Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

<b>Professor Sílvio Rogério Rocha de Castro</b>

Publicado em: 01/12/2002

“O profissional de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Relações Públicas e Radialismo, tem a missão de analisar os problemas do seu tempo sócio-histórico, das mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas e o modo como esses problemas e mudanças estruturam as práticas sociais, comunicacionais e profissionais, assim como contribuir para a formação de profissionais críticos e criativos no desenvolvimento e uso das ciências e na produção, circulação e consumo de produtos culturais na sociedade. Do ponto de vista específico, as graduações tem as seguintes características: Jornalismo: Registrar fatos jornalísticos, apurando, interpretando, editando e transformando-os em notícias e reportagens; Interpretar, explicar e contextualizar informações; Investigar informações, produzir textos e mensagens jornalísticas com clareza e correção e editá-los em espaço e período de tempo limitados; Formular pautas e planejar coberturas jornalísticas; Formular questões e conduzir entrevistas; Relacionar-se com fontes de informação de qualquer natureza; Compreender e saber sistematizar e organizar os processos de produção jornalística; Desenvolver, planejar, propor, executar e avaliar projetos na área de comunicação jornalística e avaliar criticamente produtos, práticas e empreendimentos jornalísticos. Rádio e Televisão: Gerar produtos audiovisuais em suas especialidades criativas, como escrever originais ou roteiros para realização de projetos audiovisuais; adaptar originais de terceiros; responder pela direção, realização e transmissão de programas audiovisuais; editar e finalizar programas analógicos ou digitais; Saber como planejar, orçar e produzir programas para serem gravados ou transmitidos; administrar, planejar e orçar estruturas de emissoras ou produtoras; Dominar as linguagens e gêneros relacionados às criações audiovisuais. Relações Públicas: Desenvolver pesquisas e auditorias de opinião e imagem; Realizar diagnósticos com base em pesquisas e auditorias de opinião e imagem; Elaborar planejamentos estratégicos de comunicação institucional; Estabelecer programas de comunicação estratégica para criação e manutenção do relacionamento das instituições com seus públicos de interesse; Coordenar o desenvolvimento de materiais de comunicação, em diferentes meios e suportes, voltados para a realização dos objetivos estratégicos do exercício da função de Relações Públicas”.
Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2021

00:00

Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no 1º semestre de 2021 começam dia 19, exclusivamente de forma on-line A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre...

05/04/2021

00:00

Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão...

04/01/2021

20:00

Segunda do Português: "Tão pouco" e "Pornografia" 1. Pornografia No exemplo abaixo, destacamos uma infração muito comum cometida com a palavra “pornografia”. Observe:                 D. Francisca, seu filho foi...

04/01/2021

08:25

A UFMA QUE A GENTE FAZ SÃO LUÍS - Acompanhe os detalhes das principais atividades e ações realizadas pela instituição durante a última semana de 2020,...

31/12/2020

13:58

Portal da UFMA estará de cara nova logo no primeiro dia do ano de 2021 SÃO LUÍS - Com a chegada de um novo ano, novos planos, novos objetivos, novas ideias e novos planejamentos vão...
Fim do conteúdo da sessão