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Enade 2007

Publicado em: 09/07/2007

Os universitários brasileiros, na maioria das áreas, lêem menos de dois livros por ano, informam-se principalmente pela televisão, não falam inglês e consideram que o curso poderia ter exigido mais deles. Esse é o resultado da análise dos questionários socioeconômicos dos formandos que participaram do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Na terceira edição do exame, que substituiu o provão, já é possível comparar o perfil de alunos de 48 carreiras.

Há uma insatisfação com o nível de exigência nos cursos. Em 29 das 48 áreas analisadas, mais da metade dos estudantes afirmaram que o curso deveria ter exigido um pouco ou muito mais deles. Pelos questionários, é possível avaliar também em que cursos os alunos mais se dedicam. Os futuros médicos são disparados os que mais estudam além do horário das aulas curriculares. Cerca de 41% gastam mais de oito horas semanais com atividades suplementares.

A análise dos questionários também mostrou que a cor e a renda média familiar variam entre o tipo de curso. Nos de formação de professores a maioria declarou ser negra, parda ou mulata; nos de engenharia e nos da área médica, o número de autodeclarados negros, pardos e mulatos é bem pequeno.

Os dados de renda são praticamente iguais aos de cor. Novamente, os cursos voltados para a formação de professores se destacam como os que têm a maior proporção de alunos de menor renda. No outro extremo, estão as engenharias e os cursos das áreas médicas, mais computação e arquitetura, que apresentaram menor presença de estudantes mais pobres.

Medicina e engenharia, onde a relação candidato/vaga é quase sempre maior do que nas áreas de formação de professores, são também os cursos que trazem mais retorno financeiro.

A análise constatou que quanto menos rentável for aparentemente o curso, menos exigências há durante a graduação, e que, portanto, os alunos se sentem menos preparados para o exercício profissional.

Mais informações sobre o resultado da pesquisa socioeconômica pelo www.mec.gov.br
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