Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Estudantes de Turismo e Hotelaria retornam a São Luís, após visitar empresas de Fortaleza

Publicado em: 18/04/2019

FORTALEZA – Encantados com as belezas naturais e com o grande potencial turístico explorado por empresas públicas e privadas da cidade de Fortaleza (CE), 18 estudantes dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA, que participaram da terceira edição do projeto Grand Tour, retornaram a São Luís mais focados em contribuir com o crescimento do mercado hoteleiro e investir as experiências adquiridas no projeto na sua formação acadêmica e em suas vidas profissionais.

Com seu caráter complementar de aprendizagem, o projeto é coordenado pelo professor do departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA Ruan Tavares Ribeiro e possibilita ao aluno absorver, in loco, conhecimentos da cadeia produtiva do turismo no que diz respeito aos seus aspectos infraestruturais, de serviços e sobre a prática cotidiana dos estabelecimentos visitados, que são referência no Brasil.

Segundo Ruan, o Grand Tour nasceu da necessidade de proporcionar aos discentes dos cursos de turismo e hotelaria uma aproximação com o dia a dia das empresas do setor de hospitalidade, relacionando as observações locais com o que se discute em diferentes disciplinas das grades curriculares dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade.

“Nas visitas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores dos empreendimentos, interagir com os gestores e conseguiram fazer um link com a teoria discutida em sala de aula. O empresariado cearense foi muito hospitaleiro conosco, abriram as portas das organizações e não mediram esforços para compartilhar conhecimentos”, revelou.

Locais visitados

No Complexo Artesanal de Aquiraz, os discentes interagiram com as rendeiras cearenses, conhecendo os principais e atuais desafios do trabalho da Renda de Bilro feito por elas. Esse trabalho artesanal é uma tradição cultural da região que desperta a curiosidade de turistas e gera renda para as comunidades.

O secretário de Turismo do Estado do Ceará, Arialdo Pinho, apresentou a instituição aos estudantes e, na ocasião, surgiram questionamentos relacionados às estratégias de marketing e promoção turística do estado, pesquisas de demanda, estrutura organizacional da secretaria, comercialização da Rota das Emoções, entre outros.

Sob a perspectiva da gestão ambiental, o grupo visitou o Parque do Cocó — quarto maior parque urbano da América Latina. Lá, os estudantes foram expostos aos desafios relacionados à gestão dessa valiosa área natural da cidade de Fortaleza, sobretudo, relacionado ao uso desse espaço pela atividade turística.

Antes da abertura do maior parque aquático da América Latina — o Beach Park, os alunos foram a um dos principais centros de treinamentos realizados diariamente com as equipes de socorristas. Eles visitaram, ainda, os bastidores do parque aquático e os setores de recepção, governança, segurança, lazer e recreação do Wellness Beach Park Resort.

Sob a perspectiva do Turismo de Negócios e Eventos, a viagem proporcionou o conhecimento da infraestrutura e dos aspectos relacionados à gestão do Centro de Eventos do Ceará, um dos mais modernos centros de convenções da América Latina e o segundo maior do Brasil em área útil.

Além desses, os discentes participaram de visitas técnicas ao Mercado Central de Fortaleza, Hotel Gran Marquise,  Hotel Marina Park, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Complexo e Hotel CrocoBeach, Barraca e Restaurante Antônio do Coco.

Entusiasmada, a estudante do 6º período de Hotelaria Camila Gusmão contou que a viagem promoveu grandes aprendizados e experiências fundamentais para a sua formação.

“Pude acompanhar de perto a rotina de grandes empresas com cultura, valores e costumes diferentes, além de correlacionar teorias discutidas ao longo das aulas, ampliar laços afetivos e construir memórias", disse.

Já a estudante do 8º período Izenilde Santos, que está a um passo do mercado profissional, ressaltou que a visita técnico-científica consolidou seus conhecimentos conquistados ao longo da sua graduação.

“O Grand Tour III: Fortaleza foi um grande aprendizado para mim, como futura profissional da área, pois tive a oportunidade de conhecer empresas que trabalham direta ou indiretamente com o turismo, preocupando-se com o planejamento e com uma visão de mercado diferenciada. Na minha percepção, Fortaleza respira turismo, e a cidade tem plena consciência de que depende desse setor e reconhece sua importância; isso é perceptível nas ações das pessoas que, direta ou indiretamente, estão ligadas à cadeia produtiva do turismo”, frisou.

Quarta edição do Grand Tour

Para o próximo destino do Grand Tour, o coordenador revelou que a expectativa é realizar a quarta edição do projeto no Rio Grande do Sul, mais especificamente, na Serra Gaúcha: Gramado, Canela e Bento Gonçalves.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 22/04/2019 16:22

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

16/08/2019

18:49

Prorrogadas as inscrições para o Workshop Design Thinking SUS SÃO LUÍS -  As inscrições para a primeira chamada do Workshop "Design Thinking para o SUS: inovação para apoio ao planejamento e...

16/08/2019

15:03

Inscrições para o Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior começam nessa quarta-feira, 21 SÃO LUÍS - A partir do dia 21 de agosto até o dia 23 de setembro, das 14h às 20h30,...

16/08/2019

14:07

Edição 2019 da Semana do Empreendedorismo aborda "Inovação, criatividade e experiências" SÃO LUÍS - O departamento de Empreendedorismo e Inovação da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da Universidade Federal do...

16/08/2019

13:49

Câmpus de Balsas realiza colação de grau dos cursos de Engenharia Elétrica e Civil SÃO LUÍS – A cerimônia de Colação de Grau dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica do câmpus de Balsas...

16/08/2019

13:18

Noite de observação promovida pela UFMA, reúne cerca de 700 pessoas em Grajaú GRAJAÚ – A segunda edição da Noite de Astronomia, promovida pelos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais –...
Fim do conteúdo da sessão