Semana do calouro do curso de Comunicação encerra com palestra sobre "Mundo Universitário"
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Semana do calouro do curso de Comunicação encerra com palestra sobre "Mundo Universitário"

Publicado em: 13/09/2017

SÃO LUÍS – A quarta Semana do Calouro de Comunicação Social encerrou sua programação nessa quarta-feira, 13, com a palestra sobre o “Mundo Universitário”. As atividades foram realizadas no Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH), com a participação de calouros, veteranos e professores.

Além das palestras ministradas pela professora do curso de Comunicação Social Rose Ferreira e do cineasta Marcos Pontes, a programação do enceramento da semana do calouro também contou com a apresentação do documentário produzido pela comissão organizadora, concurso de fotografia e várias dinâmicas.

Para a coordenadora da semana do calouro, a aluna do curso de Comunicação Social Paula Ceres, a realização da semana foi satisfatória. “O objetivo é recepcionar os calouros das três habilitações (Jornalismo, Relações Públicas e Rádio e TV), integrando-os às atividades e ao cotidiano da Universidade. Foi bastante proveitoso. Trazemos profissionais, professores e outros acadêmicos, com variedades de opiniões e informações sobre o curso, a profissão e o mercado de trabalho”, contou.

A professora do curso de Comunicação Social Rose Ferreira ministrou a palestra "O Mundo Universitário” e aconselhou os calouros a estudarem muito, mergulharem no mundo acadêmico e a fazerem cursos de aperfeiçoamento em suas áreas de interesse, uma vez que a Universidade oferece várias oportunidades.

Rose Ferreira conta que todos os cursos têm suas maravilhas e seus conflitos, mas todo o sucesso depende do esforço de cada aluno. “A gente vai sempre tentar persuadir os outros para que acreditem em nossas palavras. Isso também é conflito”, explicou.  Mas, para obter sucesso acadêmico, a professora apresentou aos alunos o mapa de pesquisas desenvolvidas dentro do Departamento de Comunicação Social pelos professores do curso e aconselha os alunos a participarem desses projetos.

Os alunos veteranos Gabriel Braga e Lorena Camusso Ortiz também levaram aos calouros as suas experiências em participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) e em eventos acadêmicos e intercâmbio cultural, respectivamente.

As calouras de Jornalismo e RP Barbara Lauria e Jasmyme Calixto falaram da importância da Semana do Calouro para a integração de novos estudantes.  “Isso ajuda muito porque, se tiver dificuldade, já sabe a quem procurar e também pelo fato de a gente estar conhecendo melhor o curso”, disse Barbara. Jasmyme complementa que a recepção está sendo muito importante na entrada de todos os novos alunos aqui na UFMA, porque já entram informados e integrados com os colegas, tendo a ideia e noção do que esperar do curso.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Tatiane Raquel
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Deolindo Deolino
Última alteração em: 14/09/2017 13:22

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/01/2018

17:16

UFMA e Secretaria de Imperatriz discutem parcerias em projetos de empreendedorismo e inovação IMPERATRIZ – Em reunião nessa quinta-feira, 18, o diretor do câmpus da UFMA, em Imperatriz, Daniel Duarte, e docentes da...

19/01/2018

14:20

RÁDIO ASCOM – Conheça a importância da prática regular de atividades físicas SÃO LUÍS - No Cidade Universitária de hoje (19): saiba como manter a saúde em dia por meio da prática...

19/01/2018

11:50

Pesquisa vencedora do Prêmio Fapema 2017 aborda a síndrome metabólica SÃO LUÍS - Em meio a tantas dificuldades e desafios que permeiam o processo de desenvolvimento de uma pesquisa, o...

18/01/2018

18:41

Estudantes de Jornalismo elaboraram um guia literário sobre escritores de Imperatriz IMPERATRIZ - Motivados a valorizar e divulgar a literatura de Imperatriz, os estudantes do curso de Comunicação Social com habilitação...

18/01/2018

13:55

Alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Direito realizaram ações de intervenção social IMPERATRIZ – A educação ao longo da vida se baseia em quatro pilares: aprender a conhecer, a fazer, a conviver...
Fim do conteúdo da sessão