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Começa o Fórum de Graduação 2009

Publicado em: 30/10/2009

O Fórum de Graduação 2009 da UFMA, iniciou suas atividades na manhã desta quinta-feira, 29, no Hotel Hotel Abbeville, no São Francisco, tendo como foco principal o debate e avanços do Planejamento Acadêmico e Desenvolvimento Institucional. O evento é uma iniciativa da Pró-reitoria de Ensino e reúne chefes de Departamento, coordenadores de Curso, docentes, estudantes e técnicos, envolvidos com a graduação.

Discursaram pela manhã, na abertura do evento, o reitor da UFMA, Natalino Salgado; o vice-reitor, Antonio Oliveira; o pró-reitor de ensino, Aldir Araújo Carvalho Filho; a chefe do departamento de direito, professora Edith Maria Barbosa e a coordenadora do curso de pedagogia em Imperatriz, professora Karla Bianca Sousa.

Também estiveram presentes no fórum o pró-reitor de pós-graduação, Fernando Carvalho, o pró-reitor de extensão, Antonio Luis, a pró-reitora de Recursos Humanos, Elisa Lago, o diretor do Nead, Othon Filho, o diretor do NTI, Nélio Guilhon; e a assessora de comunicação, Giselle Marques.

O evento tem como objetivo definir bases normativas do planejamento acadêmico institucional, como instrumento de gestão para a qualidade, a inovação e a inclusão social. Para o reitor Natalino Salgado esta é uma das principais metas da sua gestão: fortalecer o ensino de qualidade na Instituição.

“O Fórum por si só tem grande relevância por proporcionar a oportunidade do colegiado da Universidade, alunos, professores, técnicos democraticamente possam estabelecer uma discussão profícua e ajudar a construir nossa universidade. O Fórum vai ser um momento importante e tem nos ajudado a construir a base recebendo subsidio e contribuição da comunidade universitária para fortalecimento desse novo momento que estamos vivendo na UFMA”, disse o reitor.

Segundo Natalino Salgado, a UFMA tem as diretrizes educacionais do MEC e resoluções muitos antigas que com o tempo foram superadas e precisam ser refeitas dentro de uma nova perspectiva que auxilie na criação de novos projetos pedagógicos, na definição da atuação do espaço da graduação.

O pró-reitor de ensino, Aldir Araújo Carvalho Filho, explicou: “A importância do Fórum é abrir o espaço de discussão democrática para que a Universidade possa repensar seus números. O fórum deste ano, em particular, é muito importante porque o planejamento acadêmico é o principal instrumento da gestão universitária. É a partir dele que se definem todas as atividades. Ele é central para gestão na Universidade. Estamos aqui como facilitadores da discussão mas as respostas e caminhos será responsabilidade de todos”, destacou o pró-reitor.

Aldir Filho relembrou as conquistas da primeira edição do Fórum de Graduação, em 2008, que teve por tema a Reestruturação da Universidade: A partir do fórum 2008 tivemos a oportunidade de criar comissões de trabalho que geraram resultados como: uma nova resolução de estagio, uma nova proposta de calendário acadêmico, uma nova resolução de concursos públicos pra professores, entre outros avanços. A reestruturação está caminhando no sentido de alterar o regimento geral dos cursos superiores e o projeto político-pedagógico institucional, isso com certeza virá nos próximos anos”, enfatizou.


A coordenadora do fórum, professora Iran de Maria Leitão Nunes, falou mais sobre a finalidade do evento. “Queremos, nesse espaço, discutir coletivamente uma resolução que legisle sobre a vida acadêmica, sobre os encargos docentes. O fórum é um espaço que propõe uma discussão iniciada no primeiro fórum”, afirmou.

À tarde, o corpo docente da UFMA foi dividido em cinco grupos para discussão da resolução do planejamento acadêmico: Ciências da Saúde, Exatas, Humanas, Sociais e Pós-Graduação.

De acordo com o diretor de Organização Acadêmica da UFMA, Manoel Martins, o Fórum pretende confirmar e regular o planejamento da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). “Desde o ano passado, nós começamos a fazer debates com os departamentos e professores. Nós esperamos que a plenária seja capaz de produzir um texto coletivo das propostas para o planejamento acadêmico”, disse Manoel.

O planejamento acadêmico prevê e organiza as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade e garante a união destas três áreas. Após discussão e análise, os grupos enviarão as decisões e propostas de mudanças à Proen.


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