Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Primeira turma do Cursinho da Inclusão Social no Câmpus de São Bernardo oferece 50 vagas

Publicado em: 02/03/2017

SÃO BERNARDO - Estão abertas as inscrições para a primeira turma do Cursinho da Inclusão Social da Universidade Federal do Maranhão no Câmpus de São Bernardo. O projeto objetiva atender, especificamente, a uma população de baixa renda por meio do pré-vestibular gratuito, de modo a criar mais chances aos atendidos para o ingresso à universidade. As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de março, das 14h às 21h, de segunda a sexta-feira, na sala do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP) do Câmpus de São Bernardo.

O projeto, desenvolvido inicialmente apenas no Câmpus do Bacanga, estende a oportunidade de preparação a 50 estudantes bernardenses. Segundo o coordenador local, professor Ednaldo dos Reis Santos, a iniciativa é uma saída para a correção da formação deficitária do ensino médio no município. “Em nosso município, existe a necessidade de oferecer reforço ao ensino médio a fim de preparar a comunidade para ingressar na universidade e ocupar o lugar que é seu por direito”, explicou o docente.

As atividades do cursinho ocorrerão no prédio do curso de Música, com duração média de 50 minutos cada aula. Serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h, totalizando 20 horas semanais.

Seguindo os programas dos vestibulares das principais universidades públicas do Maranhão e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o diferencial do cursinho, de acordo com o coordenador, está na didática de ensino. “Os alunos serão estimulados a participar de debates, visitas técnicas e exposições culturais como meio de ampliação de seu universo de conhecimento”, afirmou.

A metodologia das aulas consistirá em aulas expositivas, mescladas com atividades em grupos. Aos sábados, serão exibidos vídeos sobre temáticas diversas ligadas à história, literatura, geografia, entre outras disciplinas, além de debates sobre temas atuais.

As aulas serão ministradas por graduandos que, com a supervisão do coordenador, programarão previamente as disciplinas. O conteúdo das aulas é composto por seleção de bibliografias, apostilas, materiais de apoio, experimentos didáticos, atividades complementares e elaboração de simulados e apostilas.

A seleção dos alunos consistirá em análise de documentos e de condição socioeconômica, como previsto no edital. A lista dos documentos (originais e cópias) que os candidatos devem apresentar é a seguinte:

 a.    Formulário de inscrição, devidamente preenchido;

 b.    Uma foto atual, 3x4;

 c. Cópia do documento de identidade (RG) e do CPF

 d. Cópia do comprovante de residência;

 e. Cópia de conta de luz recente;

 f. Cópia de certificado ou declaração de conclusão de nível médio, ou declaração que esteja cursando o 3º ano do ensino médio.

O formulário de inscrição será fornecido no ato da matrícula, e as atividades terão início no dia 17 de abril. O resultado final será divulgado nos murais do Câmpus de São Bernardo e na página do cursinho, no dia 24 de março de 2017.

Saiba mais

O projeto Cursinho da Inclusão Social é um preparatório que visa contribuir com os estudantes vestibulandos para o acesso ao ensino superior nas universidades públicas de todo o país, e é fruto da iniciativa de alunos de diversos cursos. No Câmpus de São Bernardo, o Curso Pré-Vestibular funcionará sob a Coordenação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico.

Confira o edital 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Géssica dos Anjos
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Ariele Júllian
Última alteração em: 03/03/2017 11:56

Arquivo anexo

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

10/08/2020

19:02

“EaD para Você” promeverá webinário sobre ensino remoto para estudantes com deficiência SÃO LUÍS – Na quarta-feira, 12, o projeto “EaD para Você”, promovido pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (Dinte),...

10/08/2020

18:53

Acadêmicos da UFMA desenvolvem jogo educacional para melhorar interação em sala de aula SÃO LUÍS - A edição mais recente do programa “Rádio Ciência”, da Rádio Universidade FM 106.9, que foi ao ar...

10/08/2020

18:12

Professora do curso de Jornalismo da UFMA-Imperatriz organiza curso sobre parlamento digital IMPERATRIZ - O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) lançará o primeiro curso on-line sobre Parlamento...

10/08/2020

15:25

Segunda do Português: "Comentar" e "Implicar" 1. Comentar As associações linguísticas são normalmente utilizadas quando se tem dúvida sobre alguma estrutura. Por isso é que, com a...

10/08/2020

11:28

Proen divulga edital específico para a lista de espera da UFMA SÃO LUÍS - A Pró-Reitoria de Ensino divulgou, nessa segunda-feira, 3, o edital que Regulamenta os prazos e procedimentos específicos...
Fim do conteúdo da sessão