Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Editais

10/03/2003 - Edital PROEN Nº 20/2003

Inscrições para a seleção ao Curso de Mestrado em Educação

Clique aqui para fazer o download

PRÓ-REITORIA DE ENSINO - DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO - DIVISÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO
Recomendado pela CAPES
Aprovado pela Resolução CONSEPE N.º 05/88


O DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO desta Pró-Reitoria comunica aos interessados que estarão abertas as inscrições para a seleção ao Curso de Mestrado em Educação, no período de 19 a 30 de maio de 2003, no horário das 9h às 11h30min e das 15h às 17h30min, na Secretaria do Curso de Mestrado em Educação, localizada na Av. dos Portugueses, s/n, Campus Universitário do Bacanga.

As inscrições obedecerão aos seguintes requisitos:

I - CLIENTELA

Serão aceitos graduados, nos diferentes campos do conhecimento, portadores de diplomas obtidos em cursos superiores de duração plena reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação.

II - DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

- Cópia do diploma de graduação e do histórico escolar;
- Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
- 2 (duas) fotografias 3x4, recentes;
- Ficha de inscrição preenchida;
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) em formulário próprio codificado: Banco do Brasil, Agência/UFMA - 3602-1- Conta: 170.500-8
- Anteprojeto de pesquisa com tema relacionado a um Grupo de Pesquisa do Mestrado em Educação;
- Memorial contendo análise das experiências profissionais e acadêmicas, razões da escolha do objeto de estudo, expectativas em relação ao Curso e perspectivas profissionais após sua conclusão.

III - NÚMERO DE VAGAS

- 20 (vinte)

IV - ESTRUTURA GERAL DO CURSO

- Esta informação se encontra no Manual de Seleção do Mestrado em Educação, disponível na Secretaria do Curso de Mestrado e no site: www.ufma.br

V - INSCRIÇÃO

A inscrição de que trata o presente Edital será realizada no período de 19 a 30 de maio de 2003, na Secretaria do Curso de Mestrado em Educação, à Avenida dos Portugueses, s/n - Campus Universitário do Bacanga, no horário compreendido entre as 9h e 11h30min e 15h e 17h30min, ou ainda através de procuração ou do envio da documentação pelo correio, que deverá ser postada no período previsto para sua realização. Não haverá inscrição condicional e qualquer valor pago não será devolvido, em hipótese alguma.

VI - GRUPOS DE PESQUISA

1. Política de Educação Básica
2. Educação e Trabalho: políticas e práticas da formação profissional
3. Reestruturação Produtiva, a Mundialização, Movimentos Sociais e o Estado Contemporâneo
4. Cultura, Imaginário e Educação
5. Escola, Currículo e Avaliação
6. Cultura Científica e Produção de Conhecimento Educacional
7. História das Instituições e das Práticas Escolares
8. Formação e Trabalho Docente
9. Educação Especial
10. Educação, Mulheres e Gênero
11. História e Memória da Educação Maranhense

A caracterização dos Grupos de Pesquisa encontra-se no Manual de Seleção do Mestrado em Educação, disponível na Secretaria do Curso de Mestrado e no site: www.ufma.br

VII - SELEÇÃO

A seleção será feita no período de 23 de junho a 12 de julho de 2003, constando de 2 (duas) etapas, sendo a primeira eliminatória e a segunda classificatória. A primeira etapa consistirá em uma prova escrita sobre tema da área educacional e da análise do anteprojeto, sendo 7,0 (sete) a nota mínima, em cada um, para aprovação, numa escala que vai de 0 (zero) a 10 (dez). A segunda constará da entrevista, apenas para os candidatos aprovados na primeira etapa. A entrevista será feita individualmente pela Comissão de Seleção, com o objetivo de discutir o anteprojeto complementando-o com a análise do memorial. Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez) à entrevista que somadas às notas da prova escrita e do anteprojeto servirão para calcular a média aritmética com fins de classificação.

A prova escrita será realizada no dia 23 de junho de 2003, das 8h30min às 12h00 no prédio do Centro de Ciências Sociais - CCSo.

A análise do anteprojeto e a realização das entrevistas serão estabelecidas em cronograma a ser definido pela Comissão Coordenadora do Processo Seletivo.

VIII – MATRÍCULAS

Os candidatos selecionados serão matriculados no período de 28 a 31.07.2003, no horário das 9h às 11h30min e das 15h às 17h30min, na Secretaria do Curso de Mestrado em Educação.

IX - INÍCIO DO CURSO

O início do curso está previsto para o dia 09 de setembro de 2003.

Outras informações poderão ser obtidas na Divisão de Cursos de Pós-Graduação desta Pró-Reitoria ou no Mestrado em Educação - Telefones (98) 217-8452 - 217-8450, Fax: 217-8451 - site: www.ufma.br

Maria Núbia Barbosa Bonfim
Pró-Reitora