Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Livro sobre a Educação para Diversidade é lançado no prédio de Biologia

Publicado em: 07/11/2018

SÃO LUÍS - Foi realizado, nessa terça-feira, 6, no hall do prédio de Ciências Biológicas, na Cidade Universitária Dom Delgado, o lançamento do livro “Ensino de Ciências e Educação para a Diversidade”. A obra, organizada pelo professor Jackson Ronie Sá-Silva da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e com a participação de professores e estudantes da UFMA, reúne 22 textos com o intuito de ser mais uma voz no campo educacional para que professores e professoras da Educação Básica e do Ensino Superior, reflitam sobre o exercício de uma educação comprometida com a dignidade das pessoas.

O livro é constituído por um conjunto de estudos teóricos que se esforçam para visibilizar temáticas pouco discutidas ou mesmo ausentes no Ensino de Ciência, cuja neutralidade discursiva se apoia nas ideias sobre diversidade, tendo como guia epistemológico os estudos culturais em educação.

O processo de produção dos 22 textos deu-se com base na interação com os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFMA (PPECEM-UFMA), e também contou com a contribuição de professores da UFMA e de alunos da UEMA. O organizador da obra, Jackson Ronie, lembrou que, em 2016, ao assumir o componente curricular “Educação para a diversidade”, do PPECEM-UFMA, percebeu a necessidade de estimular os mestrandos a escrever sobre temáticas relacionadas ao ensino de ciências e aos estudos culturais em educação.

“Durante a disciplina do mestrado, nós elencamos algumas temáticas relacionadas à diversidade cultural, a exemplo dos estudos pós-estruturalistas, os estudos gays e lésbicos, estudos feministas e os estudos pós-coloniais, a fim de aliar a ideia do ensino de ciências a essas temáticas para produções textuais, com o objetivo de os alunos produzirem propostas pedagógicas, possibilitando questionar as verdades universais que subsidiam preconceitos, discriminações, estigmas e violências”, explicou.

Jackson também enfatizou a importância de mostrar possibilidades que a Ciência tem em dialogar com outras temáticas e demais áreas do saber.

“A disciplina veio justamente mostrar que a ciência não é somente essa ideia fechada (matemática, estatística) em que se ensinam fenômenos da natureza. O livro propõe abordar outras possibilidades de ensinar ciências, possibilitando a inclusão de temáticas que não são faladas, ou mesmo excluídas, como, por exemplo, quando discutimos a temática étnica ou a temática LGBT+, e compreender que a própria ciência produziu preconceitos contra essas populações”, destacou.

O lançamento do livro contou com a presença da professora Alice Pagan, da Universidade Federal de Sergipe, de professores do câmpus da UFMA de Grajaú e da professora do departamento de Biologia, Mariana do Valle.

Na ocasião, a professora Alice Pagan parabenizou o professor Jackson Ronie e os autores pela obra. “Nós temos uma diversidade imensa de pessoas, de cultura e de conhecimentos que devem ter voz e visibilidade perante a sociedade. O professor Jackson, juntamente com os autores do livro, desenvolveram um trabalho fantástico no sentido de transformar uma disciplina em um livro que dá voz às mulheres, a diferentes etnias e a distintas pessoas que compõem o grupo que atua na UFMA. Fiquei honrada quando recebi o convite para participar do lançamento deste livro, e também em trazer a voz que tenho construído enquanto mulher transexual e professora universitária”, disse.

De acordo com Daniel Barcelos, aluno do PPECEM-UFMA e um dos autores dos 22 textos que compõem a coletânea, o envolvimento na construção da obra possibilitou um novo olhar para sua formação enquanto docente pesquisador.

“No capítulo ‘A homossexualidade e o Ensino de Ciências’, faço uma abordagem histórica da construção do sujeito homossexual pelas ciências biomédicas, contextualizando com questões do cenário atual que diz respeito à temática da educação para a diversidade, e como a homossexualidade pode ser trabalhada no ensino de ciências. O processo de construção do texto foi bastante desafiador, pois venho da área das ciências biológicas e eu pude perceber, com um olhar diferenciado, como se dá a construção da sexualidade e da homossexualidade, então, com essa nova visão, a abordagem com meus alunos, em sala de aula, a respeito do assunto não tem como ser a mesma, pois percebemos a ideia da construção da sexualidade como uma questão científica e social, e não determinada pelo biológico”, relatou.

A obra está disponível para aquisição no site www.oikoseditora.com.br.

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Géssica dos Anjos
Revisão: Jáder Cavalcante
Fotos: Marcus Elicius
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Nathália Ribeiro
Última alteração em: 08/11/2018 12:22

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2021

00:00

Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no 1º semestre de 2021 começam dia 19, exclusivamente de forma on-line A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre...

05/04/2021

00:00

Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão...

04/01/2021

20:00

Segunda do Português: "Tão pouco" e "Pornografia" 1. Pornografia No exemplo abaixo, destacamos uma infração muito comum cometida com a palavra “pornografia”. Observe:                 D. Francisca, seu filho foi...

04/01/2021

08:25

A UFMA QUE A GENTE FAZ SÃO LUÍS - Acompanhe os detalhes das principais atividades e ações realizadas pela instituição durante a última semana de 2020,...

31/12/2020

13:58

Portal da UFMA estará de cara nova logo no primeiro dia do ano de 2021 SÃO LUÍS - Com a chegada de um novo ano, novos planos, novos objetivos, novas ideias e novos planejamentos vão...
Fim do conteúdo da sessão