Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Segunda do Português: Campus ou Câmpus?

Publicado em: 17/06/2019

SÃO LUÍS - A partir de hoje, todas as segundas-feiras, a Ascom dará sua contribuição para o aperfeiçoamento da comunidade universitária no que se refere à excelência na língua portuguesa. Trata-se do quadro “Segunda do Português”, que trará informações valiosas sobre dúvidas do dia a dia de nosso tão maltratado vernáculo.

“Segunda do Português” abordará aspectos diversos, incluindo gramática, uso de palavras e expressões, vícios de linguagem e até aspectos ortofônicos. É mais um serviço de utilidade pública que a ASCOM oferece aos estudantes e colaboradores que compõem a Universidade.

Vamos à dica de hoje?

CAMPUS ou CÂMPUS

Vamos iniciar nossa coluna semanal por esse assunto, que, vez por outra, é questionamento em nosso âmbito universitário.

A palavra “câmpus” designa o terreno e os edifícios de uma universidade. Chegou ao português (e a diversas outras línguas) por meio do inglês, língua que, modernamente, ressuscitou a palavra latina campus (plural: campi). Originalmente, em latim, significava “planície” ou “terreno plano e aberto”. Ou seja, essa acepção de “instalações universitárias” não fazia parte do significado de campus na língua e no tempo dos Césares, por isso não há razão gramatical para que utilize a dupla vocabular campus-campi.

Em português, a palavra câmpus deve ser acentuada, por se tratar de palavra paroxítona termina em “-us”, como bônus, lótus, ânus, vírus, antivírus, lúpus, Vênus, etc. No plural, não muda: um câmpus, dois câmpus.

A grafia aportuguesada câmpus está já incluída (desde 2012) no Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa, e é usada oficialmente pelo Ministério da Educação do Brasil, em substituição às formas inglesa e latina campus e campi. É também recomendada no dicionário de Paschoal Cegalla (autor da Novíssima Gramática da Língua Portuguesa) e por diversos outros gramáticos e dicionaristas, como Maria Helena de Moura Neves (da UNESP, autora da Gramática de Usos do Português), e Cláudio Moreno (autor do Guia Prático do Português Correto).

As formas aportuguesadas (o câmpus, os câmpus) são também recomendadas pelo Ministério da Educação; pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná, pelo Manual de Redação da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e pelas agências de comunicação da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), da Universidade de São Paulo (USP), entre outras.

Também a imprensa brasileira acolhe o uso das grafias aportuguesadas: o Manual de Redação do jornal O Estado de S. Paulo (ver aqui) recomenda explicitamente o uso da forma aportuguesada câmpus (tanto no plural quanto no singular); a palavra também é abonada por veículos como a Revista Veja, o Diário Catarinense, O Globo, Correio Braziliense, o Zero Hora, a Rede Globo, O Tempo, etc.

Se não houvesse o processo de aportuguesamento de palavras, talvez hoje ainda estivéssemos utilizando os termos originais em diversas línguas, como “abat-jour” (abajur), “pagliaccio” (palhaço), “chauffeur” (chofer), “black-out” (blecaute) e “mozzarela” (muçarela). 

Envie sua sugestão para as próximas colunas para o e-mail ascom@ufma.br, com o título "Sugestão coluna".


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Jáder Cavalcante
Última alteração em: 17/06/2019 18:21

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

25/11/2020

20:32

Alunos de Ciência da Computação e BICT representarão a UFMA em evento nacional de programação   SÃO LUÍS - A equipe “UFMA Time 1”, composta pelos estudantes Davyson Almeida, Pedro Bernhard e Manu Lemos dos cursos...

25/11/2020

19:02

UFMA realiza 26º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web   SÃO LUÍS – Entre os dias 30 deste mês e 4 de dezembro, será realizado o 26º Simpósio Brasileiro de...

25/11/2020

17:58

Superintendência de Infraestrutura busca parcerias em Imperatriz   SÃO LUÍS - No dia 12 deste mês, ocorreu uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) entre...

25/11/2020

12:24

Pós-Graduação em Química promove webinário em cooperação internacional com Madrid   SÃO LUÍS - A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) informa que o Grupo de Pesquisa em...

25/11/2020

11:06

Proquali concede o Prêmio Mérito Científico para sete pesquisadores da UFMA   SÃO LUÍS - O Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proquali) da UFMA divulgou, nesta semana, a lista...
Fim do conteúdo da sessão