A pós-graduação em alta: quatro novos mestrados da UFMA são aprovados pela Capes
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

A pós-graduação em alta: quatro novos mestrados da UFMA são aprovados pela Capes

Publicado em: 05/10/2018

SÃO LUÍS E IMPERATRIZ - A Universidade Federal do Maranhão tem quatro novos mestrados aprovados pela Capes: Acadêmico em Comunicação (Imperatriz); Profissional em Comunicação (São Luís); Geografia, Ambiente e Sociedade (São Luís); e Artes Cênicas (São Luís). Os resultados da avaliação de propostas de cursos novos nas modalidades acadêmica e profissional foram divulgados nesta sexta, 5, após análise realizada na 179ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida em Brasília, entre os dias 24 e 28 de setembro.

A Capes fez a divulgação de acordo com a análise feita no CTC-ES, que, na anterior, já havia avaliado positivamente em favor da criação do curso de Mestrado em Sociologia no Câmpus de Imperatriz. Na nova rodada, os quatro projetos de cursos de mestrado da UFMA foram aprovados. O curso de Geografia, Ambiente e Sociedade foi o único dessa área a ser aprovado e será o primeiro da Universidade a ser oferecido em aulas noturnas, segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Allan Kardec. “Eu dou um enorme parabéns a todos os professores e professoras envolvidos, pois fizeram um esforço monumental e conseguiram aprovar cinco novos mestrados este ano”, celebrou.

Em geral, haverá, em média, 15 professores em cada um dos mestrados, totalizando 75 docentes doutores nos novos cursos de pós-graduação strictu sensu. Allan Kardec também lembrou que a qualificação dos docentes da universidade e as avaliações positivas recentes da UFMA em análises realizadas pelo MEC influenciaram diretamente na aprovação dos mestrados.

“O avanço da pós-graduação é necessariamente resultado do avanço geral da graduação, então a pós carrega consigo o desenvolvimento das graduações. Outra coisa que ocorre é que o Maranhão melhora sua qualificação em termos de profissionais qualificados. Quando a UFMA faz esse esforço na qualificação, melhora o ensino, a pesquisa e a extensão, então todo o mundo sai ganhando”, comentou.

Quando saem os editais?

A previsão é que, já no início do ano de 2019, sejam formadas as novas turmas, pois está projetado que, até o final deste ano, os editais sejam divulgados na página da PPPGI e no site da UFMA, após os projetos passarem por aprovação na UFMA.

Em Imperatriz

O programa, da área Comunicação Contemporânea, no Câmpus Imperatriz, abrangerá duas linhas de pesquisa: "Formas e materialidades da comunicação" e "Processos sociopolíticos na comunicação contemporânea". A primeira turma deve iniciar o curso ainda no primeiro semestre de 2019.

A professora Michele Massuchin, da comissão de elaboração da proposta do Programa, enalteceu o esforço coletivo dos professores do curso de Comunicação do Câmpus Imperatriz para a aprovação do mestrado.

"É um esforço coletivo do curso, que só tem 10 anos. No parecer, a Capes ressaltou nosso corpo docente jovem, de recém doutores, mas com vasta produção acadêmica, com publicações, atuando na iniciação científica e em grupos de pesquisa. Ter um programa de mestrado aqui em Imperatriz auxilia para que aja uma consolidação do corpo docente, posiciona o Maranhão dentro da área da comunicação e das ciências humanas e ajuda a suprir a demanda de alunos que terminam a graduação a continuarem na pesquisa", avaliou a professora.

Confira a lista dos projetos aprovados pela Capes


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Ascom e Ascom Imperatriz
Última alteração em: 08/10/2018 13:11

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/10/2018

13:25

A experiência de licenciandos no estágio será tema de seminário que começa nessa terça, 23 SÃO LUÍS – “O estágio é uma oportunidade que o aluno tem de se perceber como um profissional em exercício”,...

22/10/2018

12:35

Roda de conversa debaterá a divulgação de trabalhos científicos na mídia, entre os dias 24 e 25 SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão, por meio do grupo de Pesquisa Divulgação Científica e Educação Ambiental (Dicea),...

22/10/2018

11:52

UFMA comemora seus 52 anos durante encerramento da 15ª SNCT SÃO LUÍS - No último sábado, 20, foi realizado o encerramento da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no...

22/10/2018

10:30

Abertas as inscrições para submissão de trabalhos na Revista Bibliomar SÃO LUÍS – Estão abertas, até o dia 2 de novembro, as inscrições para a submissão de trabalhos para a...

21/10/2018

12:15

Mensagem da reitora em celebração aos 52 anos da nossa UFMA Uma Universidade relevante não se constrói da noite para o dia, muito menos mantém sua estrutura em pleno funcionamento em...
Fim do conteúdo da sessão