Inscrições abertas para o Enade 2017

Inscrições abertas para o Enade 2017

Publicado em: 22/06/2017

SÃO LUÍS – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, por meio do Edital Nº 26/2017, a abertura das inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017, que ocorrerá no dia 26 de novembro, às 13h30, horário de Brasília.

Diferente dos anos anteriores, essa edição terá como novidade a realização de um cadastro por parte dos estudantes. As inscrições continuam sendo feitas pelos coordenadores, que enviam a relação de estudantes aptos a realizar o exame, mas agora o aluno participa do processo, informando suas especificidades por meio de cadastro.

As inscrições a serem feitas pelos coordenadores de curso já se encontram disponíveis por meio do endereço http://portal.inep.gov.br/enade e vão até o dia 11 de agosto. Já o cadastro a ser realizado pelos estudantes, terá início no dia 14 de agosto e se encerrará em 26 de novembro.

O Enade avalia o desempenho dos alunos concluintes do ensino superior acerca dos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas na graduação, além de conhecimentos sobre as realidades brasileira e mundial. Uma vez por ano, o exame é aplicado a ingressantes e concluintes do respectivo ano de um grupo de cursos selecionados, além dos estudantes com situação irregular.

Neste ano, serão avaliados nacionalmente os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistema de Informação, Artes Visuais, Educação Física, Letras - Português e Espanhol, Letras - Português e Inglês, Letras – Inglês, Música, Pedagogia. E as licenciaturas nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática e Química.

Segundo o professor Romildo Sampaio, o Enade tem “fundamental importância no processo de avaliação e construção dos cursos da instituição, pois reúne indicadores de qualidade do Ministério da Educação, contribuindo para o funcionamento dos cursos, suas matrizes e a instituição como um todo”.

Essas e outras informações estão disponíveis no edital e pelo endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enade.

Revisão: Jáder Cavalcante e Débora Santos

Fonte: Marcelle Dias