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Projeto de mestrado auxilia alunos do 5º ano a produzirem livros digitais com criatividade

Publicado em: 21/12/2018

SÃO LUÍS - Num belo dia, na biblioteca de Hogwarts, em meio aos seus estudos, Harry Potter lança um feitiço, que não funciona como esperado, e várias personagens de histórias clássicas da literatura infantil acabam fugindo de seus contos. Desesperado com essa situação, Harry pede a ajuda dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (Colun-UFMA) para resgatar as personagens perdidas. Para isso, o bruxo pede que os alunos leiam os contos clássicos e recontem-nos em um livro digital, senão Potter será expulso da sua Escola de Magia.

Esse é o enredo da webquest "Harry Potter e as Relíquias da Literatura Clássica Infantil", desenvolvida pela pesquisadora Débora Suzane Gomez Mendes em sua pesquisa de dissertação de mestrado. O estudo realizado pela mestra explorou a eficácia da metodologia webquest no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no Ensino Fundamental do Colégio Universitário.

"A webquest é uma metodologia de ensino orientada na internet que foi criada em 1995 pelo professor norte-americano Bernie Dodge. Essa metodologia consiste em um processo investigativo com o uso do computador, dando informações para que o estudante averigue. O grande objetivo é permitir que o aluno construa o seu conhecimento por meio da pesquisa orientada. Em vez de esperar que a professora leia ou ordene os comandos, a webquest possibilita que o aluno seja o protagonista, com uma postura ativa no seu processo de conhecimento", explica Débora.

Na webquest aplicada pela pesquisadora, o desafio era recontar algumas histórias clássicas da literatura infantil para que as personagens se sentissem atraídas pelo seu reconto e voltassem para a história. Para concluir a tarefa, os alunos tiveram que passar por quatro etapas: primeiro, ler as histórias clássicas; em seguida, criar novas personagens; então, criar um novo enredo; e, por fim, encerrar com um novo desfecho. Ao final de tudo, os recontos deveriam ser comparados com a história original, em que se parecem e em que se diferem, e registrados num e-book, construído num site educativo.

"As tarefas tiveram por base um processo em que eles pudessem obter a informação, analisar essa informação e comparar essa informação com outras informações. Então foi uma metodologia que elevou o nível cognitivo deles — diferentemente de responder a um simples questionamento, eles estavam criando algo", enfatiza.

A percepção do fato de que as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) motivam a participação dos alunos na sala de aula e a relutância dos professores em usá-las durante as aulas, optando apenas pelo livro tradicional, foi determinante na formação do embrião do estudo. "O interesse dos alunos hoje, no quinto ano, são games, smartphones, atividades que os desafiam a construir algo. A partir dessas observações, dessas inquietações, foi despertado o interesse para pesquisar sobre as TICs — se é viável desenvolver um processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita que aproveite as potencialidades das TICs na educação fundamental", defende Gomez.

Ex-aluna do Colun, a pesquisadora optou pelo colégio de aplicação da UFMA para a realização da sua webquest. "O Colun é de fácil acesso, fica dentro da cidade universitária. Além disso, a escola tem abertura para a pesquisa científica. E, também, foi fundamental o fato de o Colun possuir um laboratório de informática com acesso à internet, pois, para o meu estudo, era necessário que a escola tivesse infraestrutura para que os alunos fizessem as pesquisas. O colégio também é um espaço fértil para promover a inclusão digital", diz a pesquisadora.

A pesquisa-ação estratégica foi a metodologia utilizada pela mestra, que permite uma transformação no local da pesquisa; é um processo metodológico que propicia a coleta de dados e a intervenção no espaço com base na coleta de tais dados. "Eu fui até o Colun, entrevistei professores e alunos, e então, depois da coleta dos dados, foi realizada uma atividade educativa com todos", explica Gomez.

Ao explorar as novas formas de ler e escrever que são oportunizadas pelas tecnologias digitais, a mestra deixou algumas contribuições para a comunidade acadêmica e para os professores do ensino básico.

"Essa pesquisa propõe, para os professores de língua portuguesa, uma metodologia eficiente de ensino e aprendizagem com a inserção das tecnologias. Busca-se oportunizar e incentivar um ensino de leitura e escrita inovador, por descentralizar o processo do conhecimento da figura do professor e centralizar no aluno. Além disso, incentivar a alfabetização digital, a familiarização dos alunos com os computadores, e a construção do leitor-navegador, aquele que constrói sua própria leitura navegando nas páginas da internet", defende a mestre.


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Produção: Luiz Gabriel Bastos
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Gizele Monteiro
Última alteração em: 21/12/2018 15:02

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