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Série Enem: como fazer uma redação

Publicado em: 30/11/2009

Você tem dúvidas quanto à estrutura de uma boa redação? Tem problemas com ortografia ou gramática? Busca fazer um bom texto aproveitando o máximo de tempo possível? O professor do Mestrado Interinstitucional em Linguística, José de Ribamar Mendes, responde a algumas das perguntas mais frequentes dos candidatos ao vestibular.

Como devo começar uma redação?
Sansão Hortegal, 23 anos

PROFESSOR MENDES - Em toda redação está previsto ter um título. Então, a própria exigência do processo seletivo é de que você dê um título à sua redação. Um título que seja curto, concreto, conciso, sugestivo, indagador e que lhe oriente a fazer o restante da redação. A introdução é o início do texto apresentado ao leitor. Então, esse leitor vai precisar de uma informação mínima, preliminar, que a gente chama de introdução ao assunto, neste tópico. Então, a informação deve ser mínima e rápida, para que o leitor comece a entender do que você vai continuar falando.

Tenho dificuldades quanto ao título, já que é uma surpresa na prova
Makerly Faria, 18 anos

PROFESSOR MENDES -Primeiro, leia jornais e revistas, assista programas e noticiários de televisão, e você estará em dia com os assuntos mais correntes, que têm a possibilidade de serem abordados numa redação. Segundo, a própria redação traz os textos de apoio. Mesmo que seja um assunto que você nunca tenha visto, haverá textos de apoio na prova. Leia os textos com muito cuidado, tente entender a mensagem que está contida em cada um e use-os como apoio para a sua redação, porque, por mais que você desconheça o tema, estes textos lhe darão um conhecimento mínimo sobre o assunto que você vai desenvolver. E com sua preparação anterior de treino e estudo nos lugares onde as aulas são preparatórias para essa tarefa, você fará uma boa redação. Mas não deixe de usar os textos de apoio, principalmente se você não conhece a temática, porque lá você tem assunto suficiente para desenvolver uma redação.

Como fazer uma boa redação em pouco tempo?
Felipe Castelo Branco, 17 anos

PROFESSOR MENDES - Bom, a escrita é uma tarefa que exige um determinado tempo. Pouco ou muito tempo, vai depender da habilidade de escrita que o candidato tenha. Mas nunca, eu diria, uma redação é feita em pouco tempo. Ela é feita num tempo suficiente previsto no tempo total da prova para que a gente possa desenvolver o assunto. Os examinadores calculam um tempo previsto para fazer a redação. O que não deve acontecer é você utilizar todo o tempo que você tem de prova para fazer as outras partes e deixar o tempo reduzido para fazer uma redação. Eu penso que, de 30 a 40 minutos, um aluno bem preparado consegue fazer uma redação, isto é, redigir, revisar a redação, as ideias, a ortografia e normas previstas para escrita.

Como utilizar figuras de linguagem da melhor maneira possível e não errar em concordância verbal e nominal?
Elayne Ferreira, 21 anos

PROFESSOR MENDES-Isso é possível com o estudo da gramática normativa prescritiva padrão da língua portuguesa. Você precisa fazer um estudo mais calmo, mais aprofundado da estrutura da nomenclatura gramatical brasileira, da norma culta e padrão da gramática em si, para que você possa perceber na hora que estiver fazendo a revisão esses possíveis erros.

Qual a melhor forma de fazer uma conclusão?(Rúben Moura, 19 anos)Como fazer uma conclusão pincelando o que já foi dito no decorrer do texto?(Camila Rodrigues, 23 anos)

PROFESSOR MENDES - A conclusão, como o nome já leva a entender, é um resumo geral do que foi feito anteriormente. Assim como na introdução você dá uma ideia geral do que virá, na conclusão você tem uma ideia final do que já foi escrito. O restante da redação está no que nós chamamos de desenvolvimento do assunto. A introdução põe o leitor em contato com o assunto, o desenvolvimento trabalha mais o assunto detalhadamente e a conclusão é um fechamento, um resumo geral dessa ideia em pouquíssimas palavras.

Mais dúvidas? Então ligue para o Minter em Linguística - 3301-8343.

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