Projeto Hackatruck promove curso de capacitação em plataforma iOS na UFMA
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Projeto Hackatruck promove curso de capacitação em plataforma iOS na UFMA

Publicado em: 22/05/2017

SÃO LUÍS – Disponibilizar o contato com novas tecnologias em desenvolvimento para estudantes do ensino superior e estimular a inovação na área: esses são dois dos objetivos do projeto nacional Hackatruck, que inicia hoje suas atividades na Cidade Universitária Dom Delgado. Para alcançar essas metas, a ação oferece capacitação profissional em Programação Swift para Plataforma iOS e palestras abertas sobre inovações tecnológicas e carreiras de TI.

O caminhão do projeto, com todo o equipamento necessário para a realização das aulas está localizado entre o Centro Pedagógico Paulo Freire e a Concha Acústica. Além do curso, o projeto também traz para a UFMA as palestras sobre inovações tecnológicas e carreiras de TI, que foram iniciadas nessa segunda-feira, 22, e ocorrem das 12h30 às 13h30. Os interessados não precisam fazer inscrição prévia, apenas comparecer no local. Ao final, serão emitidos certificados de participação. O espaço também está aberto, até o dia 1º de junho, a visitação das 12h às 12h30, das 13h30 às 14h e à noite, das 18h às 18h30.

A qualificação em programação Swift ― linguagem de programação criada pela Apple para desenvolvimento de programas para iOS e OS X ― é voltada especificamente para estudantes que passaram previamente por processo seletivo e que comprovaram conhecimento básico em programação, necessário para o acompanhamento das aulas.

O curso é realizado em um modelo de sala de aula invertida: os alunos trazem para a aula uma problemática que será apresentada aos colegas, para que ela seja resolvida colaborativamente. Para adquirir mais familiaridade com a plataforma, que é aplicada nos produtos Apple, os alunos recebem um Mac, um iPad e um iPhone para utilizar durante as aulas, explorando as possibilidades da plataforma iOS. Ao final do curso, os alunos apresentam um projeto de aplicativo para a plataforma, solucionando alguma das problemáticas que foram compartilhadas durante as aulas.

Além das capacitações por meio do curso e das palestras, as instalações do Hackatruck são uma ferramenta à parte para incentivar os participantes a desenvolverem ideias inovadoras: dentro do caminhão, é possível ter contato com aparelhos como uma impressora 3D e um retroprojetor interativo, além de outros aparatos tecnológicos.

Saiba mais

Hackatruck é um projeto de capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação. Ele é patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, por meio da Lei da Informática. É executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado e foi trazida à UFMA pela Coordenação do Curso de Engenharia da Computação da universidade.

Para participar do projeto, os alunos das instituições parceiras fazem o cadastro no site e se inscrevem para participar do curso em educação a distância (EaD), específico de sua universidade. Os alunos aprovados nessa etapa concorrem às vagas do curso presencial em Linguagem de Programação Swift.

Além do Maranhão, o Hackatruck já passou pelos seguintes estados: Ceará, Piauí, Paraíba, Alagoas, Bahia, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Rosana de Oliveira
Revisão: Jáder Cavalcante e Débora Santos

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Mallú Ferreira
Última alteração em: 25/05/2017 11:21

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

21/09/2018

19:30

UFMA recebe homenagem da Câmara Municipal pelos 70 anos do curso de Enfermagem SÃO LUÍS - Para celebrar os 70 anos do Curso de Enfermagem, completados este ano, a Câmara Municipal de São...

21/09/2018

18:13

Catorze programas da UFMA são contemplados no PROCAD-Amazônia 2018 SÃO LUÍS - Foi divulgado, nesta sexta-feira, 21, o resultado preliminar do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-Amazônia),...

21/09/2018

17:24

NTI realizará, nesse fim de semana, manutenção nos sistemas de gestão SÃO LUÍS - O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) informa que fará manutenção e aperfeiçoamento dos Sistemas de Gestão...

21/09/2018

17:14

Projeto "UFMA na estrada" oferta cursos de alfabetização midiática no Sul do Maranhão IMPERATRIZ - O curso de Comunicação Social-Jornalismo da UFMA, câmpus de Imperatriz, inicia, no próximo dia 28, o projeto de...

21/09/2018

16:41

Projeto "Escrevendo pela Empatia", desenvolvido por docente do Colun, é destaque em Concurso Nacional SÃO LUÍS - Melhorar a educação pública brasileira é um desafio constante para profissionais e instituições que compõem o cenário...
Fim do conteúdo da sessão