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UFMA e PRONERA capacitam educadores rurais no Maranhão

Publicado em: 19/07/2006

Concludentes do Projeto de Capacitação
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através do Departamento de Interiorização, está consolidando cada vez mais sua atuação em áreas rurais no interior do Estado. O avanço aconteceu através do projeto “Centro de Educação de Jovens e Adultos da Região dos Cocais do Estado do Maranhão”, vinculado ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). A idéia previa a formação de educadores em áreas de assentamento rural na região dos cocais e o engajamento do homem do campo na luta pela reforma agrária no país.

Os resultados positivos foram revelados na manhã desta terça-feira (18), durante cerimônia de encerramento que contou com a participação de representantes das entidades organizadoras. Na sede da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Maranhão (FETAEMA), em São Luís, foram diplomados 30 educadores aptos a ministrar aulas no ensino fundamental em áreas de assentamento rural. A orientação dos organizadores é combater o analfabetismo e a miséria através de uma educação inovadora, disposta a preservar a identidade cultural do homem do campo.

Os novos educadores cumpriram uma carga horária de 800 horas, distribuídas por sete etapas – cada uma com duração aproximada de 20 dias. Participaram moradores de cinco municípios da região dos cocais: São João do Soter, Caxias, Coroatá, Codó e Alto Alegre. Todos são articulados a movimentos sociais e a sindicatos de trabalhadores rurais.

“A idéia é levar mais conhecimento ao homem do campo através de um método pedagógico baseado na sua realidade”, disse o professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA e coordenador do projeto, Élio Pantoja. Ele informou que os novos educadores vão multiplicar, nas regiões em que vivem, os conhecimentos e experiências que adquiriram com os professores universitários.

Estudantes universitários também participaram dos trabalhos. Emocionada, a estudante de pedagogia da UFMA, Sara Oliveira, revelou as dificuldades enfrentadas pelo grupo durante o período de execução do projeto. “Apesar de tudo o que passamos, conseguimos chegar até o fim”, salientou.

Além de UFMA, PRONERA e FETAEMA, participaram da ação o Colégio Universitário (COLUN), a Fundação Sousândrade e o Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA).
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