Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Consulta Prévia para escolha do novo reitor e vice-reitor será nessa quarta, 26

Publicado em: 24/06/2019

SÃO LUÍS - Nessa quarta-feira, 26, aproximadamente 30 mil votantes vão às urnas participar da consulta prévia para escolha do novo reitor e vice-reitor que estarão à frente da UFMA no quadriênio 2019-2023. Para esclarecer a comunidade acadêmica sobre o processo de votação, a Assessoria de Comunicação da UFMA conversou com a Presidente da Comissão Coordenadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária, Elisa Lago.

Antes da entrevista, a presidente frisou que os candidatos são independentes e que não compõem nenhuma chapa, ou seja, a comunidade acadêmica deverá votar em dois nomes, um para reitor e o outro para vice-reitor.

Ascom – Presidente, quem está apto a participar?

Elisa Lago – Estão aptos a participar os servidores ativos,  técnicos administrativos, docentes — inclusive os afastados—, professores visitantes e substitutos, discentes de graduação, de pós-graduação (mestrado e doutorado), do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO), do Programa de Educação a Distância (EAD) e do Colégio Universitário (maiores de 16 anos).

Confira a lista dos votantes aptos a participarem da consulta prévia.

 

Ascom – Qual a porcentagem de votos entre docentes, técnicos e discentes?

Eisa Lago – Na forma da legislação pertinente, à categoria docente será atribuído o peso de 70% dos votos válidos (úteis mais brancos) e às categorias discente e técnico-administrativo, 15% cada uma.

 

Ascom – Quais serão os horários, locais de votação e documentos necessários tanto aqui em São Luís quanto nos câmpus do continente?

Elisa Lago – No dia 26 de junho, quarta-feira, das 08h às 21h30, sem intervalo para almoço, simultaneamente, nos nove Câmpus.

Estarão funcionando para votação 33 seções instaladas na capital, em todos os Centros (CCSo, CCET, CCH e CCBS - Integrado), Colégio Universitário – COLUN, Paulo Freire, Castelão, CEB Velho, Odontologia, Faculdade de Medicina – antigo ILA, Fábrica Santa Amélia e no HUUFMA – Unidade Presidente Dutra; e, no continente, em todos os Centros (CCAA – Câmpus de Chapadinha, CCHNST – Câmpus de Pinheiro e CCSST – Câmpus de Imperatriz – Centro e Bom Jesus), e nos Câmpus de Bacabal, Balsas, Codó, Grajaú e São Bernardo.

Para votar, o eleitor deverá apresentar, obrigatoriamente, documento de identificação válido com foto (RG, Carteira de Motorista, Passaporte, Carteira Profissional — CTPS ou  Carteira de Profissão Regulamentada). Poderá ser aceito, também, o crachá de servidor e a carteira de estudante, deste que conste foto, nome, número de matrícula ou número de outro documento de identificação.

 

Ascom – Nesta eleição, as urnas serão convencionais, ou seja, serão nas cédulas?

Elisa Lago – Sim. Em virtude da realização de evento previamente programado, o TRE informou ser inviável a disponibilização de urnas eletrônicas, razão pela qual a votação ocorrerá em cédula única, padronizada em cores diferentes por categoria (tarja vermelha: docente; tarja amarela: técnico-administrativo; e tarja azul: discente), onde o eleitor assinalará com “X”, o nome de sua escolha para Reitor e Vice-Reitor.

O eleitor com deficiência, apto a votar, poderá exercer o seu  direito acompanhado por pessoa de sua confiança.


Ascom – No caso do Proeb e Procampo, as urnas irão para cada município onde existe o programa?

Elisa Lago – Não. No caso dos Programas Especiais (PROEB, PROCAMPO e EAD), ante o contingenciamento orçamentário-financeiro, a opção foi pela regionalização, e a votação ocorrerá no Câmpus mais próximo ao município Pólo.

 

Ascom – Os técnicos e docentes que viajarão para compor mesa de votação, como poderão participar do processo?

Elisa Lago – As mesas receptoras/apuradoras serão compostas por servidores (docentes e técnicos-administrativos) e discentes de cada Câmpus. Portanto não haverá deslocamento de servidores para esse fim. Contudo o eleitor que estiver fora da unidade de origem votará em trânsito, ou seja, no Câmpus em que se encontrar na data da consulta prévia. O eleitor que estiver em trânsito em São Luis votará na Seção Especial do Castelão.

 

Ascom – A votação é obrigatória?

Elisa Lago – Não. O voto é facultativo.

 

Ascom – Quando será a apuração dos votos e a divulgação do resultado?

Elisa Lago – Encerrada a votação, de imediato será iniciado o processo de apuração dos votos. A apuração será pública, em presença de fiscais, e sem interrupção, pela mesa receptora, que de pronto se converterá em mesa apuradora.

