Mesas-redondas abordam educação inclusiva e a diversidade cultural no SICEA
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Mesas-redondas abordam educação inclusiva e a diversidade cultural no SICEA

Publicado em: 09/11/2018

SÃO LUÍS – Como parte da programação do II Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação (Sicea)  e ainda como comemoração do Jubileu de Ouro do Colégio Universitário (Colun), ocorreram, nesta sexta, 9, duas mesas-redondas voltadas para a temática da educação e inclusão: “Educação inclusiva, informação e conhecimento no mundo digital: desafios da escola contemporânea” e “O lugar do outro: diferenças e diversidade cultural no ambiente escolar”.

O professor Rafael Vasques Brandão, diretor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e palestrante da mesa-redonda sobre educação inclusiva após a participação do técnico-administrativo do Colun, Mayk da Silva Machado, abordou a questão do conhecimento e da informação no mundo digital sob a perspectiva da utilização da tecnologia como forma de ampliar o conhecimento para todos.

“Dentro desse panorama, trouxemos alguns conceitos que temos trabalhado no Colégio de Aplicação, como tecnologias abertas e livres, ciência cidadã e aberta. Buscamos, então, dessa forma, democratizar um pouco mais o acesso à informação e ao conhecimento para todos, o que, de certo modo, se coaduna com essa ideia de educação inclusiva”, destacou.

Em seguida, na mesa-redonda sobre “O lugar do outro: diferenças e diversidade cultural no ambiente escolar”, a professora Alice Alexandre Pagan, da Universidade Federal de Sergipe, discorreu sobre a importância da observação do “outro” (o ser humano que é diferente do observador), relacionado à análise do “eu” (a própria composição psicossocial e cultural deste mesmo observador), como forma de evitar imposições culturais e mais desigualdades sociais.

“Não posso falar do ‘outro’ sem o ‘eu’. Quantas relações superficiais construímos por medo de aprofundar o nosso próprio ‘eu’? Na minha experiência como professora trans, percebi coisas que são sérias nessa questão. Nossas experiências de ensino-aprendizagem são baseadas na formação técnica, mas e a afetividade, e a escuta, onde ficam? E esse é o convite que quero fazer: antes de olhar para o outro e querer acrescentar algo a ele, temos que refletir quanto do outro está em nós”, discorreu.

Em seguida, a supervisora escolar do Colégio Universitário, Cláudia Simone Carneiro Lopes, debateu sobre a formação do currículo na educação básica e a responsabilidade do professor em passar conhecimento aos alunos. “O currículo é onde se caracteriza o saber e o poder, e nós, professores nessas relações de poder, é que vamos passar o saber aos alunos. O currículo e seu estudo é o espaço para discutirmos qual é o papel do professor e as implicações do domínio que impomos ao ‘outro’, ao aluno”, destacou.     

O II Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação (Sicea) irá até a tarde desta sexta-feira, 9, com a realização das mesas-redondas “Democracia e Educação: as reformas educacionais em curso no Brasil” e “Saberes e experiências na educação básica: repensando o currículo e a formação docente”, das 14h às 16h, além da apresentação artística “A história é uma estória, e o homem é o único animal que ri”, do premiado grupo de teatro Entrecena, do próprio Colun, às 16h30, e a conferência de encerramento, às 17h.

Confira a programação do II Sicea


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Luiz Gabriel Bastos
Revisão: Jáder Cavalcante
Fotos: Matheus Werneck
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Tatiane Raquel e Luciano Santos
Última alteração em: 06/12/2018 15:17

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/03/2019

20:38

IV MARAPET discute os desafios do ensino superior no Maranhão SÃO LUÍS – “Educação, inclusão e inovação: desafios contemporâneos para o ensino superior no Maranhão”. Esse foi o tema do...

22/03/2019

18:40

Festival Guarnicê de Cinema recebe mais de 600 filmes inscritos para a seleção SÃO LUÍS - O audiovisual está em alta no Maranhão! O número recorde de 680 filmes inscritos para a seleção...

22/03/2019

18:12

Soundpainting: técnica que movimenta estudantes de Teatro SÃO LUÍS – O Curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão realizou, entre os dias 19 e 22 de...

22/03/2019

14:34

UFMA informa sobre dificuldades dos calouros em retirar o cartão de meia passagem SÃO LUÍS – Devido à nova mudança no sistema de emissão das carteiras de meia passagem da prefeitura de São...

22/03/2019

14:07

Workshop sobre Doenças Crônicas e Negligenciadas será realizado neste mês SÃO LUÍS – Entre os dias 28 e 30 de março, será realizado o Workshop: Doenças Crônicas e Negligenciadas, no...
Fim do conteúdo da sessão