Curso de Pedagogia promoverá formação de prática docente e discute os dilemas da educação
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Curso de Pedagogia promoverá formação de prática docente e discute os dilemas da educação

Publicado em: 06/06/2017

SÃO LUÍS - O curso de Pedagogia promoverá, entre os dias 4 e 6 de julho, o curso de formação “Prática docente: velhos dilemas, novas possibilidades”, qualificação voltada para discentes e docentes da área de pedagogia, coordenado pelas professoras Sirlene Mota e Lucinete Vilanova. O evento será realizado no Centro Pedagógico Paulo Freire, e as inscrições vão até o dia 9 de junho, por meio de um formulário online.

O evento oferece duas turmas, com 50 vagas cada uma, sendo uma para docentes do ensino fundamental e outra para professores da educação infantil, ambas com geração de certificado no total de 40 horas-aula. Os participantes, enquanto objetivo do evento, farão várias reflexões sobre os atuais dilemas da educação, a exemplo da proposta de discussão do subtema sobre ensino fundamental “A tecnologia como aliada no processo de aprendizagem”.

Segundo a professora Sirlene, os professores do ensino fundamental ainda encontram dificuldades com o uso da tecnologia em suas aulas, por isso serão discutidas formas de usar blogs, redes sociais e smartphones como fontes de conhecimento. Outros subtemas voltados para o ensino fundamental no curso são: “Educação sexual: gênero, diversidade e orientação”; “Indisciplina: o que não nos contaram sobre a prática docente?”; e “Educação inclusiva: enfrentando desafios na sala de aula”.

A capacitação também abordará temáticas da educação infantil, como "Planejamento em foco: o trabalho com crianças pequenas e bem pequenas por meio da metodologia de projetos"; "Psicomotricidade: o corpo conta sua história"; "Dó, ré, mi... Aprendendo com a música na educação infantil"; e "Conta que eu te conto: uma forma de aprender na educação infantil". 

O evento, sob a supervisão das professoras Sirlene e Lucinete, é oferecido por alunos do último período do curso de Pedagogia. A atividade faz parte da disciplina de Estágio de Formação de Formadores, um dos componentes da matriz curricular do curso, e tem objetivo também de estimular a relação das teorias aprendidas com a prática, além de promover a troca de experiências com educadores profissionais das escolas.

“Os alunos do curso de formação de Prática Docente vão reforçar as teorias estudadas durante a graduação em Pedagogia, debatendo e colocando em prática o que foi aprendido”, disse a professora Sirlene Mota.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante e Débora Santos

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Tatiana New York
Última alteração em: 19/07/2017 10:09

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/10/2017

13:25

Nova eleição do Colégio Universitário para diretor geral ocorre no dia 30 de outubro  SÃO LUÍS – Ocorrerá, no dia 30, um novo processo eleitoral do Colégio Universitário (Colun) para o cargo de diretor...

18/10/2017

18:52

Grupo Entrecena recebe prêmio de melhor espetáculo em São Paulo SÃO PAULO – Entre os dias 9 e 15 de outubro, os estudantes do grupo de teatro Entrecena, do Colégio...

18/10/2017

18:34

O papel da mulher na sociedade medieval é tema de minicurso realizado na Universidade SÃO LUÍS - O minicurso “Casamento, amor e desejo”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História, por meio do grupo...

18/10/2017

18:29

Roda de conversa, em Imperatriz, discutirá os 27 anos do ECA IMPERATRIZ - O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA completou 27 anos no dia 13 de julho de...
Fim do conteúdo da sessão