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Editais

04/07/2005 - Curso de especialização em Ergonomia

EDITAL PPPG Nº 09/2005

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Aprovado pela Resolução CONSEPE Nº 396/2005)

A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO comunica aos interessados que estarão abertas, no período de 1º a 21 de junho de 2005, no horário de 8h às 18h, no Departamento de Desenho e Tecnologia (DeDET), localizado no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Campus Universitário do Bacanga, Avenida dos Portugueses, S/N, às inscrições para seleção ao Curso de Especialização em Ergonomia, obedecendo aos seguintes requisitos:
I. CLIENTELA:
§ Graduados em Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Enfermagem e Medicina do Trabalho, Educação Física, Fisioterapia e Reabilitação, Terapia Ocupacional, Psicologia, Administração, Arquitetura, Desenho Industrial (Design).

II. DOCUMENTAÇÃO:
§ Fotocópia do diploma de graduação;
§ Fotocópia do histórico escolar;
§ Fotocópia da carteira de identidade e CPF;
§ Curriculum Vitae comprovado;
§ 03 (três) fotografias 3 x 4 recentes;
§ Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (em formulário próprio).

III. NÚMERO DE VAGAS: 40

IV. CARGA HORÁRIA: 480hs/aula

V. CUSTO TOTAL DO CURSO:

O custo total por participante será de R$ 4.850,00 pagáveis conforme abaixo discriminado:

§ Taxa de Inscrição R$15,00;
§ Matrícula R$35,00;
§ Parcelas: 16 de R$300,00.

A data do pagamento deverá ser até o dia 10 (dez) do mês vigente. O aluno deverá assinar um contrato de prestação de serviços educacionais entregue no primeiro dia de aula.

VI. SELEÇÃO:

A seleção dos candidatos será realizada por comissão, designada pelo Coordenador do Curso. A Comissão Examinadora será composta de 3 (três) docentes para proceder à análise e emitir parecer sobre os requerimentos dos candidatos. É vedada a participação no processo de seleção, em qualquer fase, de membros da Comissão Examinadora que sejam cônjuges, parentes consangüíneos, civis e/ou afins dos candidatos, até o 3o (terceiro) grau inclusive.

A seleção será realizada no período de 22 a 23 de junho de 2005, através dos seguintes elementos estabelecidos na norma interna do Programa (Normas para o Processo de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Ergonomia), aprovado em 11 de maio de 2005, tendo como referência a RESOLUÇÃO NO 79/CONSUN, de 26 de abril de 2005:

P1: entrevista em caráter classificatório, de peso 1 (10 pontos), que consiste em avaliar o candidato sobre o ponto de vista da motivação, maturidade, disponibilidade de tempo, experiência de pesquisa e comunicabilidade;

P2: análise do histórico escolar, de caráter classificatório de peso 4 (40 pontos), que contempla a avaliação do candidato em relação ao coeficiente de rendimento global. A pontuação do aluno obedecerá a seguinte escala:
- Coeficiente de rendimento ≥ 7,00 e ≤ 7,50 equivale a 1,0 ponto
- Coeficiente de rendimento ≥ 7,50 e ≤ 8,00 equivale a 2,0 pontos
- Coeficiente de rendimento ≥ 8,00 e ≤ 9,00 equivale a 3,0 pontos
- Coeficiente de rendimento ≥ 9,00 e ≤ 10,00 equivale a 4,0 pontos

P3: análise do Curriculo Vitae, de caráter classificatório de peso 5 (50 pontos), contemplando o desempenho na área em termos de: experiência profissional (intervenções ergonômicas solicitados por uma empresa – 0,5 ponto, laudos técnicos – 0,5 ponto, realização de treinamentos de conscientização, sensibilização e multiplicação em Ergonomia que totalizem um mínimo de 40 horas – 0,25 ponto; regência de disciplina de Ergonomia em cursos de graduação e de pós-graduação, onde a mesma seja obrigatória ou eletiva com carga horária não inferior a 40 horas – 0,25 ponto; realização de mini-cursos, palestras, dinâmica ou oficina de Ergonomia em eventos ou atividades regulares de formação em cursos acreditados ou reconhecidos, que totalizem 40 horas ou mais de atividade – 0,5 ponto) e produção científica (artigo publicado em periódicos: internacional, 0,5 pontos, nacional, 0,25 ponto, local, 0,25 ponto; trabalhos completos publicados em anais de eventos: internacional, 0,5 ponto, nacional, 0,25 ponto, local, 0,25; resumo de trabalhos publicados em anais de eventos: internacional, 0,5 ponto, nacional, 0,25, local, 0,25; ).

A pontuação final será o somatório de P1, P2 e P3. Será atribuído a cada elemento de avaliação a nota de 0 a 10. A nota atribuída será multiplicada pelo seu respectivo peso para compor a pontuação final, que terá distribuição de 0 a 100.

Os critérios utilizados para desempate na concessão de bolsas obedecerão a seguinte ordem: 1- maior pontuação no currículo vitae; 2- maior coeficiente de rendimento do aluno.

VII. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO:

Os resultados da avaliação de currículo serão divulgados no dia 24 de junho, horário de expediente.
local: DeDET

VIII. MATRÍCULAS:

Os candidatos selecionados serão matriculados no período de 25 a 28 de junho de 2005, no horário normal de expediente, no DeDET, localizado no CECET.

IX. INÍCIO DO CURSO E LOCAL DE FUNCIONAMENTO

O início do curso está previsto para o dia 08 de julho de 2005, devendo ser ministrado às sextas-feiras [das 14:00 às 21:00 horas] e aos sábados [das 09:00 às 17:00 horas], quinzenalmente.

Local: auditório do Programa UFMA virtual, CEB velho, no Campus do Bacanga.

Outras informações poderão ser obtidas na Divisão de Cursos de Pós-Graduação desta Pró-Reitoria ou no Departamento de Desenho e Tecnologia.

Telefones: (98) 3217 8217/ 3217 8715.

São Luís, 30 de maio de 2005.

Prof. Dr. João Elias Mouchrek Filho
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação