UnA-SUS-UFMA abre inscrições para curso voltado para a área de Vigilância em Saúde
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UnA-SUS-UFMA abre inscrições para curso voltado para a área de Vigilância em Saúde

Publicado em: 12/03/2018

SÃO LUÍS – Para compreender a análise de situação dos problemas de saúde, incluindo a identificação de seus fatores condicionantes e determinantes, é que a UnA-SUS-UFMA, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (SVS/MS), abre as inscrições para o curso “Vigilância em Saúde ─ Análise de Situação de Saúde: Conceitos, interpretação e usos dos indicadores de Saúde”. Os interessados podem se matricular até o dia 24 de maio.

A oferta, que faz parte da formação em Vigilância em Saúde, visa qualificar profissionais atuantes no SUS, prioritariamente os vinculados à Vigilância em Saúde, nos âmbitos federal, estadual e municipal, assim como acadêmicos em geral. Ainda, quaisquer pessoas que tenham interesse na temática podem participar dessa turma. É desenvolvido em formato autoinstrucional, na modalidade a distância, com a carga horária de 30h.

Segundo o conteudista do curso, Matheus Mata, esta oferta é de grande importância para os profissionais de saúde, uma vez que necessitam ter o conhecimento das necessidades de saúde da população para atendê-la de forma eficaz. “Uma forma de identificar essas necessidades é conhecendo os indicadores de saúde, como interpretá-los, como obtê-los e, por que não, saber calculá-los em diferentes situações. O conhecimento sobre os indicadores deve ser utilizado tanto por gestores como também por profissionais que estão no cuidado direto dos usuários dos serviços de saúde”, explicou.

Este curso contribui com o processo de tomada de decisões entre gestores e profissionais de saúde, uma vez que discute temas acerca da elaboração de políticas públicas, diante de necessidades de saúde originadas pela vulnerabilidade de grupos populacionais e pela carga global de doenças.

A oferta, que é composta por três unidade de 10h cada uma, apresentará a aplicabilidade da Análise de Situação de Saúde (ASIS), para contextualizar os problemas identificados no âmbito da gestão e nos territórios sanitários, além de tratar os conceitos e as finalidades dessa ferramenta, abordando os principais sistemas de informação em saúde, responsáveis por analisar as mudanças nos perfis demográfico e epidemiológico.

As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis, por meio da plataforma virtual. Os inscritos terão até dia 24 de julho para concluir o curso, com a certificação reconhecida pela Universidade Federal do Maranhão, disponível em até 10 dias úteis após o término das atividades. Confira o tutorial de inscrição. 

E-books na Saite Store

Para aumentar o acesso a informação, a UnA-SUS-UFMA, em parceria com o Grupo Saite, disponibiliza sete e-books com os conteúdos abordados ao longo do curso, que podem ser acessados por meio do aplicativo da Saite Store. Para conferir o material, é necessário instalar o aplicativo em seu celular ou tablet e escolher os e-books que desejar. Clique para baixar o aplicativo.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Ascom UnA-SUS
Última alteração em: 13/03/2018 15:38

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

21/09/2018

19:30

UFMA recebe homenagem da Câmara Municipal pelos 70 anos do curso de Enfermagem SÃO LUÍS - Para celebrar os 70 anos do Curso de Enfermagem, completados este ano, a Câmara Municipal de São...

21/09/2018

18:13

Catorze programas da UFMA são contemplados no PROCAD-Amazônia 2018 SÃO LUÍS - Foi divulgado, nesta sexta-feira, 21, o resultado preliminar do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-Amazônia),...

21/09/2018

17:24

NTI realizará, nesse fim de semana, manutenção nos sistemas de gestão SÃO LUÍS - O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) informa que fará manutenção e aperfeiçoamento dos Sistemas de Gestão...

21/09/2018

17:14

Projeto "UFMA na estrada" oferta cursos de alfabetização midiática no Sul do Maranhão IMPERATRIZ - O curso de Comunicação Social-Jornalismo da UFMA, câmpus de Imperatriz, inicia, no próximo dia 28, o projeto de...

21/09/2018

16:41

Projeto "Escrevendo pela Empatia", desenvolvido por docente do Colun, é destaque em Concurso Nacional SÃO LUÍS - Melhorar a educação pública brasileira é um desafio constante para profissionais e instituições que compõem o cenário...
Fim do conteúdo da sessão