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ANDI divulga selecionados para bolsas

Publicado em: 01/02/2007

Saiu a lista dos estudantes universitários selecionados para participar do processo de concessão de bolsas para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Programa de Cooperação para a Qualificação de Estudantes de Jornalismo, promovido pela ANDI (Agência de notícias dos direitos da infância) e pela Fundação Kellogg. Ao todo, são 27 alunos dos cursos de Comunicação e Ciências Sociais de 38 universidades brasileiras, espalhadas por 13 estados. Os selecionados receberão um auxílio de R$ 300,00 durante seis meses para desenvolver os trabalhos com foco na relação entre comunicação e a agenda social brasileira.

Um dos trabalhos escolhidos é o da estudante da Universidade Federal do Maranhão Sarita Bastos, orientada pelo professor doutor Francisco Gonçalves, coordenador do curso de Comunicação Social do campus I da UFMA.

A variedade dos temas apresentados no concurso foi grande. Assuntos como cultura popular, violência doméstica, rádio comunitária, jornal de bairro, análise de conteúdo da mídia com foco no público infantil e outros, serão abordados nos Trabalhos de Conclusão de Curso. A idéia do programa é justamente essa: estimular nos estudantes uma aproximação do contexto social brasileiro. Com base nisso, o tema trabalhado pela estudante de jornalismo Sarita Bastos foi a “Análise da cobertura jornalística de revistas semanais brasileiras sobre doenças negligenciadas pela indústria farmacêutica e pelas políticas públicas.”

Essa é a primeira etapa do programa. As bolsas dos alunos selecionados nessa primeira fase serão concedidas de fevereiro a julho. Outra fase deverá ser aberta ainda este semestre com nova publicação de edital. Esta será uma segunda etapa que financiará a pesquisa de novos alunos, desta vez, por cinco meses, de agosto a dezembro de 2007.


Imprensa fora de contexto
A iniciativa de se criar o Programa InFormação surgiu da constatação de que a imprensa no Brasil discute, não raro, de maneira pouco aprofundada temas como educação, desigualdades, preconceitos de sexo e etnia, políticas públicas, direitos humanos, etc. Quando o faz, acaba sendo de maneira descontextualizada e, por isso, empobrece a discussão. Esta situação pode ser explicada, em boa medida, pela ausência destes temas na formação dos jornalistas nas universidades públicas e privadas do país.

Para o coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão Francisco Gonçalves de Conceição, “a universidade não pode ficar indiferente aos temas sociais”. A cooperação das universidades no sentido de preparar profissionais de comunicação atentos às causa sociais é fundamental para se preencher essa lacuna no jornalismo brasileiro.

A jornalista Marta Avancini, que trabalhou durante oito anos nas redações dos jornais de São Paulo, diz que, de fato, há pouco interesse dos veículos de comunicação em abordar assuntos sociais. Geralmente, a iniciativa parte dos repórteres e, apenas com isso, os jornais pensam que estão dando a atenção necessária a esses temas.

Informações:

ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência
Coordenação de Relações Acadêmicas
(61) 2102 6535 / 6537 / 6547
www.informacao.andi.org.br
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