Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA terá três novos restaurantes a partir do segundo semestre

Publicado em: 05/07/2019

SÃO LUÍS – A reitora Nair Portela assinou, nesta sexta, 5, o termo de contrato de prestação de serviços que terceirizará o fornecimento de refeições para os estudantes e efetuará a instalação de mais três restaurantes, totalizando quatro restaurantes universitários no câmpus de São Luís, a partir do segundo semestre.

A empresa licitada será responsável pelo preparo e fornecimento das refeições que serão distribuídas no Restaurante Universitário (RU), Centro Pedagógico Paulo Freire, ambos localizados na Cidade Universitária Dom Delgado; na Faculdade de Medicina, localizada na Praça Gonçalves Dias; e na Fábrica Santa Amélia, no centro histórico de São Luís.

Segundo a reitora Nair Portela, o acordo visa à contenção de recursos da Universidade e a descentralização do RU, atendendo a uma demanda dos estudantes que solicitavam mais espaços para refeição buscando diminuir a fila no restaurante.

“Estamos buscando uma maior economia de recursos, mantendo a qualidade de fornecimento de alimentação para a comunidade acadêmica e desempenhando uma gestão diferenciada, porque nossos técnicos e nutricionistas compartilharão suas experiências participando de todo o processo de trabalho junto à empresa, atendendo prontamente os alunos nos diferentes locais de refeição, diminuindo o tempo de espera na fila do RU”, frisou.

A UFMA já aplicava a terceirização na prestação dos serviços do restaurante, entretanto a maneira como era realizada não beneficiava a instituição, pois ela se responsabilizava por todos os serviços de compra de insumos, encarecendo o projeto.

“Hoje, a Universidade se encarrega de todos os serviços do restaurante, por exemplo, contrato para compra da carne, feijão, mão de obra e outros insumos. Dessa maneira, são diversos contratos, sendo necessária a figura de um fiscal para cada contrato e diversas licitações, encarecendo o planejamento. A partir dessa licitação, pagaremos à empresa o valor único pelas refeições servidas, e ela fornecerá todas as refeições”, explicou o pró-reitor de Planejamento, João de Deus.

Ele ressalta, ainda, que o valor das refeições continuará o mesmo para os estudantes: R$ 1,25. “A mudança só trará melhorias para o estudante, pois descentralizará o RU, por consequência, diminuirá as filas, e o aluno continuará pagando o mesmo valor da refeição, só que, agora, com mais comodidade”, pontuou.

Para Poliana Porto, nutricionista do RU, a equipe de nutrição trabalhará em parceria com a empresa para continuar garantindo a excelência na refeição. “De maneira fiscalizatória, estaremos presentes para garantir que a alimentação seja fornecida com qualidade higiênico-sanitária e o cardápio continue variado, atendendo às necessidades da comunidade universitária. No termo do contrato, foram colocadas nossas exigências mínimas para o cardápio, contemplando a guarnição, prato principal e sobremesa”, ressaltou.

Com relação aos recursos, a pró-reitora de Finanças, Eneida Ribeiro, antecipa uma economia na faixa de 2 milhões de reais que poderão ser aplicados na assistência estudantil.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante
Fotos: Sansão Hortegal
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 06/07/2019 09:46

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/07/2019

18:27

Município de Guimarães lota ginásio na colação de grau dos cursos de História e Letras-Inglês do Proeb GUIMARÃES - A solenidade de colação de Grau é um momento de grande emoção para os formandos e familiares, porque...

22/07/2019

17:40

TV ASCOM: Proeb forma novos professores no município de Guimarães GUIMARÃES - Mais de setenta estudantes do Programa de Formação de Professores para a Educação Básica (PROEB), recebem o grau...

22/07/2019

08:00

Segunda do Português: Vítima fatal e Pé de mangueira 1. Vítima Fatal Observe este exemplo: Os legisladores só vão diminuir a maioridade penal quando seus filhos passarem a constar na lista...

21/07/2019

21:24

Inscrições para o Mestrado em Cultura e Sociedade vão até o dia 2 de agosto SÃO LUÍS - Estão abertas, até o dia 2 de agosto, as inscrições para o curso de Mestrado Interdisciplinar em...

20/07/2019

09:00

RÁDIO ASCOM - Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA é pioneira no Brasil SÃO LUÍS - Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é destaque na Universidade Federal do Maranhão. E mais: estão abertas,...
Fim do conteúdo da sessão