 

Ascom – Durante o período de votação, o que pode ou não pode ser feito por parte dos candidatos ou do seu eleitorado?

Elisa Lago – No dia da consulta prévia, é vedada a distribuição de material de propaganda (boca de urna), a utilização de carros de som, enfim, tudo o que possa conturbar o ambiente. Contudo é livre o uso de camisa, boné, botton, ou outro acessório com o slogan da campanha.

 

Ascom – Cada candidato articula uma equipe de fiscais para trabalhar ao longo da consulta prévia. Qual a função desses fiscais?

Elisa Lago – Sim, o credenciamento prévio de fiscais, perante a comissão, é obrigatório. Os fiscais têm por função, tão somente, fiscalizar as mesas receptoras/apuradas; e,  identificando algum indício de ato ou fato diferente do que está expresso nas normas, comunicar formalmente à comissão.

Cada candidatado terá direito a um único fiscal por mesa receptora/apuradora. O fiscal poderá atuar por turno (matutino, vespertino ou noturno), a critério do candidato. O fiscal de um centro não deverá transitar em outro centro ou em outra unidade. A recomendação é que o fiscal vista a camisa na cor da campanha ou até mesmo com a foto do candidato; sendo obrigatório o uso do crachá que será distribuído pela comissão.

 

Ascom ­– Após a consulta prévia e o resultado do processo, quais serão os procedimentos seguintes?

Elisa Lago – O resultado final da consulta será informado de imediato e divulgado no site oficial. Em seguida, o processo com toda a documentação será encaminhado à Reitora. Cumpridas tais formalidades, a Comissão Coordenadora estará automaticamente extinta.

Posteriormente, a presidente do CONSUN designará data para reunião do Colegiado Especial Eleitoral, para elaboração de lista tríplice que será encaminhada, na forma da lei, ao Ministro da Educação, com vistas aos procedimentos de aprovação, nomeação e posse.

Todo esse procedimento tem um prazo de 60 dias antes do término do mandato da atual reitora.

 

Ascom – Quem compõe esse conselho?

Elisa Lago – O Conselho Universitário – CONSUN  é composto pela Reitora,  Vice-Reitor, ex-Reitor,  todos os Pró-Reitores, Superintendente do HUUFMA, Diretor do Núcleo Integrado de Bibliotecas, Prefeito de Câmpus, Diretores de Centros, Diretores de Câmpus, Representantes dos  Chefes de Departamento e de Coordenadores de Curso de Graduação e Pós-Graduação, Representantes de entidades representativas de classe (docente, técnico-administrativo e discente), Representante da Academia Maranhense de Letras, Representante da Associação Comercial.

Acesso o site dos Colegiados Superiores para mais informações.

 

Ascom – Qual sua recomendação ao longo desse processo?

Elisa Lago – Nossa recomendação é que haja urbanidade, cordialidade e respeito entre os candidatos e entre os apoiadores.  Que evitem conturbações desnecessárias durante a consulta prévia, para que tudo transcorra com a maior tranquilidade, lisura e segurança.  É o que se espera numa academia.

À Comissão Coordenadora cabe preservar a ordem, a paz e a boa execução do processo, e desse entendimento não se afasta, nem dele se afasta esta presidência. Cumpre acolher a prudência; jamais ceder à tentação de beligerância.

Clique para saber quem são os candidatos a Reitor e Vice-Reitor.



Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Ascom
Fonte: Comissão Eleitoral
Última alteração em: 25/06/2019 08:42

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

10/08/2020

19:02

“EaD para Você” promeverá webinário sobre ensino remoto para estudantes com deficiência SÃO LUÍS – Na quarta-feira, 12, o projeto “EaD para Você”, promovido pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (Dinte),...

10/08/2020

18:53

Acadêmicos da UFMA desenvolvem jogo educacional para melhorar interação em sala de aula SÃO LUÍS - A edição mais recente do programa “Rádio Ciência”, da Rádio Universidade FM 106.9, que foi ao ar...

10/08/2020

18:12

Professora do curso de Jornalismo da UFMA-Imperatriz organiza curso sobre parlamento digital IMPERATRIZ - O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) lançará o primeiro curso on-line sobre Parlamento...

10/08/2020

15:25

Segunda do Português: "Comentar" e "Implicar" 1. Comentar As associações linguísticas são normalmente utilizadas quando se tem dúvida sobre alguma estrutura. Por isso é que, com a...

10/08/2020

11:28

Proen divulga edital específico para a lista de espera da UFMA SÃO LUÍS - A Pró-Reitoria de Ensino divulgou, nessa segunda-feira, 3, o edital que Regulamenta os prazos e procedimentos específicos...
Fim do conteúdo da sessão