Pesquisadoras moçambicanas palestrarão na V Semana dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Publicado em: 03/07/2017

SÃO LUÍS – Entre 17 e 21 de julho, o curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão realizará a V Semana Interdisciplinar dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, que terá como tema a “África em suas múltiplas linguagens”. O evento ocorrerá no auditório do prédio de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Centro Histórico, e terá na programação palestras das pesquisadoras Emília Nhalevilo e Amélia Lemos, do Centro de Estudos Moçambicanos e de Etnociências (Cemec) da Universidade Pedagógica de Moçambique.

Segundo a coordenadora da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros e uma das organizadoras do evento, Kátia Regis, o objetivo da V Semana Interdisciplinar dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é oferecer embasamento para o ensino da História Africana baseado reflexão sobre os desafios e as possibilidades atuais do continente africano, em toda a sua diversidade.

“Entendemos que o diálogo entre o Brasil e Moçambique pode favorecer o alargamento e o adensamento da fundamentação teórica necessária para que o que é ensinado sobre a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira seja construído com base em fundamentos sólidos da ancestralidade africana, por intermédio de parcerias com educadores e pesquisadores africanos. Esse intercâmbio poderá trazer contribuições decisivas, de modo que os próprios africanos possam apontar referências sobre o que se ensinar sobre a África no Brasil", destaca a coordenadora.

No mesmo período, será realizado um curso de formação continuada para docentes da educação básica, conforme a programação. Essa ação integra o desenvolvimento da pesquisa "Formação inicial e formação continuada de professores de São Luís para o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira", coordenada pela própria professora Kátia Regis.

Baseado em novos princípios epistemológicos e em perspectiva interdisciplinar, o curso pretende possibilitar o conhecimento sobre o continente africano em toda a sua diversidade, lutas, contradições, desafios e potencialidades atuais, pois, segundo a docente, ainda é grande o desconhecimento acerca da África.

A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e tem como público-alvo professores e gestores da educação básica do estado.

O evento é aberto ao público, e as inscrições são gratuitas, com direito a certificado. As matrículas devem ser realizadas até 13 de julho, pelo e-mail 2sieafrobra@gmail.com, que deverá conter o assunto “Inscrição”. O corpo da mensagem deve ter as seguintes informações: nome completo, instituição, escolaridade e profissão. As inscrições também podem ser feitas no local da V Semana Interdisciplinar, no dia 17.

Confira a programação da V Semana Interdisciplinar dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Revisão: Jáder Cavalcante e Débora Santos

Última alteração em: 04/07/2017 16:17