Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Conheça mais sobre o curso de bacharelado em Ciências Imobiliárias!

Publicado em: 23/11/2018

SÃO LUÍS – O curso de Ciências Imobiliárias forma profissionais capazes de desempenhar atividades e intermediar negócios no âmbito do mercado imobiliário. A UFMA é uma das universidades que oferecem a graduação em bacharelado nessa área, representado, inclusive, por docentes e alunos em um estande (foto) na terceira edição da Feira das Profissões da UFMA, realizada entre os dias 12 e 13 deste mês. Para falar mais sobre o assunto, a Assessoria de Comunicação da UFMA conversou com a professora Karla Cristina Moreira dos Anjos, graduada em Ciências Imobiliárias pela Universidade Federal do Maranhão e que tem experiência em Administração de Setores Específicos.

Ascom: Qual é abrangência acadêmica e científica do curso de Ciências Imobiliárias?

Karla dos Anjos: O curso de Ciências Imobiliárias é um bacharelado de quatro anos, com prazo máximo de integralização de doze semestres. O curso é noturno, com disciplinas nas áreas do Direito, Administração e Ciências Contábeis. Temos disciplinas como Direito Imobiliário, Administração de Vendas, História da Arquitetura Regional e Contabilidade das Empresas Imobiliárias e Edificações Residenciais e Comerciais. O enfoque do curso é formar um profissional apto a trabalhar no mercado imobiliário no processo de planejamento urbano, marketing ou administração imobiliária urbana ou rural, seja gerenciando, prestando consultoria ou atuando diretamente como agente imobiliário.

Ascom: Quais áreas relacionadas são trabalhadas nas Ciências Imobiliárias da UFMA?

KA: Trabalhamos a área de urbanização e planejamento urbano, contribuindo para criação de ferramentas e estratégias que venham a minimizar efeitos nocivos do crescimento urbano descontrolado, e planejando a implementação das novas diretrizes do Plano Diretor da Cidade. Outros nichos de atuação mais conhecidos são a Consultoria Imobiliária, a Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais e a Administração de Imóveis.

Ascom: Quais tecnologias são usadas no curso? E como elas funcionam e como auxiliam os estudantes?

KA: Durante o curso, os alunos conhecem softwares utilizados nas áreas de vendas, que permitem a experiência de tours virtuais em empreendimentos ou áreas. Na disciplina de Avaliação de Imóveis, também é possível ser apresentado a diversos programas que, aliados ao conhecimento técnico, permitem aos alunos elaborar laudos mais precisos. Na área de Administração de Imóveis, também é possível encontrar softwares que facilitam essa interação entre a teoria e a prática, não esquecendo também do uso da internet como fonte de constante pesquisa e ajuda na resolução dos problemas.

Ascom: Como o curso trabalha com as constantes mudanças da área?

KA: O curso foi fundado em 1998, e desde então passou por algumas alterações no seu projeto pedagógico, visando sempre manter-se atualizado às mudanças do mercado. Por outro lado, nosso corpo docente é comprometido em realinhar nossos conteúdos aos constantes avanços técnico-científicos tão comuns em nossa área.

Ascom: Qual o perfil do profissional egresso e em que áreas ele pode trabalhar? Como está o mercado de trabalho para o graduado em Ciências Imobiliárias?

KA: Nossos egressos estão no mercado atuando em empresas de gerenciamento de propriedade, de serviços da área imobiliária, companhias de desenvolvimento, bancos, fundos de investimentos imobiliários, corporações, agências do governo, companhias de seguro e fundos de pensão e empresas de corretagem de imóveis. Apesar da recessão econômica do país, o ramo imobiliário encontra-se em ascensão; áreas relacionadas à administração e ao gerenciamento de imóveis têm absorvido grande parte de nossos egressos, bem como bancos e agências do governo. A consultoria imobiliária também cativou muitos de nossos egressos, o que nos afasta da ideia de que nosso profissional seria voltado apenas para vendas.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Gizele Monteiro
Última alteração em: 23/11/2018 16:35

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

28/02/2020

14:53

Curso de Serviço Social realiza Semana Pedagógica SÃO LUÍS - Ocorrerá entre os dias 2 e 6 de março, a Semana Pedagógica organizada pelo curso de Serviço...

27/02/2020

18:24

Felicidade e gratidão marcam encerramento de Residências no HU-UFMA SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira, 27, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh),...

27/02/2020

18:24

NOTA OFICIAL: Orientações sobre os impactos financeiros das ações de pessoal SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão vem acompanhando atentamente as orientações do Ministério da Educação e da Secretaria...

27/02/2020

16:57

UFMA alerta a comunidade acadêmica sobre os procedimentos quanto ao Coronavírus SÃO LUÍS - A propósito da situação sobre a suposta proliferação do Vírus COVID-19 (Coronavírus), a Universidade Federal do Maranhão...

27/02/2020

10:31

Inscrições abertas para o processo seletivo para contratação de professor substituto SÃO LUÍS - Estão abertas até o dia 6 de março, as inscrições para o Processo Seletivo para a contratação de professores substitutos em...
Fim do conteúdo da sessão