Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Monografia de aluna de Letras debate a evolução linguística presente na internet

Publicado em: 06/02/2019

SÃO LUÍS – A língua está em constante transformação, e isso tem sido ainda mais perceptível na internet, que busca aproximar a língua falada da escrita. E foi justamente essa variação linguística que foi explorada na monografia da aluna de letras Maiara Crystina, apresentada nesta quarta, 6, no Centro de Ciências Humanas da UFMA.

Abordada por meio da análise de discurso e da sociolinguística, no trabalho com o tema “O discurso no Facebook: uma análise da fanpage Suricate Seboso”, a discente apontou em publicações da página — que teve sua origem no Ceará — postagens que utilizam expressões ligadas à identidade do povo nordestino, considerando a forma que são apresentadas na internet.

De acordo com a pesquisa, quando o usuário dirige-se à internet, o que ele busca é uma espécie de comunicação “face a face”, algo com que ele se identifique. “Nós conseguimos constatar que, além da evolução da língua, a internet também consegue apresentar as marcas identitárias de um povo. Então nós buscamos mostrar que a língua sempre esteve em evolução e agora, com a comunicação mediada pelo computador, pela internet, pelas redes sociais, ela segue nessa mudança, nessa construção”, destacou Maiara.

A importância do grupo de pesquisa

A aluna destacou que o objeto escolhido como Trabalho de Conclusão de Curso já havia sido apresentado como artigo científico ainda no grupo de pesquisa coordenado pela sua orientadora, a professora Veraluce Lima. Com as diversas angulações e teóricos trabalhados durante o tempo de permanência no grupo, foi-se construindo o processo teórico e metodológico essencial para a construção da monografia.

Seria muito bom que todas as Universidades pegassem a UFMA como modelo, porque aqui existe esse aparato, e os professores, principalmente no grupo de pesquisa, dão esse suporte, de orientar, de acompanhar, de olhar cada detalhe de um trabalho que, posteriormente, vai fazer a diferença. É extremamente difícil tentar aglutinar discurso, identidade e variação linguística, e nós conseguimos por conta de vários teóricos, e por isso o grupo foi essencial para dar esse suporte, para que pudéssemos avançar nas pesquisas”, finalizou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Luiz Gabriel Bastos
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Tatiane Raquel
Última alteração em: 06/02/2019 15:05

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2021

00:00

Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no 1º semestre de 2021 começam dia 19, exclusivamente de forma on-line A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre...

05/04/2021

00:00

Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão...

04/01/2021

20:00

Segunda do Português: "Tão pouco" e "Pornografia" 1. Pornografia No exemplo abaixo, destacamos uma infração muito comum cometida com a palavra “pornografia”. Observe:                 D. Francisca, seu filho foi...

04/01/2021

08:25

A UFMA QUE A GENTE FAZ SÃO LUÍS - Acompanhe os detalhes das principais atividades e ações realizadas pela instituição durante a última semana de 2020,...

31/12/2020

13:58

Portal da UFMA estará de cara nova logo no primeiro dia do ano de 2021 SÃO LUÍS - Com a chegada de um novo ano, novos planos, novos objetivos, novas ideias e novos planejamentos vão...
Fim do conteúdo da sessão