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Planeta Química: jogos eletrônicos se tornaram ferramentas essenciais na sala de aula

Publicado em: 28/11/2018

SÃO LUÍS E BACABAL - Além da lousa, pincel e livros, o professor do século XXI recebeu mais uma arma para auxiliar a completar a missão de lecionar uma disciplina de forma eficiente e descontraída: os videogames. Muito mais do que uma simples forma de lazer, os jogos eletrônicos voltados ao ensino contribuem para a formação básica dos alunos e ajudam a conter a evasão da sala de aula. Um exemplo é o jogo Planeta Química, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa em Ensino Digital para a Ciência (Pedic) da Universidade.

Desenvolvido desde 2013, “Planeta Química: Uma Aventura no Cotidiano” é um jogo de computador que tem por principal objetivo explorar conteúdos da Química em um mundo virtual cheio de problemáticas que podem ser vivenciadas na realidade, trabalhadas em quatro eixos: Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Segundo Hawbertt Costa, coordenador do Pedic, essa fórmula é tão eficaz que consegue expandir o campo do ensino para outras áreas.

“A ideia não é somente discutir os conteúdos, pois, na abordagem CTSA, também se exploram problemas sociais, políticos, econômicos e ambientais. O jogo é repleto de desafios que possibilitam discussões nesse sentido”, pontuou o coordenador.

O game aborda conteúdos essenciais para a aplicação da Química como disciplina nas escolas, como ácidos, bases, óxido e sais, além da diversão, essencial para esse processo. O jogo já foi trabalhado em duas edições da Feira das Profissões da Universidade, em um evento geek popular de São Luís, em uma sala de aula de uma escola municipal de Bacabal como ferramenta de ensino e gerou duas monografias, além de uma pesquisa de mestrado.

Como é um jogo voltado para o ensino de Química com o propósito de ser aplicado em sala de aula, imaginamos que os participantes não se interessariam muito, porém até mesmo crianças queriam jogar e estavam se divertindo. Claro que, na resolução dos problemas relacionados à Química, sempre auxiliávamos as crianças para que pudessem continuar no jogo. Na Feira de Profissões do Câmpus de Bacabal, montamos um computador com um simulador de jogos no ensino de ciências dos consoles antigos e projetamos o jogo Planeta Química em uma sala de aula, para que mais alunos pudessem jogar. Houve muita diversão, e os alunos relataram que aprender Química por meio dos jogos é muito mais gratificante”, comentou Hawbertt.

Planeta Química é um dos diversos objetos de aprendizagem desenvolvidos pelo Pedic. O Laboratório conta também com um Museu do Game desenvolvido para o ensino de Ciências e Matemática, que tem consoles e jogos fabricados nas décadas de 70 a 90, servindo para a divulgação de propósitos educacionais. Um deles, Captain Novolin (1992), game de Super Nintendo que faz parte do acervo do Museu, conscientiza o jogador sobre os males do diabetes de forma educativa e cômica por meio da personagem principal, um super-herói que possui a doença.

Outra atividade desenvolvida pelo Pedic foi o projeto de iniciação científica “O Scratch como Ferramenta de Ensino Digital para o estudo das Soluções Químicas”, que trabalhou em uma escola de Bacabal o conteúdo da Química pelo Scratch, um software de criação de jogos por meio da montagem de blocos de programação. O Laboratório também oferece workshops, seminários e minicursos.

Saiba mais

O Laboratório de Pesquisa em Ensino Digital para a Ciência (Pedic) foi criado em junho de 2013, com o incentivo da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Maranhão, com nome de “Projeto de Ensino Digital para as Ciências”.

No início, o Pedic promovia somente atividades de extensão, seminários, minicursos e materiais didáticos para alunos do ensino superior e professores do ensino básico. Atualmente, o laboratório desenvolve projetos de pesquisa e é vinculado com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Peecem) da Cidade Universitária.

O Pedic também recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Visite o site oficial do Pedic


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Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Rodrigo Bomfim
Última alteração em: 28/11/2018 15:05

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