Instituto de Energia Elétrica da UFMA promoverá o I Seminário de Microrredes Inteligentes
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Instituto de Energia Elétrica da UFMA promoverá o I Seminário de Microrredes Inteligentes

Publicado em: 14/09/2018

SÃO LUIS – O II Seminário de Microrredes Inteligentes (SMI), promovido pelo Instituto de Energia Elétrica (IEE), ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório do prédio de pós-graduação I, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), na Cidade Universitária Dom Delgado. Nessa edição o evento contará com seis palestrantes, dos quais dois vindos de instituições do Porto, em Portugal.

As inscrições poderão ser feitas por meio do envio de informações pessoais, tais como, nome; CPF e instituição, além do pagamento da taxa de R$ 50, por meio de depósito ou transferência bancária. Ambos os requisitos devem ser encaminhados ao e-mail que se encontra site do evento.

Após um intervalo de dois anos, com a coordenação do professor do Departamento de Ciências da Computação, Shigeaki Lima, o IEE realizará novamente o SMI com o foco no gerenciamento de microrredes. O tema se manteve, e a intenção do evento é proporcionar conhecimento aos alunos, além de manter contato e difundir projetos com outras instituições.

As Microrredes Inteligentes

As microrredes inteligentes, tema principal do evento, são blocos de uma maior rede elétrica inteligente, que é uma evolução das redes elétricas comuns e devem servir como gestão de geração de energia distribuída e leitura do gasto dessa energia, assim se obtendo uma automação da rede.

Um exemplo disso é o conceito de cidades inteligentes, que são cidades projetadas para serem autossustentáveis, em questões energéticas e ambientais. Na base disso tudo entram as microrredes, que vão justamente analisar e possibilitar essa automação.

No Maranhão

Em 2008, o Instituto de Energia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão (IEE-UFMA) iniciou o estudo nessa linha de fontes de energia renovável, com projetos voltados ao desenvolvimento de tecnologia nacional em conversão de energia para uso em microrredes isoladas (sistemas remotos, ilhas, entre outros) ou conectados às redes elétricas urbanas. O principal projeto do IEE atualmente é na Ilha dos Lençóis, onde foi montado um sistema de energia renovável para moradores locais.

As pesquisas desenvolvidas nessas áreas e publicadas em periódicos têm permitido a visibilidade da Instituição em nível Internacional, ocasionando intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores.

Para mais informações acesse o site do evento.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Luiz Gabriel Bastos
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Matheus Werneck
Última alteração em: 16/09/2018 20:48

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

20/09/2018

17:45

TV ASCOM: Grupo de Teatro Entrecena é premiado em Festival SÃO LUÍS - Encenado pelo Grupo de Teatro Entrecena do Colégio Universitário (Colun), o espetáculo “Aves de Arribação” foi indicado...

20/09/2018

15:25

Ação de avaliação de estresse busca melhorar a saúde dos servidores SÃO LUÍS – O dia 23 de setembro é o Dia Nacional de Combate ao Estresse, um mal que afeta,...

20/09/2018

14:10

Celebração aos trinta anos do curso de Ciências Sociais ocorrerá de 9 a 11 de outubro SÃO LUÍS - Será realizado, entre os dias 9 e 11 de outubro, no Centro de Ciências Humanas (CCH) da...

20/09/2018

13:00

A Comunicação Institucional da UFMA durante o período eleitoral SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão, desde o dia 7 de julho de 2018, assim como todas as Instituições...

19/09/2018

18:37

Diplomata apresenta oportunidades de intercâmbio com a Coreia aos estudantes da UFMA SÃO LUÍS – Com o objetivo de estimular o intercâmbio entre o Brasil e a Coreia do Sul, o diplomata...
Fim do conteúdo da sessão