Programas de Pós-Graduação da UFMA são bem avaliados pela CAPES
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Programas de Pós-Graduação da UFMA são bem avaliados pela CAPES

Publicado em: 21/09/2017

SÃO LUÍS – Foi divulgado, neste mês de setembro, o resultado da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), aos Programas de Pós-Graduação do Brasil. De 2007 a 2017, o Sistema Nacional da Pós-Graduação (SNPG) dobrou a quantidade de cursos de doutorado, o nível mais alto da formação acadêmica, e triplicou os cursos de mestrado profissional, assim como o número de mestrados acadêmicos, que cresceu 65%.

A produção intelectual dos programas também teve um crescimento expressivo entre os dois últimos períodos de avaliação. Houve crescimento de 89% no número de artigos em periódicos e 80% na produção de livros ou capítulos de livros.

Com o crescimento tanto dos programas quanto da qualidade deles, a Universidade Federal do Maranhão teve avanços importantes nos seus cursos stricto sensu. Os programas de Pós-Graduação em Educação e em Ciências dos Materiais (Imperatriz) progrediram de nota 3 para nota 4, o que representa uma conquista singular, ressaltando que os cursos com nota 4 podem implantar o doutorado em suas pós-graduações.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, Franciana Pedrochi, o crescimento significativo é um indicativo de que o trabalho está sendo bem feito. “O curso nasceu em 2013, então essa é a nossa primeira avaliação dos quatro primeiros anos do programa. Ter esse avanço na primeira avaliação mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar trabalhando duro para isso”, destacou. Localizado no câmpus de Imperatriz, foi o primeiro Programa de Pós-Graduação da região. “A avaliação é importante tanto para nós do curso, quanto para todo o câmpus, mostrando que temos qualidade, se comparado com a capital”, contou.

Um outro destaque é para os programas de Física e Saúde Coletiva, cuja nota era 4 e, após a avaliação, progrediu para 5, enquanto que o Programa de Políticas Públicas manteve a nota máxima 6. Para o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Allan Kardec, as pós-graduações são importantes para o sustento da graduação. “A UFMA vem crescendo com diversos investimentos do Governo Federal e também pelo esforço dos professores, que são os protagonistas dessa evolução. Mesmo em um cenário adverso que estamos vivenciando no Brasil, conseguimos manter o nível dos nossos cursos, nenhum caiu graças ao esforço dos docentes”, destacou.

A avaliação quadrienal 2017 foi realizada por 1.550 consultores, que se reuniram no edifício-sede da CAPES, em Brasília, entre os dias 3 de julho e 11 de agosto de 2017. Os consultores avaliaram, no Brasil, os 4.175 programas e os seus 6.303 cursos, sendo 3.398 de mestrado, 2.202 de doutorado e 703 de mestrado profissional. Na UFMA, existem, atualmente, 29 programas, 30 cursos de mestrado, 7 de mestrado profissional e 9 cursos de doutorado.

As comissões utilizam como base para a avaliação as informações fornecidas de forma contínua pelos programas durante o período avaliado, por meio da Plataforma Sucupira. Ao início de cada ano, as informações referentes ao ano anterior são chanceladas pelos pró-reitores. Os critérios avaliados são: produção científica, distribuição da produção científica, formação de mestre e doutores, equilíbrio na formação de mestre e doutores. (Leia mais)

Confira o resultado


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Géssica dos Anjos
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Carina Andrade
Última alteração em: 22/09/2017 14:44

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

13/12/2017

16:11

Celebração Natalina da UFMA será realizada no Auditório Central, às 16:30h SÃO LUÍS- Em decorrência das chuvas, a celebração natalina, que ocorreria na Praça Central, foi transferida para o Auditório Central,...

13/12/2017

12:45

I Mostra da LappRP da UFMA expõe aspectos da liga acadêmica de relações públicas à comunidade SÃO LUÍS – Foi realizada na terça-feira, 12, na Praça Oito do Centro de Ciências Sociais (CCSo), a I Mostra...

13/12/2017

11:30

Cantata e espetáculo teatral são destaques da programação de natal nesta quarta, 13 SÃO LUÍS – O clima do Natal contagia a Universidade Federal do Maranhão, que está repleta de shows musicais e...

13/12/2017

09:13

Docente do Câmpus de Grajaú defende tese sobre memória e identidade sertaneja no Sul do MA GRAJAÚ - “Ser e viver o sertão: memória e identidade sertaneja no sul do Maranhão (1950-2017)”, esse foi o tema que...

12/12/2017

20:50

Docente da PUC Minas fará palestra sobre a versatilidade do comunicador no mercado SÃO LUÍS - O Grupo de Pesquisa em Relações Públicas Internacionais (C3PR/UFMA) e a Associação Brasileira de Relações Públicas –...
Fim do conteúdo da sessão