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Estudantes de Direito produzem podcasts e vídeos como avaliação da disciplina Direito Internacional Público

Publicado em: 17/12/2020

SÃO LUÍS - O Direito, sendo um curso muito tradicional, enfrenta alguns obstáculos em se adaptar aos novos tempos de educação on-line principalmente quanto às avaliações.

Para deixar a disciplina “Direito Internacional Público” (4º período - matutino), ministrada pela professora Mônica Costa, um pouco mais dinâmica e seguir dando a seriedade que os assuntos estudados merecem, ela solicitou aos estudantes da disciplina que as últimas avaliações fossem apresentações de casos emblemáticos do Direito Internacional e que tivessem sido julgados por importantes Sistemas de Solução de Controvérsias (SSC), como por exemplo, o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, Organização Mundial do Comércio e Corte Internacional de Justiça.

Segundo a docente, a turma aceitou o desafio e, em vez de fazer apresentações tradicionais, em que cada membro da equipe fala um pouco, as apresentações foram feitas por meio de vídeos (criados, elaborados e editados pelos alunos), podcasts, teleaulas, entre outros recursos midiáticos.

“Pode ser pouco para quem está acostumado às mídias e aos meios de comunicação, mas, para muitos desses estudantes, foi a primeira experiência com edição de vídeo, por exemplo”, contou a professora Mônica.

Ela explicou que a cada terça e quinta, por duas semanas, a turma se deparou com vários casos importantes, analisando a questão em si, as alegações das partes, os motivos da decisão, os votos, as sentenças e o funcionamento de cada tribunal/SSC.

“Era visível o comprometimento e atenção dos alunos, a turma estava quase sempre completa, eram 52 estudantes. Foi uma experiência muito gratificante, que pode mostrar que o ensino a distância não precisa ser maçante e cansativo, e que conteúdo jurídico pode ser repassado de uma maneira didática sem diminuir sua importância”, afirmou.

A docente destacou que a dedicação dos alunos foi fundamental, o que pôde ser visto na qualidade dos podcasts e dos vídeos. “Todo o conteúdo trabalhado ao longo da disciplina, certamente foi fixado nessas avaliações, e, no fim de cada apresentação, realizamos um momento de debate sobre os casos, relembrando justamente os conteúdos aplicados nas aulas”, concluiu.

O estudante do curso Paulo Belém, junto com sua equipe, produziu um vídeo para colocar em prática o desafio lançado. “Nosso maior desafio foi apresentar o trabalho de maneira virtual, o que não é fácil. Penso que, quando estamos presentes nas salas de aula e fazemos um trabalho, é mais fácil, afinal já estamos acostumados, além de somado às complicações do período atípico que estamos vivendo. Foi muito interessante elaborar o trabalho. Eu e minha equipe fomos dividindo as tarefas, utilizando plataformas como o canva e depois, editando o áudio e o vídeo, como também utilizando fotos sobre o caso que utilizamos, que ficou conhecido na Corte Interamérica de Direitos Humanos, como o caso Ivcher Bronstein vs Peru, sobre um empresário do ramo televisivo que teve sua nacionalidade anulada ao fazer críticas ao presidente e ao governo da época”, detalhou.

Já o acadêmico Gabriel Moreira, que produziu um podcast junto com sua equipe, enfatizou que o maior desafio foi inovar no formato digital para entregar o conteúdo, principalmente neste atual contexto de pandemia. “No âmbito acadêmico, estamos muito acostumados com formatos metódicos de apresentações, que, por vezes, afastam uma parcela da população de assuntos que lhes impactam diariamente, por pura formalidade. Trazer esse conteúdo ao público, de uma forma natural e debatida, torna toda a experiência infinitamente melhor, desde a produção, passando pelo feedback da professora Mônica até a divulgação nas plataformas de streaming”, afirmou.

Clique para ouvir o podcast, disponível no spotify

Assista também ao vídeo elaborado e produzido pelos estudantes Idelson Oliveira, Pedro Paulo Paiva e Wanessa Lindoso para a segunda avaliação da disciplina Direito Internacional Público.


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Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 17/12/2020 22:37

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