20/04/2010 17:18

Foto Elementos químicos na composição de produtos de limpeza podem causar reações alérgicas

Na pia, no tanque, perto do chuveiro, na dispensa, os itens de limpeza estão em nosso cotidiano e, por conta dessa proximidade e do contato diário com os mesmos, algumas pessoas podem ter reações alérgicas.

A agressão à pele se dá, em geral, pelo contato com produtos de limpeza como o sabão em pó, a água sanitária, entre outros, que têm em sua composição aditivos químicos próprios para limpeza pesada utilizados na lavagem de objetos brutos ou ásperos como roupas, por exemplo.

Segundo o professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Maranhão, Joacir Batista Lima, os elementos cáusticos destacam-se como principais agentes causadores de alergias. “Existem produtos que são mais cáusticos que outros. O sabonete, por exemplo, tem um teor cáustico bem menor por agredir menos a pele”,, exemplificou.

O professor destaca ainda os corantes e as essências como possíveis causadores de alergias. Entretanto, ele afirma que os tipos de reações e a intensidade vão variar de indivíduo para indivíduo.

Função

A principal função dos elementos cáusticos é a remoção das gorduras existentes nos materiais sujeitos a lavagem. Quanto mais sensível o material, menor a quantidade de elementos cáusticos. Por isso, rostos oleosos, por exemplo, necessitam de produtos mais cáusticos. Para estes, é indicado o sabão, ao invés do tradicional sabonete.

Na foto, Joacir Batista Lima (professor de Química/ UFMA).

Universidade

Fone: (98) 3272 - 8000