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Andifes realiza pesquisa que identifica perfil socioeconômico dos estudantes de graduação

Publicado em: 22/07/2003

Brasília - Inicia neste segundo semestre uma nova pesquisa para traçar o 2º Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das IFES. O trabalho está sendo desenvolvido pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), órgão assessor da Andifes, sob a presidência do professor Kleber Salgado Bandeira (UFPB).

Na última reunião do Conselho Pleno da Andifes, no dia 15 de julho, a professora Therese Hofmann Gatti (UnB), membro da equipe coordenadora, apresentou o projeto de pesquisa aos dirigentes das IFES. Em seguida, a presidente da Associação, reitora Wrana Maria Panizzi, designou o reitor José Antônio de Souza Veiga (UFRRJ) para a coordenação nacional do projeto.

O objetivo é atualizar os dados pesquisados no primeiro trabalho, realizado no segundo semestre de 1996, que trouxe importantes contribuições sobre a realidade dos estudantes universitários. Na época, a pesquisa identificou que 44% dos estudantes matriculados vinham de famílias das classes C, D e E, e que 14% destes demandavam programas de assistência como condição de permanência e conclusão do seu curso. Isso incentivou a construção do Plano Nacional de Assistência Estudantil, que atualmente encontra-se na Câmara dos Deputados para ser transformado em Projeto de Lei.

Desta vez, cerca de 408 mil alunos de graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) - dados da Andifes, junho de 2002 - devem ser pesquisados, contra 328 mil matriculados há sete anos. “A finalidade é fazer um estudo comparativo entre as duas realidades, o que é essencial para a avaliação e definição de políticas para o ensino superior público no Brasil”, diz o presidente do Fonaprace. Ele acredita que já houve mudanças no perfil, com uma procura maior pela assistência estudantil, devido ao crescente ingresso de alunos das classes C, D e E nas universidades federais.

O trabalho conta com a participação das 54 IFES. Na fase atual, a equipe coordenadora da pesquisa, formada por representantes de cinco instituições federais - UnB, UFPB, UFRPE, UFF e UFU - busca recursos para financiamento do projeto, que está orçado em R$ 600 mil. Segundo o professor Bandeira, já existe compromisso da SESu em fornecer os recursos necessários para pesquisas como esta, que contribuem com dados para subsidiar políticas públicas na área de Educação Superior.

A metodologia a ser utilizada nesta pesquisa deve ser definida nos próximos 15 dias, mas terá como base os métodos adotados na primeira, que incluem formulação do questionário, definição do critério de estratificação social, plano amostral, além do treinamento das equipes locais.

“Ao mesmo tempo em que os dados apontam a demanda por assistência estudantil, conforme a pesquisa realizada em 1996, revelam que a democratização não se dá apenas ao acesso à universidade pública, mas também às condições proporcionadas ao aluno econômica e culturalmente menos favorecido, para que ele conclua os estudos com a mesma qualidade daqueles pertencentes a classes de mais alta renda”, enfatiza o presidente do Fonaprace. De acordo com o presidente, tudo isso deve contribuir com a redefinição de ações que favoreçam redução dos índices de evasão e retenção, fatores que interferem diretamente no custo do ensino superior público.

As pesquisas de campo estão previstas para iniciar nos próximos dois meses. Todos os dados devem ser conhecidos até dezembro de 2003.
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