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Alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Direito realizaram ações de intervenção social

Publicado em: 18/01/2018

IMPERATRIZ – A educação ao longo da vida se baseia em quatro pilares: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Esses quatro pilares são conceitos dos fundamentos da educação baseados no Relatório para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI.

Esse relatório, coordenado por Jacques Delors, foi elaborado em 1996 por especialistas em educação de diferentes países, que traçaram orientações sobre o ensino mundial. Partindo desses conceitos, estudantes dos cursos de Direito e Ciências Contábeis realizaram algumas ações com o objetivo de interferir positivamente na comunidade com base em projetos desenvolvidos em sala de aula.

A professora Celnia Costa, que ministra a disciplina Filosofia das Ciências, no curso de Ciências Contábeis; e Psicologia Jurídica, no curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de Imperatriz, teve o objetivo de trabalhar a coletividade e trazer para dentro da universidade e da sala de aula o sentimento de gratidão e a reflexão de que todos são sujeitos flexíveis e capazes de interferir e se adaptar às transformações sociais.

Celnia relata que o aluno tem a liberdade de escolher o tipo de ação a ser realizada, diante das propostas apresentadas pela docente em sala de aula. Ela também mencionou que, apesar da abertura, o fundamental é que o discente note a importância de compartilhar o seu conhecimento.

“O aluno começa a perceber que o conhecimento não é só dele. Os estudantes devem entender que estão em uma universidade pública e que têm que ter gratidão, visto que é o povo brasileiro que financia esta instituição”, observa.

Ela acrescenta que sua intenção é que o aluno, ao sair da sala de aula, tenha atitude e sinta que é capaz de fazer a diferença. “Precisamos saber construir pontes, a fim de diminuir esse estigma da diferença social. Só assim, seremos uma sociedade mais justa e democrática, contribuindo para que o direito do outro esteja em uma condição de realidade, e não apenas em letras e palavras”, enfatizou.

Ações de Intervenção Social

Na segunda edição do projeto "Jardim Filosófico", os alunos da disciplina de Filosofia das Ciências, do curso de Ciências Contábeis, levaram para o Câmpus Bom Jesus poesias e reflexões de grandes filósofos estudados em sala de aula e vistos como fomentadores das artes, da cultura e educação.

Já os alunos do curso de Ciências Contábeis, na disciplina de Sociologia das Organizações, reuniram e doaram aproximadamente 300 livros ao presídio da cidade de Tocantinópolis, visando facilitar a leitura para os presidiários, que têm redução na pena à medida que leem um livro inteiro.

Na segunda semana de dezembro, a turma do primeiro período do curso de Direito, da cadeira de Psicologia Jurídica, fez a entrega de roupas e acessórios para um time de futebol de crianças e adolescentes em Imperatriz.

Os equipamentos de treino foram comprados com o dinheiro de doações e ações feitas pelos próprios alunos, totalizando mais de dois mil reais arrecadados, valor que foi revertido na compra de chuteiras, acessórios de treino e uniforme personalizado para o time, coordenado por Alteredes Pereira dos Santos, mais conhecido na comunidade como Terê.

O projeto, localizado na Vila Zenira, funciona por meio do ensino do esporte como uma das alternativas na formação humana de adolescentes e jovens do bairro, trabalhando técnicas, práticas do futebol e criando um ambiente de vivências essenciais que auxiliam a superar as dificuldades do dia a dia, tornando esses jovens e adolescentes pessoas mais preparadas para enfrentar as responsabilidades da vida.

Para o acadêmico de Direito Marcelo Costa Vidal, o projeto trouxe para a turma um sentimento de gratidão em poder contribuir com o desenvolvimento do esporte dentro da comunidade.

"Participar dessa ação social é muito gratificante, porque a gente sabe que o esporte tem grande importância na vida dessas crianças. Foi um dia não apenas de doações, mas, principalmente, de aprendizagem e troca de vivências”, frisou o discente.

O estudante afirmou que os alunos pretendem realizar outros eventos junto à comunidade da Vila Zenira.


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Revisão: Jáder Cavalcante e Debora Santos

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Gessiela Nascimento e Raynan Ferreira
Última alteração em: 18/01/2018 22:07

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