Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Editais

17/11/2003 - Retificação do Edital nº 03/2003-GR

Nova retificação referente ao edital n° 1-GR, que trata do concurso público para pessoal técnico-administrativo

Clique aqui para fazer o download

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
GABINETE DO REITOR
RETIFICAÇÃO N.º 03/2003-GR, DE 14/11/2003,
REFERENTE AO EDITAL N.º 1-GR, DE 03/11/2003, QUE TRATA DO
CONCURSO PÚBLICO PARA PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público, a quem interessar possa, quanto ao Concurso Público regido pelo Edital n.º 1-GR, de 03/11/2003, publicado no Diário Oficial da União no dia 05/11/2003, Seção 3, folhas 21 a 24, alterado pela Retificação n.º 01/2003-GR, de 10/11/2003, publicada no Diário Oficial da União no dia 12/11/2003, Seção 3, folhas 34, e pela Retificação n.º 02/2003-GR, de 11/11/2003, publicada no Diário Oficial da União no dia 13/11/2003, Seção 3, folhas 28, as alterações no texto do referido Edital, que passa a vigorar com a seguinte redação:

SUBITEM 1.3: Serão oferecidas 29 (vinte e nove) vagas, para o Hospital Universitário – HUUFMA, sendo 18 (dezoito) vagas para cargos do Grupo de Nível Superior e 11 (onze) vagas para cargos do Grupo de Nível Médio.

SUBITEM 3.1: Serão oferecidas 18 (dezoito) vagas para Cargos de Nível Superior e 11 (onze) vagas para Cargos de Nível Médio do Quadro de Pessoal Técnico-Administrativo da UFMA, conforme Anexo I deste Edital.

SUBITEM 6.3: As provas, eliminatórias e classificatórias, constarão de 50 (cinqüenta) questões de múltipla escolha, com cinco opções e uma única resposta correta, de acordo com o especificado a seguir:
CARGOS NÍVEL SUPERIOR
Assistente Social, Engenheiro Mecânico, Cirurgião Dentista Buco-Maxilo-Facial, Fonoaudiólogo, Médico/Cardiologia Clínica, Médico/Cardiologia – Eletrofisiologia, Médico/Cirurgia Vascular Periférica e Terapeuta Ocupacional.
CARGOS NÍVEL MÉDIO
Técnico em Radiologia, Técnico em Laboratório/Patologia Clínica.

ANEXO I: DEMONSTRATIVO DE CARGOS/ESPECIALIDADES, REQUISITOS BÁSICOS, NÚMERO DE VAGAS, CARGA HORÁRIA SEMANAL, REMUNERAÇÃO INICIAL E CÓDIGO SIAPE
Fica incluído o seguinte texto:
2. CARGOS/ESPECIALIDADE DE NÍVEL MÉDIO
TÉCNICO EM LABORATÓRIO/Patologia Clínica
REQUISITOS BÁSICOS: Curso de Ensino Médio completo; Curso Técnico e/ou profissionalizante na área de patologia Clínica em Instituição credenciada.
N.º DE VAGAS: 07 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 40h
REMUNERAÇÃO INICIAL: R$ 588,23 CÓDIGO SIAPE: 774963 a 774969

ANEXO II: DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS
Fica incluído o seguinte texto:
CARGOS DE NÍVEL MÉDIO
2. TÉCNICO EM LABORATÓRIO/Patologia Clínica
ATRIBUIÇÕES: Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de especialidade como: coleta, análise e registros de materiais e substâncias através de métodos específicos para cada caso; preparar reagentes e outros materiais utilizados em experimentos; auxiliar na elaboração de relatórios técnicos e na computação de dados estatísticos, reunindo os resultados dos exames e informações; selecionar material e equipamentos a serem utilizados na sua atividade; zelar pela limpeza e conservação de vidrarias, bancadas e equipamentos em geral do laboratório; controlar o estoque de material de consumo do laboratório; executar outras atividades compatíveis com a função.

ANEXO III: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA AS PROVAS OBJETIVAS
CARGOS DE NÍVEL MÉDIO
Fica incluído o seguinte texto:
2. Conhecimentos Específicos.
2.2 TÉCNICO EM LABORATÓRIO/Patologia Clínica
Programa: 1. Humanização do atendimento laboratorial. 2. Interações multidisciplinares no laboratório clínico. 3. Biossegurança. 4. Assepsia e Antissepsia. 5. Lavagem e esterilização. 6. Material biológico: coleta, preparo, distribuição, conservação, descontaminação e descarte. 7. Reagentes químicos (soluções simples, soluções-tampões, anti-coagulantes, corantes, etc.): preparo, estocagem e conservação. 8. Urinálise: caracteres físicos e químicos. 9. Exame Parasitológico de Fezes: Método Direto e de Concentração. Caracterização dos principais Helmintos e Protozoários intestinais. 10. Bioquímica do sangue, líquidos humorais e urina: Métodos colorimétricos para dosagem de glicose, uréia, creatinina, cloretos, proteínas totais e ácido úrico. 11. Hematologia: contagem global de hemácias, leucócitos e plaquetas. Testes de solubilidade e de Falcização. Métodos de coloração: esfregaços sanguíneos e gota espessa. 12. Microbiologia: provas bioquímicas de identificação de microorganismos em cultura. Técnicas de Aglutinação para identificação de microorganismos. Preparo de meios de cultura. 13. Imunologia: provas laboratoriais para classificação de hemácias humanas. Testes de compatibilidade. Pesquisa de anticorpos irregulares. Reação de VDRL. 14. Pesquisa dos principais Hematozoários (Gênero Plasmodium). 15. Uso, conservação e limpeza dos equipamentos no laboratório clínico.

FERNANDO ANTONIO GUIMARÃES RAMOS
Reitor