como a comunicação funciona a partir do acesso a produtos e serviços. O trabalho levou os pesquisadores a notarem a emergência dessas profissões em uma perspectiva ampliada da comunicação.

OFICINA GRUPO DE PESQUISA ETC

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Tatiane Raquel
Última alteração em: 30/08/2019 22:42

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2021

00:00

Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no 1º semestre de 2021 começam dia 19, exclusivamente de forma on-line A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre...

05/04/2021

00:00

Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão...

04/01/2021

20:00

Segunda do Português: "Tão pouco" e "Pornografia" 1. Pornografia No exemplo abaixo, destacamos uma infração muito comum cometida com a palavra “pornografia”. Observe:                 D. Francisca, seu filho foi...

04/01/2021

08:25

A UFMA QUE A GENTE FAZ SÃO LUÍS - Acompanhe os detalhes das principais atividades e ações realizadas pela instituição durante a última semana de 2020,...

31/12/2020

13:58

Portal da UFMA estará de cara nova logo no primeiro dia do ano de 2021 SÃO LUÍS - Com a chegada de um novo ano, novos planos, novos objetivos, novas ideias e novos planejamentos vão...
Fim do conteúdo da sessão