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Prêmio Andifes de Jornalismo divulga os vencedores

Publicado em: 29/09/2003

Brasília (Andifes) - A Andifes anuncia os vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo 2002, nas categorias Ensino Superior e Ensino Fundamental. Participaram jornalistas de diferentes veículos de comunicação impressos do país, com um total de 45 reportagens inscritas.

A comissão julgadora - formada por profissionais da área - do Prêmio Andifes de Jornalismo avaliou as reportagens publicadas em jornais e revistas brasileiros, que não foram produzidos pelas Instituições Federais e Ensino Superior, no período de 1º. de janeiro à 31 de dezembro de 2002. A reportagem "Baixa escolaridade atinge 62% dos adultos", de Fernanda da Escóssia, publicada no caderno Cotidiano do jornal Folha de São Paulo, em novembro de 2002, foi a vencedora na categoria Ensino Fundamental. O Prêmio Andifes para a melhor reportagem na categoria Ensino Superior foi para Renata Cafardo, autora da matéria "Embraer já tem saída para falta de mão-de-obra", publicada no caderno de Geral do jornal O Estado de São Paulo, em dezembro de 2002. Elas receberão, cada uma, duas passagens aéreas de ida e volta, para qualquer capital brasileira.

A importância da mídia impressa na divulgação de notícias da área de Educação foi o principal motivo para a criação do Prêmio Andifes de Jornalismo, em 1999. Desde então, a iniciativa premia, anualmente, os autores das melhores reportagens ou série de reportagens sobre ensino superior e fundamental publicadas em jornais ou revistas brasileiros. O objetivo é valorizar o trabalho realizado pelos profissionais da imprensa e os veículos de comunicação, destacando sua importante contribuição para a melhoria do ensino no país, por meio da publicação de matérias que sensibilizam o público sobre o tema.

A Andifes agradece a todos aqueles que participaram do Prêmio e parabeniza a imprensa, em geral, pelas reportagens que, no ano passado, dispensaram especial atenção à educação brasileira. Ao mesmo tempo em que abordaram os problemas enfrentados pelas universidades e escolas - como a falta de dinheiro e a violência -, as publicações apresentaram grandes exemplos do que tem sido feito para elevar a qualidade do ensino no Brasil, aspecto fundamental para consolidar a educação como item indispensável ao desenvolvimento do país.
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