Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

PPGQuim realizará o Seminário do Procad-AM com a presença do norte-americano Abdou Lachgar

Publicado em: 14/05/2019

SÃO LUÍS – O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Maranhão realizará, nessa sexta-feira, 17, às 10 horas, no auditório da Pós-Graduação do CCET, o Seminário PROCAD Amazônia. O evento contará com a presença do professor da Universidade Wake Forest, de Carolina do Norte, Estados Unidos, Abdou Lachgar, que vai ministrar a palestra intitulada “Semiconductors for Enhanced Photocatalytic Solar Fuels Production”.

O seminário, voltado especialmente para os estudantes ou profissionais que atuam na área de bioenergia, tem por objetivo o fortalecimento da pós-graduação na Região Norte e no Estado do Maranhão, com o apoio a projetos de pesquisa conjuntos que construam redes de cooperação acadêmica possibilitando a utilização de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis nas diferentes instituições participantes.

O Procad (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica) também visa promover a formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, por meio de projetos conjuntos de pesquisa de média duração, além de intensificar, também, o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras, criando condições para a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação.

“Com a presença do Dr. Lachgar, que é uma referência na Química, buscamos a cooperação acadêmica entre a UFMA, a Universidade Federal Oeste do Pará e a Estadual de São Paulo, para reduzir as assimetrias regionais em Química, por isso convidamos o professor Abdou para falar das pesquisas que ele desenvolve e como podemos melhorar aqui no Maranhão, contribuindo para a expansão e o desenvolvimento da ciência, ampliando nossa produção científica e tecnológica”, afirmou a coordenadora do PPGQuim, Aldaléa Marques.

Sobre o palestrante

Abdou Lachgar é professor de Química e membro da Faculdade do Bell. Sua especialidade docente é na área geral de química de materiais inorgânicos e nanomateriais. Seus projetos de pesquisa se concentram no desenvolvimento e na caracterização de materiais para potenciais aplicações no campo de armazenamento de energia e remediação ambiental.

Três grandes projetos estão em andamento em seu laboratório, o primeiro foco é sobre o uso da abordagem do bloco de construção molecular para o projeto e preparação de novos materiais orgânicos porgânicos inorgânicos baseados em cluster para armazenamento de hidrogênio e sequestro de CO2.

O segundo é a síntese e caracterização estrutural de materiais para uso como cátodos de alta capacidade em baterias de íon de lítio recarregáveis. E o terceiro projeto tem o objetivo de desenvolver catalisadores à base de ácido sólido para a produção de biodiesel com base em matéria-prima barata, como graxa marrom e preta. Lachgar é autor de mais de 90 artigos e recebeu mais de US $ 2.000.000 em subsídios desde que ingressou na universidade em agosto de 1991.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 16/05/2019 08:12

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

23/07/2019

14:00

Maior turma de BICT forma 60 alunos em cerimônia especial realizada na segunda-feira, 22 SÃO LUÍS – A noite desta segunda-feira, 22, teve um significado especial para 60 alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar...

22/07/2019

18:27

Município de Guimarães lota ginásio na colação de grau dos cursos de História e Letras-Inglês do Proeb GUIMARÃES - A solenidade de colação de Grau é um momento de grande emoção para os formandos e familiares, porque...

22/07/2019

17:40

TV ASCOM: Proeb forma novos professores no município de Guimarães GUIMARÃES - Mais de setenta estudantes do Programa de Formação de Professores para a Educação Básica (PROEB), recebem o grau...

22/07/2019

08:00

Segunda do Português: Vítima fatal e Pé de mangueira 1. Vítima Fatal Observe este exemplo: Os legisladores só vão diminuir a maioridade penal quando seus filhos passarem a constar na lista...

21/07/2019

21:24

Inscrições para o Mestrado em Cultura e Sociedade vão até o dia 2 de agosto SÃO LUÍS - Estão abertas, até o dia 2 de agosto, as inscrições para o curso de Mestrado Interdisciplinar em...
Fim do conteúdo da sessão