Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Instituto de Energia Elétrica da UFMA promoverá o II Seminário de Microrredes Inteligentes

Publicado em: 14/09/2018

SÃO LUIS – O II Seminário de Microrredes Inteligentes (SMI), promovido pelo Instituto de Energia Elétrica (IEE), ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório do prédio de pós-graduação I, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), na Cidade Universitária Dom Delgado. Nessa edição o evento contará com seis palestrantes, dos quais dois vindos de instituições do Porto, em Portugal.

As inscrições poderão ser feitas por meio do envio de informações pessoais, tais como, nome; CPF e instituição, além do pagamento da taxa de R$ 50, por meio de depósito ou transferência bancária. Ambos os requisitos devem ser encaminhados ao e-mail que se encontra site do evento.

Após um intervalo de dois anos, com a coordenação do professor do Departamento de Ciências da Computação, Shigeaki Lima, o IEE realizará novamente o SMI com o foco no gerenciamento de microrredes. O tema se manteve, e a intenção do evento é proporcionar conhecimento aos alunos, além de manter contato e difundir projetos com outras instituições.

As Microrredes Inteligentes

As microrredes inteligentes, tema principal do evento, são blocos de uma maior rede elétrica inteligente, que é uma evolução das redes elétricas comuns e devem servir como gestão de geração de energia distribuída e leitura do gasto dessa energia, assim se obtendo uma automação da rede.

Um exemplo disso é o conceito de cidades inteligentes, que são cidades projetadas para serem autossustentáveis, em questões energéticas e ambientais. Na base disso tudo entram as microrredes, que vão justamente analisar e possibilitar essa automação.

No Maranhão

Em 2008, o Instituto de Energia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão (IEE-UFMA) iniciou o estudo nessa linha de fontes de energia renovável, com projetos voltados ao desenvolvimento de tecnologia nacional em conversão de energia para uso em microrredes isoladas (sistemas remotos, ilhas, entre outros) ou conectados às redes elétricas urbanas. O principal projeto do IEE atualmente é na Ilha dos Lençóis, onde foi montado um sistema de energia renovável para moradores locais.

As pesquisas desenvolvidas nessas áreas e publicadas em periódicos têm permitido a visibilidade da Instituição em nível Internacional, ocasionando intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores.

Para mais informações acesse o site do evento.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Luiz Gabriel Bastos
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Matheus Werneck
Última alteração em: 15/10/2018 13:07

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

23/07/2019

17:19

Aberta a inscrição para o Curso de Extensão sobre Práticas de Laboratório em Química e Microbiologia SÃO LUÍS - Está aberta até o dia 19 de agosto, das 8 às 12 horas e das 14 às 17...

23/07/2019

14:00

Maior turma de BICT forma 60 alunos em cerimônia especial realizada na segunda-feira, 22 SÃO LUÍS – A noite desta segunda-feira, 22, teve um significado especial para 60 alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar...

22/07/2019

18:27

Município de Guimarães lota ginásio na colação de grau dos cursos de História e Letras-Inglês do Proeb GUIMARÃES - A solenidade de colação de Grau é um momento de grande emoção para os formandos e familiares, porque...

22/07/2019

17:40

TV ASCOM: Proeb forma novos professores no município de Guimarães GUIMARÃES - Mais de setenta estudantes do Programa de Formação de Professores para a Educação Básica (PROEB), recebem o grau...

22/07/2019

08:00

Segunda do Português: Vítima fatal e Pé de mangueira 1. Vítima Fatal Observe este exemplo: Os legisladores só vão diminuir a maioridade penal quando seus filhos passarem a constar na lista...
Fim do conteúdo da sessão