Curso de Pedagogia promoverá formação de prática docente e discute os dilemas da educação
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Curso de Pedagogia promoverá formação de prática docente e discute os dilemas da educação

Publicado em: 06/06/2017

SÃO LUÍS - O curso de Pedagogia promoverá, entre os dias 4 e 6 de julho, o curso de formação “Prática docente: velhos dilemas, novas possibilidades”, qualificação voltada para discentes e docentes da área de pedagogia, coordenado pelas professoras Sirlene Mota e Lucinete Vilanova. O evento será realizado no Centro Pedagógico Paulo Freire, e as inscrições vão até o dia 9 de junho, por meio de um formulário online.

O evento oferece duas turmas, com 50 vagas cada uma, sendo uma para docentes do ensino fundamental e outra para professores da educação infantil, ambas com geração de certificado no total de 40 horas-aula. Os participantes, enquanto objetivo do evento, farão várias reflexões sobre os atuais dilemas da educação, a exemplo da proposta de discussão do subtema sobre ensino fundamental “A tecnologia como aliada no processo de aprendizagem”.

Segundo a professora Sirlene, os professores do ensino fundamental ainda encontram dificuldades com o uso da tecnologia em suas aulas, por isso serão discutidas formas de usar blogs, redes sociais e smartphones como fontes de conhecimento. Outros subtemas voltados para o ensino fundamental no curso são: “Educação sexual: gênero, diversidade e orientação”; “Indisciplina: o que não nos contaram sobre a prática docente?”; e “Educação inclusiva: enfrentando desafios na sala de aula”.

A capacitação também abordará temáticas da educação infantil, como "Planejamento em foco: o trabalho com crianças pequenas e bem pequenas por meio da metodologia de projetos"; "Psicomotricidade: o corpo conta sua história"; "Dó, ré, mi... Aprendendo com a música na educação infantil"; e "Conta que eu te conto: uma forma de aprender na educação infantil". 

O evento, sob a supervisão das professoras Sirlene e Lucinete, é oferecido por alunos do último período do curso de Pedagogia. A atividade faz parte da disciplina de Estágio de Formação de Formadores, um dos componentes da matriz curricular do curso, e tem objetivo também de estimular a relação das teorias aprendidas com a prática, além de promover a troca de experiências com educadores profissionais das escolas.

“Os alunos do curso de formação de Prática Docente vão reforçar as teorias estudadas durante a graduação em Pedagogia, debatendo e colocando em prática o que foi aprendido”, disse a professora Sirlene Mota.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante e Débora Santos

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Tatiana New York
Última alteração em: 19/07/2017 10:09

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

15/12/2017

17:31

Reitora recebe visita do secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento SÃO LUÍS – A reitora Nair Portela recebeu na tarde desta sexta-feira, 15, a visita do secretário municipal de Agricultura,...

15/12/2017

17:20

Celebração de natal da Ufma terá Cantata Natalina nessa terça, na Praça Gonçalves Dias SÃO LUÍS - Turistas, visitantes e moradores de São Luís (MA) celebrarão o natal com um presente inesquecível. É a...

15/12/2017

17:03

Telessaúde do HU-UFMA celebra 10 anos e contabiliza avanços SÃO LUÍS - O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) celebrou nesta sexta-feira, 15, os 10 anos do Núcleo de Telessaúde...

15/12/2017

16:00

TV ASCOM: Cantata natalina reúne comunidade acadêmica em momento de celebração SÃO LUÍS - A comunidade acadêmica se reuniu em momento de oração e celebração na cantata natalina realizada pela Universidade...

14/12/2017

17:14

Coordenador geral de relacionamento da Petrobrás conhece laboratórios da UFMA SÃO LUÍS - O vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão recebeu na manhã desta quinta-feira, 14, o coordenador geral de...
Fim do conteúdo da sessão