UFMA cria Pró-Reitoria de Planejamento
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA cria Pró-Reitoria de Planejamento

Publicado em: 21/09/2018

SÃO LUÍS - No dia 10 deste mês, a reitora Nair Portela, na qualidade de presidente do Conselho Universitário (Consun), criou a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da Universidade Federal do Maranhão, nomeando, no dia 17, o professor João de Deus Mendes da Silva para capitanear os desafios e oportunidades da nova pró-reitoria.

Órgão executivo e de assessoramento da alta direção executiva da Universidade, a Pró-Reitoria de Planejamento se responsabiliza pelo processo de planejamento institucional, orçamento, gestão e controle, contemplando o planejamento estratégico, as políticas institucionais, o monitoramento das ações, a auditoria e a avaliação. O pró-reitor nomeado para a função, João de Deus, afirma que essa pró-reitoria é premente, já que é responsável por implantar e implementar políticas, princípios e diretrizes para melhores práticas na gestão pública, ancoradas na eficiência, eficácia e efetividade.

De acordo com a reitora Nair Portela, a criação da Pró-Reitoria e a nomeação do pró-reitor não são extemporâneos. Ao contrário, colocam a UFMA no rol das Ifes que se adequaram às normativas do Ministério do Planejamento e da CGU. Carlindo Soares Gomes, então coordenador da Assessoria de Planejamento (Asplan), afirma que tais medidas não geram nenhuma nova despesa para a Universidade, já que estão autorizadas e são fundamentais para o funcionamento da UFMA no que tange à governança, à gestão e ao controle interno.

A necessidade da criação da Pró-Reitoria data de 20 de outubro de 2008, quando ocorreu, em Brasília, a “Pactuação da Revisão da Estrutura Organizacional das Universidades Federais”, com o objetivo de reavaliar o quantitativo de cargos necessários à recomposição do quadro de cargos em comissão (CDs e FGs) das instituições federais de ensino (Ifes). A Pactuação se tornaria objeto de apreciação pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para implementação em janeiro de 2010, após trâmite legislativo no Congresso Nacional.

À época, as medidas ligadas ao pacto de reestruturação não foram realizadas na sua totalidade. Em 2016, porém, apesar da Pactuação, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e a Controladoria Geral da União (CGU) produziram uma Instrução Normativa conjunta, resolvendo que os órgãos e as entidades executivas federais deveriam adotar medidas para a sistematização de práticas ligadas à gestão de riscos, accountability, controles internos e governança.

 

 

Linha do tempo

Fevereiro de 2004: Criação da Asplan – Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas pela resolução nº 73 do Consun.

Outubro de 2008: Pactuação da Revisão da Estrutura Organizacional das Universidades Federais, em Brasília.

2016: Construção da primeira proposta de criação da pró-reitoria de planejamento da UFMA.

Maio de 2016: Instrução Normativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Controladoria Geral da União (CGU).

2017: Atualização da proposta de criação da Pró-Reitoria de Planejamento da UFMA, iniciada em 2016, após a Instrução Normativa de maio de 2016.

Setembro de 2018: Criação da Pró-Reitoria de Planejamento da UFMA e nomeação do pró-reitor de Planejamento.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Ascom
Última alteração em: 21/09/2018 15:35

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

18/06/2019

12:00

CONSULTA PRÉVIA: Comissão prorroga o prazo de campanha para o dia 24 deste mês SÃO LUÍS - A Comissão Eleitoral da Consulta Prévia para escolha de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Maranhão...

18/06/2019

12:00

RÁDIO ASCOM - Capital maranhense sedia o 42º Festival Guarnicê de Cinema SÃO LUÍS - O #CidadeUniversitáriaEntrevista desta semana recebe a diretora do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA (DAC), Fernanda Pinheiro,...

17/06/2019

21:24

Reitora Nair Portela inaugura o Restaurante Universitário do câmpus de Codó CODÓ - "Eu passo o dia todo na Universidade, moro distante e com o restaurante aqui vai me ajudar bastante",...

17/06/2019

17:10

TV ASCOM: UFMA promove solenidade de abertura do 42° Festival Guarnicê de Cinema São Luís - A Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura...

17/06/2019

16:30

Festival Guarnicê de Cinema é aberto com pré-estreia nacional e homenagens SÃO LUÍS - Ocorreu, na noite da sexta, 14, no Teatro Arthur Azevedo, a abertura do 42º Festival Guarnicê de...
Fim do conteúdo da sessão