Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Reitora prestigia lançamento de livro que homenageia o professor Agostinho Ramalho

Publicado em: 10/09/2019

SÃO LUÍS – O professor do curso de Direito da UFMA Marcelo de Carvalho Lima, juntamente com Márcio Aleandro Teixeira e Ariston Apoliano Júnior, lançaram, na última sexta-feira, 6, a obra “Direitos Humanos e Sistemas de Justiça: estudos em homenagem ao professor Agostinho Ramalho Marques Neto”.

A obra foi lançada durante sessão de autógrafos e reuniu familiares e amigos do homenageado, além de autoridades intelectuais, magistrados, pesquisadores, juristas, escritores e acadêmicos, que prestigiaram o evento, realizado no Palácio Cristo Rei, local onde Agostinho Ramalho iniciou a sua trajetória profissional, na década de 70.

“Foi acordado que a obra coletiva seria um instrumento em que pudéssemos reunir discussões sobre direitos humanos e que fosse uma homenagem às pessoas vivas. Por isso fico emocionado em compartilhar este momento com o professor Ramalho Marques”, contou o professor Marcelo.

A edição é chancelada pela Editora da UFMA (Edufma), em parceria com a Escola Superior da Magistratura (ESMAM), e é formatada em 48 capítulos, que reúnem artigos de 65 pesquisadores e cientistas das ciências sociais e humanas, psicanalistas, magistrados e outros pensadores brasileiros e ibéricos, cujos olhares se detiveram na temática dos Direitos Humanos, da Psicanálise, Criminologia, Neoliberalismo e outros temas relativos aos Sistemas de Justiça.

“O que realmente dá consistência à obra é a intenção da múltipla homenagem dos autores a um professor da UFMA que, embora aposentado, deixou marcas muito fortes da sua atuação no curso de Direito, que levaram ao desejo de reverenciar o trabalho e sua influência”, discursou a reitora Nair Portela.

Emocionado, Marques classificou a coletânea como um passeio por diversos saberes. “O livro reúne várias áreas do conhecimento, sem, entretanto, ser uma Babel. Ele tem uma organização interna que o orienta: a questão sempre viva e presente dos direitos humanos. Entendo os direitos humanos como uma expressão jurídica, política e ética do nosso processo civilizatório. Em seu conjunto, são o que efetivamente podemos chamar de cláusula pétrea”, descreveu.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, prestigiou o evento e falou da relação de amizade que mantém com Agostinho, iniciada à época em que era seu aluno na UFMA. “Se cursei Direito e hoje sou professor do curso, na Universidade, devo ao fato de ter lido ‘Ciência do Direito: conceito, objeto e método’ de autoria do mestre Ramalho Marques”, contou.

Sobre o homenageado

Agostinho Ramalho Marques Neto é conhecido nacionalmente por sua trajetória e produção acadêmicas como professor-mestre (aposentado) da UFMA, nas áreas de Filosofia do Direito e Filosofia Política. Psicanalista, autor, membro da Academia Maranhense de Letras e um dos fundadores do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná, foi reconhecido com título de “notório saber”, outorgado pela Universidade do Pará (2018).

 

LANÇAMENTO DO LIVRO EM HOMENAGEM AO PROFESSOR AGOSTINHO RAMALHO - 06-09-2019 - SANSÃO HORTEGAL


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Fotos: Sansão Hortegal
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 11/09/2019 16:19

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

18/09/2019

18:10

Estudantes do Colun recebem premiações no 22º Festival Nacional de Teatro Estudantil PINDAMONHANGABA – Por meio do Grupo de Teatro “Entrecena”, do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (Colun), estudantes participaram...

18/09/2019

17:50

Saiba mais sobre como ocorre o processo de importação de materiais via Universidade SÃO LUÍS – Discutir, analisar e aprofundar questões sobre as práticas de importação para pesquisa no Brasil é a chave...

18/09/2019

17:30

TV ASCOM: Colação de Grau CCH e CCSO - 2019.1 São Luís - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) concedeu outorga de grau a 378 alunos, do Centro de Ciências...

18/09/2019

17:10

TV ASCOM: Restaurante Universitário passa a atender às demandas do COLUN São Luís - A partir do início do segundo semestre letivo de 2019, o Restaurante Universitário adotou nova forma de...

18/09/2019

16:50

Revista Húmus lança segunda edição deste ano, com tema sobre inovação filosófica SÃO LUÍS – “Perspectivas da Literatura, Educação e Direito”, “Perspectivas do Desenvolvimento Regional” e “Perspectivas da Filosofia” são três seções...
Fim do conteúdo da sessão