Marca de excelência: 91% dos cursos da UFMA obtiveram boa avaliação no Ciclo Azul do Enade
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Marca de excelência: 91% dos cursos da UFMA obtiveram boa avaliação no Ciclo Azul do Enade

Publicado em: 10/10/2018

SÃO LUÍS - “Essa façanha se deve ao empenho dos professores e da coordenação desses cursos, da gestão, que assumiram esse papel de orientar, apoiar, organizar e sistematizar ações que favoreçam a compreensão do Enade ao aluno, aos docentes e à instituição como um todo. Esse esforço revela a adesão dos alunos e professores em conquistar um grande desempenho na prova do Enade”, definiu a pró-reitora de Ensino da UFMA, Dourivan Câmara, sobre o ótimo desempenho dos cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2017, que avaliou graduações do Ciclo Azul, dos bacharelados da área de exatas, as engenharias e todas as licenciaturas.

A pró-reitora celebra o fato de que, dos 31 cursos da UFMA analisados pela prova do Enade, 28 tiveram desempenho positivo, ou seja, 91% das graduações obtiveram notas 3, 4 e 5 no Enade, em escala de 1 a 5. A atual estatística supera os números da última avaliação feita aos cursos da Universidade incluídos no Ciclo Azul, realizada em 2014, em que 77% dos cursos da instituição foram bem-avaliados. Este bom resultado é acrescentado ao bom desempenho obtido no Ranking Universitário da Folha, consolidando ainda mais a Universidade Federal do Maranhão como a melhor universidade do estado.

Top 10 no Norte e Nordeste

Os estudantes do recém-criado curso de Engenharia da Computação, que faz parte do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, obtiveram resultado impressionante no Enade 2017, obtendo a nota 5 no exame, o primeiro lugar entre os respectivos cursos nas regiões Norte e Nordeste e o terceiro melhor desempenho da área em todo o Brasil, entre 149 cursos de Engenharia da Computação brasileiros.

“Este é um reflexo do que está sendo feito no curso. Já foi muito bem avaliado pelo MEC, com corpo docente altamente qualificado, com estrutura que está se consolidando e projeto pedagógico que tem sido constantemente atualizado, nessa formação de dois ciclos no BICT, por isso é um conjunto de elementos que levaram a essa nota”, analisou o procurador Educacional Institucional, Romildo Sampaio.

Outros cursos que ficaram entre os dez melhores nas respectivas áreas nas regiões Norte e Nordeste foram Engenharia Química (6º lugar), Bacharelado em História (5º), Letras-Inglês (4º), Letras-Espanhol (3º) e Licenciatura em Biologia (9º), todos avaliados com a nota 4.

“Nós dizemos que cursos com notas 4 e 5 são cursos considerados de excelência. Em 2014, dos 26 cursos, tínhamos 7 com nota 4, isso dava 27% das nossas graduações no extrato de excelência. Em 2017, esse número passou para o dobro, 14 no extrato superior, representando 45% dos 31 cursos avaliados da UFMA considerados de excelência”, afirmou Romildo.

No total, foram avaliados com a nota 4 no Enade os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciatura em Educação Física, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Licenciatura em Geografia, Bacharelado em História, Licenciatura em História, Letras Inglês, Letras Espanhol, Letras Português do Câmpus de Bacabal e a Licenciatura em Pedagogia de Imperatriz.

Também conquistaram ótima avaliação com a nota 3 no Enade os cursos de Bacharelado em Biologia, Bacharelado em Ciências Sociais, Licenciatura em Artes Visuais, Bacharelado em Química, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos do Câmpus de Imperatriz, Engenharia Mecânica, Licenciatura em Filosofia, Bacharelado em Geografia, Licenciatura em Informática do Câmpus de Codó, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Biologia do Câmpus de Chapadinha, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Química.

O esforço nos bastidores

Logo que é divulgado o calendário da realização do exame, que neste ano foi publicizado entre junho e julho com todo o cronograma, a Pró-Reitoria de Ensino e a Procuradoria Educacional Institucional começam a elaborar estratégias e reuniões com as coordenações dos cursos para orientar docentes e discentes. Gradativamente, segundo revelou Dourivan Câmara, as coordenações compartilham as ações realizadas entre os alunos, em busca de gerar novas ideias e interação com os alunos que visam ao melhor desempenho possível no Exame Nacional.

“Há cursos que elaboram encontros informais aos sábados com os estudantes, em que cada professor se coloca à disposição para rever conteúdos fundamentais para se saírem bem no exame, além de promoverem discussões temáticas voltadas para o Enade. Acreditamos que essas são ações que extrapolam o cotidiano acadêmico das graduações e acabam gerando engajamento muito maior dos discentes para a prova”, enfatizou a pró-reitoria de Ensino.

Atenção para os prazos do Enade 2018!

Os estudantes inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 deverão estar atentos para completarem seus cadastros no Portal do Enade 2018 dentro dos prazos estipulados pelo Inep.

Um prazo importante a ser observado que ainda está aberto é o do preenchimento do Questionário do Estudante, que vai até 21 de novembro. O questionário, ação obrigatória, consiste em questões sobre a condição socioeconômica do candidato e avaliação que o aluno faz do curso. Essa avaliação corresponde a 15% da nota final do curso.

Nesta edição, 13 cursos, em três dos nove câmpus da Universidade Federal do Maranhão, serão avaliados, dentro do chamado Ciclo Vermelho, ano 3. São eles: Administração (São Luís), Ciências Contábeis (São Luís e Imperatriz), Ciências Econômicas (São Luís), Comunicação Social-Jornalismo (São Luís e Imperatriz), Design (São Luís), Direito (São Luís e Imperatriz), Psicologia (São Luís), Serviço Social (São Luís) e Turismo (São Luís e São Bernardo).

Confira a lista dos estudantes inscritos para a edição 2018:

Relação inscritos na condição de Concluintes ENADE 2018

Relação de inscritos na condição de ingressante - 1º semestre, ENADE 2018

Relação de inscritos na condição de ingressante - 2º semestre, ENADE 2018

Saiba mais

O Enade é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Realizado desde 2004, o exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e competências adquiridas em sua formação, e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Luciano Santos
Última alteração em: 15/10/2018 10:57

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

16/11/2018

12:35

Docentes de universidades federais nordestinas participarão do IV Colóquio de Matemática SÃO LUÍS – Com temas voltados desde a teoria de grupos de tranças até a dinâmica simbólica, a programação do...

16/11/2018

11:35

Câmpus de Imperatriz sediará o I Simpósio de Sexualidade, Saúde e Cidadania IMPERATRIZ – A turma do quarto período do curso de Enfermagem da UFMA em Imperatriz realizará, entre os dias 21...

16/11/2018

10:45

II Ciclo de Debates sobre Saúde Mental no Ensino Superior ocorrerá entre os dias 19 e 21 deste mês SÃO LUÍS – Com o tema “Universo acadêmico e qualidade de vida”, o II Ciclo de Debates sobre Saúde Mental...

16/11/2018

10:15

VII Fórum de Extensão da UFMA culmina na premiação de 45 trabalhos SÃO LUÍS – Culminando na premiação de 45 trabalhos, o encerramento do Fórum de Extensão da UFMA abordou, na sua...

15/11/2018

13:00

Estudantes da UFMA apresentaram os cursos e novas perspectivas no último dia da Feira de Profissões SÃO LUÍS – A terceira edição da Feira de Profissões da UFMA, que foi encerrada na quarta, 14, no Centro...
Fim do conteúdo da sessão