UFMA, ITA e CLA assinam convênio para implantação do curso de Engenharia Aeroespacial
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA, ITA e CLA assinam convênio para implantação do curso de Engenharia Aeroespacial

Publicado em: 16/08/2017

ALCÂNTARA - A reitora Nair Portela; o comandante do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Luciano Valentim Rechiuti; o diretor- geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, o tenente-brigadeiro do ar, Carlos Augusto Amaral Oliveira; o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia; e o deputado federal José Reinaldo assinaram o convênio de implantação do curso de Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal do Maranhão. A assinatura ocorreu na manhã dessa terça-feira, 15, na base do CLA.

UFMA, ITA e CLA se unem em uma parceria técnica que possibilitará suporte acadêmico e infraestrutura espacial para a formação de profissionais altamente capacitados para o setor aeroespacial, em pesquisas, lançamentos, rastreio de veículos espaciais e coleta e processamento de dados. Como ação imediata, o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) representaria o primeiro ciclo da implantação do curso de Engenharia Aeroespacial. O segundo ciclo será fomentado pelos professores da UFMA e ITA, com apoio técnico do CLA.

Para a reitora Nair Portela, o convênio é um marco histórico para o estado do Maranhão e para o programa aeroespacial brasileiro. “É uma alegria muito grande estarmos escrevendo essa página da história de nosso estado. Quando eu, recém-chegada ao cargo de reitora da Universidade, recebi essa proposta grandiosa, aceitei de pronto, com a certeza de que todos iam apoiar. Levamos o debate do projeto aos cursos de Engenharia e a nossos parceiros da Universidade, e a proposta foi aceita por unanimidade”, pontuou.

O reitor do ITA, Anderson Correia, ressaltou a inovação que ocorrerá com o novo curso. “O curso será voltado para o lançamento de foguetes e rastreio, então é algo inédito para o Brasil. Agradeço a todos o esforço, pois algo dessa magnitude só pode ser feito em equipe”, destacou. O comandante do CLA complementou mencionando a participação conjunta do Centro de Lançamento, da UFMA e do ITA para o desenvolvimento do programa espacial brasileiro: “A ideia é, com a consolidação do Centro Espacial de Alcântara e com essa iniciativa, trazer conhecimento, formar profissionais e fixar esse pessoal aqui".

O deputado federal José Reinaldo, um dos idealizadores da proposta, falou sobre as grandes oportunidades que serão geradas com a formação de profissionais da área. “O CLA ainda atrairá muitas empresas e laboratórios de diversos países, além de grande parte do desenvolvimento tecnológico, e para isso precisaríamos de uma formação de pessoal altamente qualificado”, enfatizou.

O deputado federal Waldir Maranhão concordou com a opinião e enfatizou a implantação do curso: “Nós temos a expectativa de evoluirmos de um Centro de Lançamento para um Centro Brasileiro Aeroespacial, e essa evolução, concomitantemente à graduação, pode permitir ao Maranhão atingir patamares geopolíticos mais elevados”.

Também estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação da UFMA, o professor Alan Kardec; o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes, e diversas autoridades do programa aeroespacial brasileiro, docentes da UFMA e diretores do CLA.

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante e Débora Santos

Lugar: Centro de Lançamento de Alcântara
Texto: Luciano Santos
Última alteração em: 18/08/2017 16:11

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

16/10/2018

16:41

Curso de Relações Públicas lança a 15ª edição da newsletter MERCADO RP SÃO LUÍS – Desde 2008, os estudantes do 4º período do Curso de Comunicação Social, habilitação Relações Públicas da Universidade...

16/10/2018

16:22

Abertas as inscrições para monitoria do VII Fórum de Extensão SÃO LUÍS – Estão abertas as inscrições para monitoria do VII Fórum de Extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA),...

16/10/2018

14:30

Conheça o Projeto Lençóis, que leva energia para comunidades afastadas por meio de microrredes SÃO LUÍS – Promovendo nos dias 25 e 26 o II Seminário de Microrredes Inteligentes, o Instituto de Energia...

16/10/2018

12:25

Abertas as inscrições para monitoria da XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã SÃO LUÍS - Estão abertas, até o dia 25 de outubro, as inscrições para monitoria da XIII Conferência Brasileira de...

16/10/2018

12:10

Iniciada a quarta edição da SENGE, o maior evento de engenharia do Maranhão SÃO LUÍS – Teve início, na tarde desta segunda-feira, 15, a VI Semana de Engenharia do Maranhão (Senge), maior evento...
Fim do conteúdo da sessão