Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA realiza atendimento médico de comunidades ao redor do Campus

Publicado em: 23/09/2003

Pacientes durante apresentação de vídeo educativo
Por Fernando Formiga, da ASCOM

Desenvolver atividades assistenciais e preventivas junto às comunidades localizadas em torno do Campus do Bacanga. Este é o objetivo principal do Núcleo de Imunologia Básica e Aplicada da Universidade Federal do Maranhão.

Formado por uma estrutura que engloba farmácia, ambulatórios e espaço para apresentação de vídeos educativos, o Núcleo, localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Campus do Bacanga, conta com 20 membros entre bolsistas, voluntários e monitores.

O Núcleo recebe aproximadamente 30 pacientes todas as sextas-feiras, dia de atendimento.Eles são encaminhados através de visitas às comunidades feitas por agentes da PREXAE, que recomendam o comparecimento das pessoas para a realização de exames preventivos como os do HIV e Sífilis, por exemplo. Os pacientes recebem ainda orientações sobre a profilaxia das doenças.

De acordo com a Coordenadora do Projeto, professora Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento, o programa visa, principalmente, dar maior importância a prevenção das doenças. “Antes de cada atendimento, nós exibimos um vídeo educativo e discutimos com a comunidade, através de um linguajar bem acessível, como realizar a prevenção das doenças, porque o importante não é somente tratar e sim prevenir”.

Para a estudante de Farmácia e voluntária do Programa, Raissa Oliveira Brito, as atividades realizadas pelo Núcleo possibilitam um contato maior com a prática e com as pesquisas. “Aqui nós fortificamos o tripé da pesquisa, ensino e extensão, unindo a prática à teoria”.

Os pacientes que visitam o Núcleo e necessitam de algum tipo de medicação recebem os remédios gratuitamente através da farmácia, que é registrada na Secretaria Municipal de Saúde.

A dona de casa Lindalva Santos Pereira, moradora do Anjo da Guarda, afirma que o trabalho desenvolvido pelo Núcleo é um dos melhores realizados na área. "Nós somos bem tratados, todos conversam com agente e nós ainda cuidamos da saúde."

Outra atividade desenvolvida pelo Núcleo é o Programa de Acupuntura Solidária, realizada semanalmente às terças-feiras, a partir das 13h. O Programa funciona também através de uma parceria com a Prexae, que visita as comunidades e estimula a vinda dos enfermos para o tratamento. Atualmente o Programa atende seis pacientes que possuem cobreiro, stress e dores de cabeça, com tratamento que pode durar até dez semanas.

De acordo com a professora Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento, o Programa de Acupuntura disponibiliza à população mais uma forma de tratamento. “O Programa valoriza esta alternativa médica através do esclarecimento da comunidade sobre o tratamento que não utiliza os medicamentos característicos da medicina tradicional”, afirmou.

Segundo o professor Pedro Aragão, responsável pelo Programa de Acupuntura Solidária, esta ação mostra que a Universidade está presente nos mais variados ramos da medicina. “Com o desenvolvimento do Programa, nós começamos a mostrar que a Universidade está presente em todos os setores, inclusive dentro da acupuntura, que é uma alternativa de se realizar um outro tipo de atendimento, também seguro e eficiente, através de uma medicina diferenciada da tradicional, onde nós temos uma forma de tratar o paciente através da não utilização de medicamentos”.
Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

25/11/2020

20:32

Alunos de Ciência da Computação e BICT representarão a UFMA em evento nacional de programação   SÃO LUÍS - A equipe “UFMA Time 1”, composta pelos estudantes Davyson Almeida, Pedro Bernhard e Manu Lemos dos cursos...

25/11/2020

19:02

UFMA realiza 26º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web   SÃO LUÍS – Entre os dias 30 deste mês e 4 de dezembro, será realizado o 26º Simpósio Brasileiro de...

25/11/2020

17:58

Superintendência de Infraestrutura busca parcerias em Imperatriz   SÃO LUÍS - No dia 12 deste mês, ocorreu uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) entre...

25/11/2020

12:24

Pós-Graduação em Química promove webinário em cooperação internacional com Madrid   SÃO LUÍS - A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) informa que o Grupo de Pesquisa em...

25/11/2020

11:06

Proquali concede o Prêmio Mérito Científico para sete pesquisadores da UFMA   SÃO LUÍS - O Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proquali) da UFMA divulgou, nesta semana, a lista...
Fim do conteúdo da sessão