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Aula Inaugural abre a 4ª turma do curso de Mestrado Profissional em Gestão da Educação Básica

Publicado em: 13/03/2019

SÃO LUÍS – Na segunda-feira, 13, foi realizada a Aula Inaugural da 4ª turma do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Educação Básica (PPGEEB), que conta com 31 novos estudantes. A cerimônia foi realizada no Auditório Central da Cidade Universitária, em que também foram homenageados alunos da primeira turma, que terá sua solenidade de diplomação nessa sexta-feira, 15, às 18h, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire.

A 4ª turma do Mestrado terá aulas em 24 meses e é a penúltima turma a entrar antes da avaliação quadrienal da Capes, que avaliará o programa de pós-graduação, segundo o coordenador do programa do PPGEEB, Antonio de Assis. O corpo docente é composto por 19 professores permanentes e um colaborador, com formações em nível de doutorado na área de Letras, Educação e Linguística, Geografia, Química, Educação Especial, Artes e Tecnologias Educacionais.

O atual contexto dos mestrados profissionais

O evento contou com a palestra de tema “O cenário atual dos mestrados profissionais na perspectiva de formação do(a) professor(a)”, do professor Luiz de Sousa Junior, que foi secretário municipal de Educação e Cultura de João Pessoa (PB), além de atualmente ser coordenador de programas profissionais da área de Educação da Capes.

“Nós estamos em um momento muito delicado nacionalmente, tanto em questões políticas, quanto em econômicas, e isso vai afetar fortemente a pós-graduação. Há perspectiva, inclusive, de redução de gastos de investimentos com o ensino superior público, e isso está nos preocupando muito, porque, se os acadêmicos que recebem recursos como bolsas e verbas do Proap sofrerem redução, não há como os mestrandos profissionais pleitearem financiamento”, revelou Luiz Junior.

O professor sugeriu uma forma de driblar a falta de recursos: buscar parcerias com secretarias municipais e estaduais de educação, com o setor privado interessado na melhoria da qualidade do ensino de seus professores, convênios que resultem em recursos junto às fundações de apoio à pesquisa no estado, buscar esses setores que possam contribuir para solidificar as propostas dos mestrados e doutorados profissionais. E deixou uma mensagem aos alunos.

“Que sejam bem-vindos, que entendam que é um momento importante não só para o progresso da ciência e para a nossa área da educação, que está sendo muito atacada ultimamente. Agora precisamos responder com boas pesquisas, qualidade e redundar isso em melhoria do ensino público na base”, aconselhou.

Pesquisas da primeira turma

O coordenador Antonio de Assis foi na mesma linha e comentou que espera que os estudantes sejam engajados em estudos e pesquisas para melhorar a educação maranhense. No ano de 2018, como informou, foram concluídas as pesquisas da primeira turma do Mestrado, de 2016. “Foram pesquisas bastante diversificadas em Pedagogia, Letras, Matemática e várias áreas, inclusive uma já virou até livro didático sobre o ensino das artes visuais do bumba meu boi, publicado pela Edufma. A obra terá pré-lançamento em São José de Ribamar, no Encontro de Cultura da Unesco, e em breve será feito o lançamento oficial”, afirmou.

Os novos alunos

O aluno Jaílson Araújo Cipriano, agora integrante da 4ª turma, espera desenvolver ainda mais pesquisas no campo em que atua na educação, em crianças com superdotação. “Tenho expectativa de aprofundarmos conhecimento, socializar e contribuir com nossa realidade local, estou muito motivado. Como estou inserido no mercado, na área de altas habilidades e superdotação, queria conhecer mais, porque estou associando as altas habilidades ao transtorno do espectro autista”, declarou.

A estudante Daniele Jesus Moreira Costa, que trabalha com jovens do segundo ano na Unidade de Ensino Básico (UEB) Piancó, da rede municipal de Educação de São Luís, declarou que é uma honra e tenho gratidão por essa oportunidade, depois de muitas lutas”. Ela espera evoluir ainda mais seus estudos para ajudar diretamente em seu próprio cotidiano escolar. “Minha pesquisa é voltada para a área da leitura, na qual sabemos que o número de estudantes leitores no Brasil ainda é bem deficiente. Ainda não conseguimos alcançar essa meta de produzir um grande volume de alunos leitores, e, nessa minha pesquisa, espero fazer a diferença, de fato transformar essa realidade, para que esses alunos se transformem em alunos leitores”, pontuou.


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Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Luciano Santos
Última alteração em: 14/03/2019 15:41

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