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UFMA tem novo curso de Mestrado Acadêmico

Publicado em: 15/12/2009

No ultimo dia 7, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgou os resultados da apreciação de propostas de cursos novos de 2009. Entre os aprovados, está a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Matemática, Probabilidade e Estatística. As propostas foram analisadas e recomendadas durante a 114ª Reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), nos dias 23 e 24 de novembro, em Brasília.

Segundo informações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, trata-se de um mestrado por associação temporária com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Universidade Federal de São Carlos – SP (UFSCAR). Além disso, o novo curso conta com o apoio da FAPEMA através da concessão de bolsas. A criação do curso vem atender à necessidade de formação de novos pesquisadores na área de Matemática.

Uma comissão da Capes visitou a UFMA no final de outubro deste ano e ratificou o forte empenho da Reitoria da Instituição na aprovação do
projeto, através de ações concretas de apoio ao seu corpo docente. E por falar em corpo docente, esse foi um dos pontos aprovados pela comissão de visita. O programa contará com 11 docentes, com dedicação exclusiva, existindo ainda a perspectiva de incorporação de mais 3.

Para a diretora de Pós-Graduação da UFMA, profª. Drª. Teresa Cristina dos Santos Franco, o novo curso é uma vitória. “Esta aprovação é importante para diminuição das assimetrias e ampliação da capacitação profissional não só no estado como na região, visto que a grande quantidade destes cursos está na região sudeste”, afirma. Teresa realizou um pequeno levantamento onde se constatou que 49% dos cursos de mestrado em Matemática estão na Região Sudeste. No Nordeste são 18%, e na Região Norte menos de 5%.

O Conselho Técnico-Científico recomendou a criação do curso com o conceito 3. Segundo a Capes, a criação deste programa tem grande importância estratégica para o desenvolvimento da Matemática num dos estados mais carentes do Brasil e que não dispõe de programa de pós-graduação em Matemática ou Estatística.



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