Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Reitora Nair Portela recebe avaliadores do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas

Publicado em: 27/09/2016

SÃO LUÍS - O Comitê Técnico do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) iniciou na última segunda-feira (26) a avaliação externa do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão. O primeiro momento da avaliação compreendeu a recepção do comitê pela reitora Nair Portela e por professores do curso de Medicina da UFMA, no gabinete da reitoria.

Criado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) é formado por professores e alunos de medicina selecionados de várias localidades do Brasil e que tem por objetivo identificar se os cursos da área, públicos e privados do país, estão cumprindo as exigências mínimas para a formação de profissionais, observando os seguintes aspectos: projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente e discente e infraestrutura.

De acordo com a coordenadora da visita ao curso de Medicina da UFMA, Patrícia Tempski, o intuito é avaliar a qualidade do curso de forma mais crítica. “Durante a visita, procuramos ouvir professores, alunos e pacientes, levando em consideração a gestão do curso, os resultados já obtidos, além de promover uma rede de colaboração entre as escolas de medicina do país, no intuito de melhorar a prática médica que irá se refletir na sociedade”, destacou Tempski.

Segundo a reitora Nair Portela, a conquista por uma vaga em um curso de medicina é o sonho de muitos jovens, no entanto, é preciso pensar na qualidade do ensino na graduação e por isso é importante colocar o curso de Medicina da UFMA em avaliação, para identificar os pontos que devem ser melhorados.

“Assim como ocorreu com os cursos de Turismo, Enfermagem, Serviço Social, dentre outros da Universidade que tiveram uma avaliação positiva esse ano pelo Guia do Estudante, queremos que outros cursos da instituição também tenham resultados positivos. O curso de Medicina da UFMA é muito concorrido e almejamos formar profissionais cada vez mais capacitados, então a avaliação do Saeme é uma oportunidade de conhecermos as deficiências do nosso curso através de uma análise de profissionais externos”, mencionou a reitora.

A professora do curso de Medicina da UFMA, Maria do Carmo Lacerda, ressaltou que o curso vem melhorando o modo de ensinar, com o estímulo a inserção de tecnologias no processo de ensino aprendizagem, além de priorizar o contato mais próximo dos discentes com a comunidade.

“O curso de Medicina, hoje, conta com o laboratório de habilidades, em que professores e alunos desenvolvem atividades práticas que o curso exige, além de que estamos mostrando que o conhecimento não está só dentro do hospital, inserindo os alunos nas atividades que envolvem o contato direto com a comunidade, sobretudo com moradores da área Itaqui-Bacanga, onde a UFMA está situada”, frisou a docente.

Os médicos Patrícia Tempski, Milton de Arruda Martins e Ipojucan Calixto Fraiz, além do aluno de medicina Pedro Henrique de Oliveira, serão os avaliadores do curso de Medicina da UFMA. Após a etapa de autoavaliação, da análise de documentação, da visita de três dias à instituição, da elaboração de relatório com recomendações para que a escola atinja seu melhor potencial e a entrega do parecer final, o curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão pode receber a acreditação do Saeme.

A adesão ao Sistema de Acreditação de Escolas Médicas é voluntária. Para esse ano, o Saeme recebeu a inscrição de 31 cursos de medicina do país e o curso da Universidade Federal do Maranhão é o 21° a ser avaliado. O comitê técnico do programa fica em São Luís até amanhã (28) e visitará as dependências do Hospital Universitário, as salas aulas do curso de Medicina, além de outros espaços em que os estudantes e professores do curso desenvolvem suas atividades.

===

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.

Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Patrícia Santos

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Géssica dos Anjos
Última alteração em: 27/09/2016 13:11

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

17/01/2020

18:19

UFMA e SECMA dialogam para fomentar projetos culturais SÃO LUÍS – "A Universidade Federal do Maranhão dialoga com todas as instituições que visam atender à sociedade e implementar...

17/01/2020

17:23

HU-UFMA comemora 29 anos como hospital universitário SÃO LUÍS - Completar um ano de existência é uma grande conquista, e o que falar quando uma instituição completa...

17/01/2020

13:30

Lançado edital de seleção a alunos do curso de Engenharia Elétrica para intercâmbio na França SÃO LUÍS – A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), por meio da Diretoria de Internacionalização, lançou...

17/01/2020

13:08

DINTE realiza reunião para apresentação do plano pedagógico dos polos em Educação a Distância SÃO LUÍS – Na manhã desta sexta-feira, 17, foi realizada uma reunião no auditório 2 da Superintendência de Informação, Sistemas...

17/01/2020

12:45

RÁDIO DCOM - UFMA recebe comitiva do Consulado Americano em Recife para firmar parceria SÃO LUÍS – A UFMA e a Embaixada dos Estados Unidos firmam acordo para implantação de projeto de ensino da...
Fim do conteúdo da sessão