A pós-graduação em alta: seis novos mestrados da UFMA são aprovados pela Capes
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

A pós-graduação em alta: seis novos mestrados da UFMA são aprovados pela Capes

Publicado em: 29/10/2018

SÃO LUÍS E IMPERATRIZ - A Universidade Federal do Maranhão conta com cinco novos mestrados aprovados pela Capes: Acadêmico em Comunicação (Imperatriz); Profissional em Comunicação (São Luís); Geografia, Ambiente e Sociedade (São Luís); Artes Cênicas (São Luís); Sociologia (Imperatriz) e o Profissional em Formação Docente em Práticas Formativas (Imperatriz), além do doutorado em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes (São Luís).

Os resultados da avaliação de propostas de cursos novos nas modalidades acadêmica e profissional foram divulgados após análise realizada na 179ª e 180ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorridas em Brasília.

A Capes fez a divulgação de acordo com a análise feita no CTC-ES, que, na anterior, já havia avaliado positivamente em favor da criação do curso de Mestrado em Sociologia no Câmpus de Imperatriz. Na rodada ocorrida entre os dias 24 a 28 de setembro, quatro projetos de cursos de mestrado da UFMA foram aprovados. O curso de Geografia, Ambiente e Sociedade foi o único dessa área a ser aprovado e será o primeiro da Universidade a ser oferecido em aulas noturnas, segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Allan Kardec. “Eu dou um enorme parabéns a todos os professores e professoras envolvidos, pois fizeram um esforço monumental e conseguiram aprovar cinco novos mestrados este ano”, celebrou.

E na rodada que ocorreu nos dias 17 e 18 de outubro, a UFMA conquistou mais uma aprovação de um mestrado profissional na área da educação e um doutorado na área da história.

Em geral, haverá, em média, 15 professores em cada um dos mestrados, totalizando 75 docentes doutores nos novos cursos de pós-graduação strictu sensu. Allan Kardec também lembrou que a qualificação dos docentes da universidade e as avaliações positivas recentes da UFMA em análises realizadas pelo MEC influenciaram diretamente na aprovação dos mestrados.

“O avanço da pós-graduação é necessariamente resultado do avanço geral da graduação, então a pós carrega consigo o desenvolvimento das graduações. Outra coisa que ocorre é que o Maranhão melhora sua qualificação em termos de profissionais qualificados. Quando a UFMA faz esse esforço na qualificação, melhora o ensino, a pesquisa e a extensão, então todo o mundo sai ganhando”, comentou.

Quando saem os editais?

A previsão é que, já no início do ano de 2019, sejam formadas as novas turmas, pois está projetado que, até o final deste ano, os editais sejam divulgados na página da PPPGI e no site da UFMA, após os projetos passarem por aprovação na UFMA.

Em Imperatriz

O programa, da área Comunicação Contemporânea, no Câmpus Imperatriz, abrangerá duas linhas de pesquisa: "Formas e materialidades da comunicação" e "Processos sociopolíticos na comunicação contemporânea". A primeira turma deve iniciar o curso ainda no primeiro semestre de 2019.

A professora Michele Massuchin, da comissão de elaboração da proposta do Programa, enalteceu o esforço coletivo dos professores do curso de Comunicação do Câmpus Imperatriz para a aprovação do mestrado.

"É um esforço coletivo do curso, que só tem 10 anos. No parecer, a Capes ressaltou nosso corpo docente jovem, de recém doutores, mas com vasta produção acadêmica, com publicações, atuando na iniciação científica e em grupos de pesquisa. Ter um programa de mestrado aqui em Imperatriz auxilia para que aja uma consolidação do corpo docente, posiciona o Maranhão dentro da área da comunicação e das ciências humanas e ajuda a suprir a demanda de alunos que terminam a graduação a continuarem na pesquisa", avaliou a professora.

Confira a lista dos projetos aprovados pela Capes


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Ascom e Ascom Imperatriz
Última alteração em: 05/11/2018 17:54

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

14/12/2018

18:57

Celebração de Natal da UFMA marca o início das festividade de fim de ano SÃO LUÍS – O espírito de natal chegou por meio de muita música na Universidade Federal do Maranhão. Na tarde...

14/12/2018

18:30

Roda de Conversa discute a visibilidade e permanência dos povos quilombolas e indígenas SÃO LUÍS - "Mas do que a permanência na Universidade, buscamos espaço de visibilidade, respeito, inclusão e identificação social". A...

14/12/2018

17:00

TV ASCOM: Apresentações musicais iniciam celebrações de Natal e de fim de ano da UFMA São Luís - Em momento de celebração, a Universidade Federal do Maranhão iniciou a sua programação natalina e de festas...

14/12/2018

16:51

Abertas as inscrições para o I Simpósio de Ciências do Mar da UFMA SÃO LUÍS – Estão abertas, até o dia 20 de janeiro de 2019, as inscrições para o I Simpósio de...

14/12/2018

15:30

Segundo dia do Workshop conta com palestras sobre o ensino de Química no país SÃO LUÍS – O segundo dia de programação do IV Workshop do Programa de Pós-Graduação em Química continuou movimentando o...
Fim do conteúdo da sessão