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Últimos dias para submissão de propostas a oito editais

Publicado em: 11/11/2009

Pesquisadores de várias áreas do conhecimento têm poucos dias para prepararem suas propostas e enviar ao CNPq. Até o dia 11 de novembro, oito editais, que juntos somam mais de R$ 23 milhões, têm suas inscrições encerradas.

Estudantes de doutorado das engenharias têm até o dia 3 para se candidatar a uma bolsa na Universidade do Porto, Portugal; no dia 5, a oportunidade se encerra para graduandos, graduados e pós-graduados que queiram realizar plano de treinamento nas áreas de projeto e processos de fabricação de circuitos integrados; no dia 9, o prazo termina para três editais: o de incentivos para a publicação de periódicos científicos, outro para apoiar pesquisas de mapeamento de doenças respiratórias na infância e o que apóia estudos sobre os efeitos de partos cesarianos desnecessários realizados no país; para quem pretende realizar estudos nas áreas de Direito, Economia, Educação e Geografia na Universidade de Salamanca, Espanha, tem até o dia 10 para enviar seu projeto.

Dia 11/11, termina o prazo de inscrições para quem deseja realizar cursos de curta duração em arranjos produtivos locais e projetos para inclusão social de catadores de materiais recicláveis. Veja abaixo um resumo de cada edital e os links para os textos completos.




Brasil e Portugal: Intercâmbio de estudantes de engenharia

O objetivo do programa é apoiar grupos de pesquisa brasileiros e
portugueses, pela participação de estudantes de doutorado que sejam
membros de grupos de pesquisa, em estágios de doutorado-sanduíche. Os
estudantes brasileiros deverão realizar na Faculdade de Engenharia da
Universidade do Porto (FEUP) parte de sua tese de doutoramento a ser
defendida no Brasil, enquanto os estudantes portugueses deverão realizar em instituições brasileiras parte de sua tese de doutoramento a ser defendida em Portugal.
www.cnpq.br/editais/ct/2009/feup.htm


Fabricação de circuitos integrados
Serão investidos R$ 4 milhões para complementar a formação de
especialistas que atuam em semicondutores e microeletrônica.
Possibilitar a participação em projetos de treinamento que envolvam
intercâmbio e cooperação com outros países e colaboração entre
instituições brasileiras públicas ou privadas, são alguns objetivos. As propostas aprovadas deverão ser executadas em um ano.
http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/025.htm


Publicação de periódicos científicos

Os objetivos são apoiar e estimular a editoração e publicação de
periódicos científicos brasileiros que abranjam todas as áreas do
conhecimento. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos
estimados em R$ 5 milhões, sendo 50% proveniente do CNPq e 50% da CAPES.
As inscrições vão até 9 de novembro.
http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/016.htm


Doenças respiratórias na infância

O Edital Nº 054/2009 pretende apoiar estudos transversais para
determinar a prevalência das doenças respiratórias na infância. O
CNPq/MCT vai disponibilizar R$ 2 milhões, provenientes do Fundo Setorial de Saúde. Serão destinados 30% dos recursos a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. O edital completo está disponível em:
http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/054.htm


Cesarianas desnecessárias

O objetivo é selecionar propostas voltadas para a realização de
inquérito epidemiológico sobre as consequências do parto cesáreo
desnecessário no Brasil. Estão disponíveis R$ 3 milhões, sendo R$ 1,5
oriundos do FNDCT/Fundos Setoriais e R$ 1,5 do Fundo Nacional de
Saúde/Decit/SCTIE/MS, a serem liberados de acordo com a disponibilidade
orçamentária e financeira do CNPq.
http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/057.htm


Universidade de Salamanca

Até o dia 10 estão abertas as inscrições para professor-visitante
brasileiro junto ao Centro de Estudos Brasileiros (CEB) da Universidade de Salamanca (USAL), período letivo 2009/2010. O convênio entre o CNPq/MCT e a instituição espanhola pretende contribuir para a difusão do conhecimento e a elaboração de estudos sobre a sociedade brasileira. São até quatro vagas, uma para cada área apoiada: Direito, Economia, Educação e Geografia. A permanência é de dois meses, período de 15 de janeiro a 15 de março de 2010. O auxílio do CNPq é de R$ 14,3 mil por professor-visitante, valor não acumulativo com outras bolsas. A USAL complementa o montante com €$ 600 mensais para cada pesquisador.
http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/usal.htm


Arranjos Produtivos Locais

O CNPq/MCT e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (FNDCT) Ação Transversal lançaram este edital para
selecionar propostas que envolvam ações de capacitação, pesquisas
tecnológicas e de inovação que desenvolvam Arranjos Produtivos Locais
(APLs) nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e a ampliação das
atividades de fomento iniciadas no Edital 39/2008. Os projetos aprovados serão custeados com recurso global estimado em R$ 3 milhões, oriundos do FNDCT/Fundos Setoriais/Ação Transversal. Serão dois temas: Capacitação, que engloba propostas de elaboração e aplicação de cursos de curta duração para a mão de obra envolvida em APLs. O segundo tema seleciona projetos que promovam a interação de instituições de pesquisas e pesquisadores com as empresas integrantes dos APLs.
http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/031.htm
.

Inclusão social de catadores de materiais recicláveis

Este edital destina-se à seleção pública de projetos de pesquisa,
desenvolvimento e extensão tecnológica para promover a inclusão social de catadores de materiais recicláveis e de tecnologias sociais voltadas à agroecologia. A intenção é apoiar a execução de projetos de desenvolvimento e extensão tecnológica que promovam a inclusão social, por meio da melhoria das condições socioeconômicas da população brasileira. As propostas aprovadas serão financiadas com valor estimado em R$ 6 milhões, vindos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( FNDCT ), sendo que 30% dos recursos serão destinados a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/029.htm
.




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