Coral da UFMA comemora 45 anos e encanta o público durante apresentação
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Coral da UFMA comemora 45 anos e encanta o público durante apresentação

Publicado em: 10/08/2018

SÃO LUÍS – Quatro décadas e meia de cantos e encantos no Maranhão e no Brasil. O Coral da Universidade Federal do Maranhão fascinou o público do Cine Teatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga, nessa quinta-feira, 9, com o concerto "Coral UFMA 45 Anos".

Vinculado ao Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da Universidade Federal do Maranhão (DAC-Proexce-UFMA), o grupo é um dos mais antigos coros em atuação no país. “O Coral da UFMA inspirou a criação de outros corais, pelo papel que desempenha na vida dos coralistas e por ser um agente de transformação sociocultural. Com caráter formativo, o coral, desde sua criação, alcançou mais de mil componentes, que tiveram suas carreiras consolidadas como músicos ou regentes”, ressaltou a diretora do DAC, Fernanda Pinheiro.

Segundo ela, o coral conta, atualmente, com 50 integrantes e mantém o seu perfil extensionista de congregar a comunidade universitária e a capital maranhense. “Todo ano abrimos vagas para novos coralistas, seja dentro ou fora da Universidade, que tenham o dom da música e sejam disciplinados, perseverantes e dedicados para unir ao grupo novas vozes e inspirações”, completou Fernanda.

Em 1973, o coral iniciou suas atividades sob a coordenação do professor Mario Cella, com apoio do então reitor da Universidade, Josué Montello. Sua primeira apresentação, em 28 de julho do mesmo ano, foi realizada sob a regência de Giovanni Pelella, que permaneceu até 1987.

Vários maestros já dirigiram o grupo, que hoje está sob a regência de Angélica Vieira da Silva. Segundo ela, a celebração dos 45 anos de fundação do coral expressa a determinação da UFMA em mantê-lo ativo. “O canto em coral é uma atividade musical oriunda da Europa e não faz parte da cultura maranhense, mas foi a garra da Universidade em manter o grupo que nos tornou imponentes e referência nacional”, frisou Angélica.

O concerto contou com trinta e cinco vozes numa fascinante apresentação das obras, além de músicas executadas, individualmente, pelos integrantes. A apresentação solo de Elayne Cristina foi singular e despertou gargalhadas no público com a performance dela na música L’eclat de rire”, da ópera Manon Lescault.

Comemorando os 45 anos do coral, o psicólogo Augusto Costa Júnior, que fazia aniversário nesse dia também, diz que seu maior presente foi ter a oportunidade de dividir este momento com os colegas coristas. “Sou grato por poder levar uma mensagem de união e beleza que o canto transmite. A convivência em grupo é a parte mais bonita do coral, e a apresentação é o momento de culminância do nosso trabalho, quando podemos levar boas energias a todos. Comemorar mais um ano de vida e fazendo o que eu gosto, não há nada mais gratificante, e o abraço que recebi da equipe sela esta celebração”, disse.

Usufruindo os benefícios, cientificamente comprovados, promovidos pela música, a estudante do curso de Medicina encontrou no coral alento para seus anseios. “Quando comecei no curso de Medicina, eu estava procurando coisas que me fizessem relaxar e também me divertir. O Coral da UFMA foi a resposta para isso, pois fazer música, produzir arte, beleza e, ainda, de forma acessível para todas as pessoas, foi revigorante para a minha vida, e o melhor: não preciso subir no palco sozinha”, revelou a estudante.

Dedicação. Essa foi a palavra utilizada pela reitora Nair Portela para agradecer e parabenizar a todos os envolvidos na noite festiva. “São 45 anos de lutas e conquistas que envolvem toda a comunidade acadêmica. Aqui, ressalto a relevância do DAC, que desenvolveu com maestria essa atividade, construindo uma herança cultural para o estado e a UFMA, além de ser referência para outras universidades. Não posso deixar de citar o apoio do curso de Música, dos nossos professores e técnicos-administrativos, que, mesmo com as dificuldades, nunca deixaram de trabalhar junto com o grupo e de garantir o sucesso. Minha gratidão especial a Angélica, à frente do coral há mais de vinte anos, que sempre mostrou a garra, o esforço, o empenho e a dedicação junto aos integrantes”, finalizou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Géssica dos Anjos
Revisão: Jáder Cavalcante
Fotos: Marcus Elicius
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 13/08/2018 14:33

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

16/10/2018

11:24

Inscrições prorrogadas para monitoria da terceira Feira das Profissões da UFMA SÃO LUÍS - A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) informa que foi prorrogado até o dia 17 deste mês a inscrição...

16/10/2018

10:50

RÁDIO ASCOM - A atual comunicação pública e os 32 anos da Rádio Universidade FM SÃO LUÍS - O Cidade Universitária Entrevista desta semana recebe Paulo Pellegrini, professor e mestre em comunicação e coordenador geral...

15/10/2018

14:35

Programas de incentivo à docência são lançados em Codó, São Bernardo e Chapadinha SÃO LUÍS – Os Câmpus da UFMA em Codó, São Bernardo e Chapadinha realizaram a cerimônia oficial de lançamento do...

15/10/2018

13:00

Analista do MICT esclareceu dúvidas sobre o Novo Marco Legal no CCET SÃO LUÍS – Para levantar o debate acerca do Novo Marco Legal — criado com o objetivo de remover barreiras...

15/10/2018

12:03

Entenda o que são e como empreender em negócios de impacto social em evento SÃO LUÍS – Você sabe o que é Negócio de Impacto Social? Que tal descobrir um pouco mais sobre esse...
Fim do conteúdo da sessão