Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Maior turma de BICT forma 60 alunos em cerimônia especial, realizada na segunda-feira, 22

Publicado em: 23/07/2019

SÃO LUÍS – A noite dessa segunda-feira, 22, teve um significado especial para 60 alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) que se formaram em uma cerimônia especial de outorga de grau realizada no Auditório Central da UFMA. Familiares, amigos, docentes e discentes da instituição acompanharam o momento, cercado de muita emoção e comemoração dos formandos em mais essa etapa concluída.

A cerimônia, em meio a lágrimas e sorrisos dos agora bacharéis em Ciência e Tecnologia, também marca um momento histórico: desde a fundação do BICT, no ano de 2013, essa é a turma com o maior número de alunos a alcançarem, de uma única vez, o ponto máximo da graduação. E histórias de superação e inspiração nesse momento especial não faltaram entre os formandos, como é o caso de Lucialice Reis dos Santos, cuja maior dificuldade foi deixar a família na cidade natal para dedicar-se aos estudos na capital.

“A felicidade é muito grande, porque é difícil entrar e difícil permanecer. Passamos por muitos desafios, às vezes achamos que não vamos conseguir e, no fim das contas, descobrimos que a gente sempre consegue, cada vez mais. Esse é um sonho realizado, e ver minha família aqui me inspira muito. Eles são do município de Tutóia, e eu tive que vir para cá, morar sozinha e ainda tive que lidar com a questão da adaptação e da distância da família. Mas hoje, olhando para trás, vendo quanto eu cresci, eu sinto uma emoção inexplicável”, comemorou.

Representando os alunos recém-graduados do BICT, o formando e orador da turma, Matheus Macedo Barroso, falou da importância de ser aquele que resumiu, para um auditório lotado, um pouco do sentimento daqueles que aguardavam ansiosamente o momento de prestar o juramento da profissão. [Leia o discurso que emocionou a todos]

“É um prazer muito grande estar aqui, porque é uma luta que, no meu caso, começou em 2015. E, no papel de orador, eu estou com uma responsabilidade muito grande, porque eu não estou representando só a minha família, mas os meus outros companheiros de turma e a família deles também. É um compromisso muito importante chamar a atenção para toda a nossa trajetória acadêmica, que não foi fácil, com muitos problemas de ordem social entre outros tipos. E tudo aqui na UFMA foi marcante para mim porque teve esse caráter de responsabilidade”, frisou.

Quanto aos pais de Matheus, a alegria de ver o filho colando grau estava estampada em seus rostos. Rosalan Macedo Barroso, mãe do jovem, não escondeu o orgulho de vê-lo se formando em uma instituição federal. “É um momento ímpar na vida da gente, ver o nosso filho mais velho aqui. É gratificante porque ele está se formando em uma universidade federal que, sabemos, é um espaço concorrido, para poucos”.

Quanto a Flávio Ferreira Barroso, pai do formando, viu no filho a realização de um sonho que, antes, era dele: “Para mim, particularmente, é uma vitória imensa. Eu fui aluno de Educação Física na UFMA e não consegui concluir. Meu filho está realizando não só um desejo dele, mas meu também”.

A reitora Nair Portela falou da importância desse momento para a Universidade, no seu papel de formar não apenas bons profissionais para o mercado, mas, também, excelentes pessoas para a vida. “Esta formatura dos alunos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, é um grande avanço para a Universidade, pois é um investimento muito forte na área de tecnologia. É um projeto inovador, e esta turma respondeu muito bem. Eles estão em uma primeira etapa, porque ainda há a seleção para as outras engenharias mas, mesmo assim, eles já saem daqui titulados, o que, para o mercado de trabalho, é importante. E muito em breve formaremos muitos engenheiros, cuja área é estratégica para o desenvolvimento do nosso país”, exaltou.

O coordenador do curso de BICT, José Renato de Oliveira Lima, também exprimiu a sensação de ver os seus pupilos no momento mais importante de sua caminhada na graduação: “É uma sensação única, vendo esta, que é a maior turma de BICT até hoje a colar grau, e é realmente uma honra muito grande estar à frente deste curso, fazer parte desta história e contribuir da melhor forma possível com esses jovens que tem tanto futuro pela frente”.

Colação de Grau BICT 2019.1 - 22/08/2019

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante
Fotos: Matheus Werneck
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Tatiane Raquel
Última alteração em: 24/07/2019 07:06

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

16/08/2019

18:49

Prorrogadas as inscrições para o Workshop Design Thinking SUS SÃO LUÍS -  As inscrições para a primeira chamada do Workshop "Design Thinking para o SUS: inovação para apoio ao planejamento e...

16/08/2019

15:03

Inscrições para o Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior começam nessa quarta-feira, 21 SÃO LUÍS - A partir do dia 21 de agosto até o dia 23 de setembro, das 14h às 20h30,...

16/08/2019

14:07

Edição 2019 da Semana do Empreendedorismo aborda "Inovação, criatividade e experiências" SÃO LUÍS - O departamento de Empreendedorismo e Inovação da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da Universidade Federal do...

16/08/2019

13:49

Câmpus de Balsas realiza colação de grau dos cursos de Engenharia Elétrica e Civil SÃO LUÍS – A cerimônia de Colação de Grau dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica do câmpus de Balsas...

16/08/2019

13:18

Noite de observação promovida pela UFMA, reúne cerca de 700 pessoas em Grajaú GRAJAÚ – A segunda edição da Noite de Astronomia, promovida pelos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais –...
Fim do conteúdo da sessão