Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Município de Guimarães lota ginásio na colação de grau dos cursos de História e Letras-Inglês do Proeb

Publicado em: 22/07/2019

GUIMARÃES - A solenidade de colação de Grau é um momento de grande emoção para os formandos e familiares, porque é a realização da etapa de um sonho: conseguir o diploma de nível superior. Na última sexta-feira, 19, entre os 76 formandos em Guimarães, a emoção foi dobrada para mãe e filho, que ergueram juntos as suas primeiras diplomações na Colação de Grau do Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica (Proeb) da UFMA.

“É uma grande alegria, com 46 anos, dividir a realização desse sonho com meu filho e, ainda, por estarmos seguindo os passos da família, pois, todos são professores — esposo e irmãos”, disse, emocionada, a graduanda em Licenciatura em História Assunção Lopes.

Na sala de aula, Roberth Muller compreendia o olhar de repreensão da mãe [Assunção] pela sua desatenção nas aulas. “Levei aqueles puxões de orelhas da minha mãe pelas brincadeiras na turma, por procrastinar na entrega das atividades, mas foi essa aproximação que nos uniu e nos trouxe para este momento de grande alegria. Essa realização é ainda mais especial, porque meu pai, professor por vocação, nunca teve a oportunidade de concluir a licenciatura em Matemática”, recordou, com carinho, Muller.

76 novos licenciados em História e Letras-Inglês

Os cidadãos vimarenses lotaram o ginásio poliesportivo Rubem Teixeira Goulart para prestigiar os 76 licenciados da noite: 41 graduandos do curso de História e 35 de Letras-Inglês.

“Estamos cumprindo a missão da UFMA na formação de professores, capacitando-os para lecionar na região, com o objetivo de melhorar os indicadores da educação do estado e, ainda, contribuir com a qualificação pessoal e profissional de cada um”, frisou a reitora Nair Portela.

Para o prefeito de Guimarães, Osvaldo Luís Gomes, a sociedade só poderá ser transformada, de fato, por meio da difusão do conhecimento.

“Esses novos professores possibilitarão que o saber chegue com qualidade a todo o município, e isso é sinal de desenvolvimento. Guimarães detém os melhores índices do estado no quesito educação básica, e esses novos profissionais somarão para atingirmos resultados ainda melhores para o Maranhão”, ressaltou.

Colação de Grau em Guimarães do Proeb - 19/08/2019

A relevância em formar professores na região

Por meio de convênios com prefeituras de municípios do estado, a UFMA oferece cursos por meio de programas destinados à formação de professores da educação básica, atuantes na rede de ensino pública dos municípios.

Sobre os convênios, a reitora Nair Portela reitera a importância de parcerias com os municípios. “É uma grande festa na cidade a formação dos estudantes. Por isso queremos cumprimentar o prefeito e a Secretaria de Educação pela formação do convênio e contribuição com a UFMA para a realização desses cursos, pois é imprescindível a parceria no auxílio com a infraestrutura do município para formar esses profissionais”, frisou.

Segundo a coordenadora geral de Ações especiais da UFMA, Helianane Rocha, para os alunos é um grande sonho realizar essa qualificação.

“É um grande ganho buscar a melhoria da educação básica no estado, principalmente, no município de Guimarães, e, para a UFMA, é o cumprimento da sua função social enquanto universidade pública, gratuita e de qualidade, neste momento de incertezas de garantias das instituições de ensino superiores públicas”, disse.

A graduada em Letras – Inglês Nilma Ramos revelou que, por conta da oportunidade concedida por meio do Proeb, pôde realizar um grande sonho. “É um momento ímpar, não somente para mim, como também, para meus familiares, que estiveram ao meu lado nos momentos mais difíceis durante os quatro anos do curso. Hoje, percebo em seus olhares que todas as dificuldades vividas não se comparam ao sentimento de dever cumprido, orgulho e sonho realizado que sinto neste momento”, finalizou.

O PROEB, segundo Helianane, visa formar professores para a educação básica com graduação plena na habilitação escolhida entre as oferecidas com competência técnica e intelectual, consciência profissional e política, criatividade e responsabilidade.

Para homenagear os estudantes que se destacaram ao longo dos quatro anos dos cursos, a Coordenação do Proeb entregou diplomas de mérito acadêmico a três formandos de cada licenciatura.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Guimarães - MA
Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 22/07/2019 18:36

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

10/07/2020

19:00

DCOM RÁDIO - Educação e informação mediadas pela biblioteconomia, com Cenidalva Teixeira SÃO LUÍS - Educação e informação mediadas pela biblioteconomia em tempos de infodemia e pandemia A professora Dra. Cenidalva Teixeira,...

10/07/2020

17:50

Crianças internadas no HU-UFMA recebem reforço escolar mesmo em período de pandemia da covid-19 SÃO LUÍS - Uma internação influencia bastante na vida escolar de uma criança. A rotina de estudos é substituída por...

10/07/2020

17:10

"Educação, Tecnologia e performances na aprendizagem" será palestra do Webinário NEEC SÃO LUÍS – O “Webinário NEEC - Estudos em Estratégias de Comunicação”, que ocorrerá entre 13 e 17 de julho,...

10/07/2020

17:00

Docente de Biblioteconomia e Diretora de Bibliotecas da UFMA é aprovada para professora titular SÃO LUÍS - Natural de Coroatá-MA, Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira veio para São Luís aos 17 anos de idade,...

10/07/2020

13:02

DCom TV: Série especial "Por dentro do Portal". SÃO LUÍS - Já está no ar o primeiro episódio de nossa série especial referente ao portal "EaD para você"....
Fim do conteúdo da sessão