Avaliação Institucional da UFMA ocorrerá até o dia 18 de março
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Avaliação Institucional da UFMA ocorrerá até o dia 18 de março

Publicado em: 13/03/2018

SÃO LUÍS – A Comissão Própria de Avaliação da UFMA (CPA) liberou, nesta quinta-feira, 1º, o acesso ao questionário de Avaliação Institucional da universidade, que ficará à disposição de toda a comunidade acadêmica até o dia 18 de março. A avaliação pode ser feita por meio dos sistemas SIGAA, SIGRH ou SIPAC.

A avaliação Institucional é aplicada anualmente e tem por principal objetivo compreender os significados do conjunto das atividades na UFMA para melhorar a qualidade educativa da Universidade, bem como identificar os pontos fortes e fracos e estabelecer estratégias de superação de eventuais problemas.

Responsável pela elaboração da Avaliação, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi criada em 2004, sendo instituída em conjunto com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Trata-se de uma comissão independente, responsável pela autoavaliação institucional. É ela que registra como a comunidade acadêmica avalia a instituição em que está inserida.

Cabe à comissão elaborar instrumentos avaliativos, aplicá-los, organizar e tabular os dados, além de elaborar o relatório final para enviar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Por força de lei, essa avaliação deve ser feita em dez dimensões, e deve englobar desde a comunicação com a sociedade até as questões relacionadas ao ensino, à pesquisa e extensão. Os resultados serão discutidos com as pró-reitorias, as diretorias e depois enviados às coordenações de curso, para que todos saibam como estão sendo avaliados.

De acordo com a professora Marilene Sabino, membro da CPA, é de extrema relevância a participação de todos no questionário, visto que o seu resultado contribui para melhorias na Instituição.

“A participação da comunidade universitária — docentes, discentes e técnicos-administrativos — é essencial neste processo, pois o relatório é enviado para o Ministério da Educação, sendo convertido, posteriormente, em melhorias para a própria Universidade”, destacou.

O relatório final deve ser enviado até o dia 31 de março para o Inep.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Ascom
Última alteração em: 13/03/2018 16:44

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/09/2018

00:00

Estudante de Psicologia analisa como a mídia trabalha o tema violência contra a mulher SÃO LUÍS – Há 12 anos, a Lei Maria da Penha entrava em vigor. Sancionada no dia 7 de agosto...

21/09/2018

19:30

UFMA recebe homenagem da Câmara Municipal pelos 70 anos do curso de Enfermagem SÃO LUÍS - Para celebrar os 70 anos do Curso de Enfermagem, completados este ano, a Câmara Municipal de São...

21/09/2018

18:13

Catorze programas da UFMA são contemplados no PROCAD-Amazônia 2018 SÃO LUÍS - Foi divulgado, nesta sexta-feira, 21, o resultado preliminar do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-Amazônia),...

21/09/2018

17:24

NTI realizará, nesse fim de semana, manutenção nos sistemas de gestão SÃO LUÍS - O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) informa que fará manutenção e aperfeiçoamento dos Sistemas de Gestão...

21/09/2018

17:14

Projeto "UFMA na estrada" oferta cursos de alfabetização midiática no Sul do Maranhão IMPERATRIZ - O curso de Comunicação Social-Jornalismo da UFMA, câmpus de Imperatriz, inicia, no próximo dia 28, o projeto de...
Fim do conteúdo da sessão